Cibercultura - Pierre LÉvy - Decupando e comentando o livro
cnepomuceno
3,861 views
26 slides
Dec 18, 2015
Slide 1 of 26
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
About This Presentation
Cibercultura - Pierre LÉvy - Decupando e comentando o livro
Size: 3.35 MB
Language: pt
Added: Dec 18, 2015
Slides: 26 pages
Slide Content
Decupando e comentando o livro Cibercultura de Pierre Lévy Carlos Nepomuceno 18/12/15 V 1.0.0
Veja meus comentários sobre a palestra aqui:
“É o uso intensivo de ferramentas que constitui a humanidade enquanto tal.” ( @plevy ) PAPEL DA TECNOLOGIA
“A Cibercultura encarna o ideal de cientistas, de artistas, de gerentes ou de ativistas que desejam melhorar a colaboração entre as pessoas.” ( @plevy ) MISSÃO
“Os atores na Cibercultura exploram e dão vida a diferentes formas de inteligência coletiva e distribuída.” ( @plevy ) MISSÃO
“Uma sociedade encontra-se condicionada por suas técnicas, não necessariamente determinada.” ( @plevy ) PAPEL DA TECNOLOGIA
“O estribo condiciona efetivamente a cavalaria e, indiretamente, todo o feudalismo, mas não o determina.” ( @plevy ) PAPEL DA TECNOLOGIA
“Quanto mais rápida a alteração técnica, mais nos parece vir do exterior.” ( @plevy ) A PERCEPÇÃO HUMANA SOBRE TECNOLOGIAS
“O crescimento do ciberespaço não determina automaticamente o desenvolvimento da inteligência coletiva, apenas fornece ambiente propício.” ( @plevy ) INTELIGÊNCIA COLETIVA
Hoje a ideia que muitos pensam, nem sei se Lévy pensa assim exatamente, de que a Inteligência coletiva surge com a Internet é falsa. Comentário:
Clay Shirky chama de Cultura da Participação. Gosto mais do conceito da escola austríaca da economia chama de Ordem Espontânea. Comentário:
Como juntar Ordem Espontânea com Inteligência Coletiva e Cultura da Participação? Na verdade, sempre tivemos trocas e elas são condicionadas pelas conjunturas tecno-demográficas-culturais. Comentário:
Hoje, a conjuntura demográfica é de 7 bilhões. O novo ambiente tecno está marcado pela chegada do digital e suas potencialidades. Vivendo o início da passagem de uma espécie baseada na comunicação sonora para uma espécie que agrega a comunicação algorítmica . Comentário:
Assim, sempre tivemos Inteligência Coletiva, Cultura de Participação ou Ordem Espontânea dentro de determinadas conjunturas. A atual é dentro da Complexidade Demográfica atual e das ferramentas que temos para poder recriar a cultura. Comentário:
Não foi assim a Internet que criou a Inteligência Coletiva. Ela estabelece apenas outro patamar tecno-cultural para que seja praticada! Comentário:
Podemos falar assim de uma Inteligência Coletiva (no) Digital. De uma Ordem Espontânea (no) Digital. E de uma Cultura de Participação (no) Digital. Comentário:
Há uma tendência natural de criar conceitos (a) históricos, como se as trocas humanas começassem apenas agora com o digital, mas esta apenas estabelece um novo patamar. Comentário:
M Mais sobre Nepomuceno :
O livro de Carlos Nepomuceno propõe interessante análise para os líderes contemporâneos. Quem quer compreender a internet para reinventar o processo de tomada de decisão encontrará aqui as respostas. Pierre Levy. “
CAPACITAÇÃO Formação de analista estratégico para inovação participativa
CONSULTORIA Criação de Projetos de Inovação Participativa [email protected]