Cinto de Segurança - SMS

KarolineSTavares 4,192 views 23 slides Jun 03, 2014
Slide 1
Slide 1 of 23
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23

About This Presentation

Apresentação disciplina saúde meio ambiente e segurança -cinto de segurança.


Slide Content

Componente:Karoline Tavares Jessica Pinheiro Thaís Carneiro Turma:4141 Cinto de Segurança

Cinto de Segurança É um dispositivo de defesa dos ocupantes de um meio de transporte; Utilizado para em caso de colisão,não permitir a projeção do passageiro para fora do veículo,com que este bata com a cabeça contra o para-brisas ou demais partes do veículo.

O cinto de segurança é obrigatório em: Aviões Veículos com motores (exceto motos)

Muitas pessoas não gostam de usar o cinto de segurança por achar que é incômodo ou por medo de ficar presas em caso de acidente.

 No Brasil o alto valor das multas para quem não usa cinto de segurança,chega a cerca de 150  reais,incentivando o uso. Estatísticas demonstram que o uso do cinto de segurança reduz tanto a gravidade dos acidentes quanto a ocorrência de ferimentos.

Originalmente , os cintos de segurança envolviam apenas o  abdômen  do usuário, permitindo assim que o  tronco fosse projetado para a frente no momento da  desaceleração. Aperfeiçoados , os equipamentos modernos (chamados de  cintos de segurança de três pontos ) cruzam o  peito do usuário, proporcionando-lhe maior segurança. 

No banco de trás da maioria dos veículos os cintos ainda são do modelo antigo - e por isso frequentemente são desprezados. É um erro, porque em caso de acidente os ocupantes de trás sempre são projetados para a frente, ferindo-se e pondo em maior risco a integridade dos ocupantes dos assentos dianteiros.

O uso do cinto de segurança é obrigatório. O Código de Trânsito Brasileiro - Lei n° 9.503, de 23 de setembro de 1997 - determina no seu art. 65:  "É obrigatório o uso do cinto de segurança para condutor e passageiros em todas as vias do território nacional”

Comportamento Preventivo Quando utilizar um veículo sempre coloque o cinto de segurança. Ao solicitar um táxi, exija um veículo com todos os mecanismos de segurança corretamente aplicados, como por exemplo, cinto de 3 pontos e encosto de cabeça. Além da sua segurança, o cinto corrigi a postura ao dirigir e mantém o corpo em posição estável, reduzindo a fadiga e aumentando a concentração no trânsito

Crianças e Cinto de Segurança

Grávidas e Cinto de Segurança

Probabilidade de lesões em acidentes automobilísticos Segundo estudos realizados por especialista ingleses, americanos e suecos, pessoas que sofrem acidentes de trânsito e usam o cinto de segurança têm entre 50% e 80% mais chance de sobreviver ou evitar lesões graves . As áreas de maior incidência de lesões graves: Cabeça e face, pescoço, tórax, braços, pernas;

Vulnerabilidade – Segundo o Lugar

Atividades realizada em alturas elevadas Uma corda ou um cabo é preso firmemente ao indivíduo através de um cinto, e em seguida preso a um ponto de apoio imóvel no topo, o qual pode suportar o peso do usuário em caso de queda . Se acontecer um acidente, o cinto evitará que a pessoa atinja o chão e se machuque.

O cinto e o cabo de fixação podem ser feitos de fibras naturais ou sintéticas. A principal consideração é que estas devem ser resistentes o suficiente para suportar a força da queda sem quebrar.

Tipos mais sofisticados de cinto de segurança também podem apresentar mecanismos de absorção de choque, reduzindo assim o risco de ferimentos ocasionados por movimento de chicote . É recomendável que o cinto de segurança sempre seja substituído após uma grande queda, visto que o impacto poderá ter causado lesão às fibras do cinto ou da corda, reduzindo a capacidade de prevenir futuras quedas.

Antigamente, os trabalhadores poderiam trabalhar em grandes alturas sem nenhuma segurança, como é possível verificar na famosa fotografia de 1932 tirada por Charles C. Ebbets .

Empregadores responsáveis precisam considerar o perigo que a atividade laboral pode proporcionar aos seus funcionários e tomar precauções para minimizar os riscos. M uitas empresas já possuem setores de engenharia de segurança no trabalho, além de realizar frequentes treinamentos para reduzir a ocorrência de acidentes.  

Tipos de Cinto de Segurança Cinto de segurança tipo paraquedista, com quatro pontos de ancoragem, confeccionado em fita de material sintético (poliéster): indicado para deslocamento seguro em altura, posicionamento, prevenção e parada de queda.

Tipos de Cinto de Segurança Cinto de segurança tipo paraquedista com fixação peitoral, abdominal, dorsal e lateral: ideal para trabalhos suspensos com longa duração.

Fontes: http:// www.transitoideal.com.br/pt/artigo/2/passageiro/40/o-uso-correto-do-cinto-de-seguranca http://segurancaeprotecao.spaceblog.com.br/1632607/EPIs-Cinto-de-seguranca /
Tags