Cintura de asteróides

402 views 5 slides Jul 19, 2018
Slide 1
Slide 1 of 5
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5

About This Presentation

Trabalho realizado no âmbito de Biologia/Geologia a partir de sessões de formação de utilizadores da biblioteca, sobre literacia da informação.


Slide Content

Cintura de Asteroides Luca Moreira, Nº 17 Luís Silva, Nº18

O que é a cintura de asteroides? A cintura de asteroides também conhecida por cintura interna de asteroides é uma região do Sistema Solar compreendida entre as órbitas de Marte e Júpiter . Os seus constituintes, os asteroides, são corpos sólidos, rochosos, irregulares e de pequena dimensão, que se concentram numa orbita.

Como se formou a Cintura de Asteroides? A Cintura de Asteroides foi formada com os restantes planetas do Sistema Solar na nebulosa protossolar mas ainda existem outras teorias sobre a sua formação. Uma dessas teorias diz que a Cintura de Asteroides terá sido um planeta que não se chegou a formar. Outra revela que a sua origem resultou na colisão entre dois grandes corpos.

Os corpos que constituem a Cintura de Asteroides Existem vários corpos celestes que fazem parte da Cintura de Asteroides, destacando-se principalmente quatro que, juntos, fazem 50% da massa total da Cintura: Ceres, Palas, Vesta e H ígia. Os asteroides constituintes da Cintura podem ser classificados em três principais grupos: Asteroides Carbonácios (75%), Asteroides de silicatos e ainda por Asteroides metálicos.

Ceres : é o maior corpo celeste da Cintura de Asteroides em tamanho e atualmente é considerado o menor planeta anão . Vesta : Terceiro maior corpo da Cintura e, de todos, é o mais brilhante . Palas: Segundo maior corpo da Cintura e que foi formado por um forte impacto. Hígia : Quarto maior corpo celeste da Cintura que apresenta uma forma alongada e o mais demorado a completar a sua órbita.