Introdução As chuvas acidas alteram a biodiversidade em muitos locais do planeta. Com este trabalho pretendo mostrar o que se pode alterar no nosso dia-a-dia para proteger e cuidar o nosso ambiente, evitando assim as chuvas acidas que contribuem para o degredo do nosso mundo. Mostrando como actuam as chuvas acidas, onde actuam e as consequências.
O que são as chuvas ácidas? A chuva ácida é caracterizada por ter um pH ácido (abaixo de 4,5) e produz-se quando o Enxofre (proveniente da queima dos combustíveis fósseis) e o Azoto presente no ar se combinam com o Oxigénio , formando assim o Dióxido de Enxofre e Dióxido de Azoto . Estes compostos vão-se espalhar pela atmosfera e fundem-se com as partículas de água que estão em suspensão, formando assim o Ácido Sulfúrico , Ácido Nítrico e também Ácido Clorídrico em pequenas quantidades.
Origem e formação dos compostos ácidos Embora a amónia e os compostos orgânicos voláteis, com destaque para o dimetilsulfureto de origem oceânica e o ácido fórmico nalgumas regiões de floresta tropical, contribuam para a acidez da precipitação, os dois principais grupos de compostos que geram a acidez da precipitação são os óxidos de azoto e os óxidos de enxofre, com predominância para estes últimos, os quais são esmagadoramente de origem atrófica.
Um pouco de história Apesar da relação entre precipitação ácida e poluição do ar ter sido descoberta em 1852, o seu estudo científico sistemático apenas se iniciou nos finais da década de 1960. Harold Harvey , professor de Ecologia na Universidade de Toronto, publicou em 1972 um dos primeiros trabalhos sobre um lago "morto" em resultado da acidificação das suas águas pela deposição ácida, trazendo a questão da chuva ácida para a ribalta da política ambiental.
Se a chuva ácida chegar a natureza? A chuva ácida traz imensos problemas para a vida na terra, principalmente se afectar as florestas e os lagos . As árvores morrem e os seres vivos que vivem nos lagos são destruídos . Mas não são só as florestas e os lagos que são afectados por estas chuvas , as pedras também são destruídas . As catedrais , os monumentos , as estátuas e edifícios antigos ao serem atingidos pelas chuvas ácidas podem transformar-se em pó e d esaparecer .
E se chegar a nós? A chuva liberta materiais tóxicos que estavam no solo. Esses metais podem atingir rios e ser utilizados pelo homem causando sérios problemas de saúde. Associado à chuva ácida estão ligadas as seguintes doenças: Nariz e Garganta : Mais casos de asma e sinusite Olhos: Maior probabilidade de conjuntivite Brônquios: Maior predisposição à roncopneumonia Pulmões: Riscos de enfisema Coração: Mais doenças cardiovasculares
Regiões mais afectadas As regiões particularmente afectadas incluem a maior parte da Europa , particularmente a Escandinávia , onde muitos dos lagos estão tão acidificados que já não têm peixes e com extensas áreas florestais fortemente danificadas, grande parte do nordeste dos Estados Unidos da América e do sueste do Canadá . Outras regiões afectadas são sueste da China e Taiwan .
Utilizar o metro: por ser eléctrico polui menos do que os carros Utilizar transportes colectivos: ao diminuir o número de carros , o número de poluentes diminui Utilizar fontes de energia menos poluentes: energia hidroeléctrica, energia geotérmica, energia das marés, energia eólica, energia nuclear Purificar os escapes dos veículos: utilizar gasolina sem chumbo e adaptar um conversor catalítico Utilizar combustíveis com baixo teor de enxofre . Soluções