DEFINIÇÃO As cetonas, tal como os aldeídos, são compostos orgânicos estruturalmente derivados dos hidrocarbonetos, substituindo, no mesmo carbono, dois átomos de hidrogénio por um átomo de oxigénio.As cetonas obtêm-se por oxidação de um álcool secundário, no qual o grupo OH se une a um átomo de carbono situado no interior da cadeia.O nome das cetonas obtém-s e do nome dos hidrocarbonetos correspondentes, indicando a posição do grupo carbonilo por meio do sufixo ona.
Contrariamente aos aldeídos, as cetonas não apresentam propriedades redutoras. A mais importante das cetonas é a acetona (CH3COCH3), designada propanona segundo a IUPAC. Esta é um líquido incolor, volátil, de cheiro característico, excelente solvente de plásticos, de vernizes e de gorduras, usando-se também na preparação de produtos orgânicos sintéticos como, por exemplo, o "perspex".
A acetona é também um produto metabólico pertencente ao conjunto dos corpos cetónicos. A concentração destes no sangue é normalmente baixa, mas, em certas situações (diabetes, jejum prolongado), os seus níveis no sangue aumentam.
GRUPO FUNCIONAL As cetonas são compostos orgânicos que contém o grupo funcional carbonila ligado à dois radicais . Carbonila
As cetonas são obtidas através da oxidação de álcoois secundários (o oxigênio se ligará ao hidrogenio do carbono secundário, o que é muito instável), que formará então a cetona + água:
PRESENÇA NO DIA-A-DIA A cetona mais comum é a propanona, mais conhecida como acetona. Ela é usada como solvente de esmaltes, graxas, vernizes e resinas. Também é utilizada na extração de óleos de sementes vegetais, na fabricação de anidrido acético e medicamentos. A propanona é um líquido inflamável, incolor, com cheiro agradável e solúvel em água. As cetonas são encontradas na natureza em flores e frutos. Em geral, são líquidos de odor agradável. Muitas cetonas artificiais e naturais são usadas como perfumes e alimentos. Algumas são substâncias medicinais, como os compostos cetônicos da urina.
NOMECLATURA A nomenclatura desses compostos é feita fundamentada na dos hidrocarbonetos, apenas trocando o sufixo "o" por "ona".2 Quando houver ambigüidade na posição do grupo carbonila, esta deve ser indicada antes do sufixo, da mesma maneira que em outras funções orgânicas. Seguem alguns exemplos de cetonas:
Quando o composto tiver mais de uma função e uma delas tiver maior precedência que a função cetona, deve-se usar o prefixo oxo. Por exemplo: CH3-CO-CH2-COOH: ácido 3-oxobutanóico (também chamado de ácido acetoacético). CH3-CH2-CO-CH(CH3)-COH: 2-metil-3-oxopentanal.
Também existe as nomenclaturas usuais "(radical menor)'(radical maior)cetona". Exemplo : CH3–CO–CH2CH2CH3: metilpropilcetona . A nomenclatura oficial correspondente seria pentan-2-ona.
Conceição Erlândia Eclária mikaele Ana fátima janaina Equipe: