cirurgias genecológica

3,341 views 14 slides Oct 19, 2014
Slide 1
Slide 1 of 14
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

CIRURGIAS GINECOLÓGICAS

Cirurgia íntima ou correção de pequenos lábios e Histerectomia

Cirurgia Íntima ou Cirurgia para Correção de Pequenos Lábios Cirurgia para  correção dos  pequenos  lábios também conhecida como linfoplastia ou lábioplastia. O aumento dos pequenos lábios pode levar ao desconformo e ao constrangimento de muitas mulheres, passando a evitar a utilização de roupas justas e exposição frente às outras mulheres ou mesmo ao seu parceiro.   

Os pequenos lábios vaginais se projetam a frente dos grandes lábios, ficando sobressalentes levando ao desconforto.   A proposta da cirurgia é a retirada apenas do excesso dos pequenos lábios para devolver a harmonização estética da região, reestabelecendo o conforto e bem estar a paciente.  A recuperação cirúrgica é rápida e com pouca dor, podendo retornar ao  trabalho 2 dias após  procedimento.  

Histerectomia ou Retirado do Útero A Histerectomia ou retirado do útero, pode ser realizada por diferentes vias de acesso: 

Histerectomia por via abdominal  Conhecida como laparotômica ou cirurgia abdominal clássica. - a cirurgia é realizada através de incisão igual a da cesariana ou longitudinal mediana.      

Histerectomia Vaginal Toda a cirurgia é realizada por via vaginal sem cortes no abdome. O útero é retirado pela vagina.                                                           

Histerectomia Laparoscópica   Através de pequenas incisões na pele (5-10 mm) são introduzidas câmera e pinças auxiliares para a realização da cirurgia. O cirurgião opera através de um monitor de vídeo.  O útero pode ser retirado pela vagina ou pelo abdome com a utilização de um morcelador (aparelho que fatia o útero em pequenos fragmentos que são retirados pela incisão de 10 mm).  

Histerectomia Robótica   Como na Laparoscopia , são realizadas pequenas incisões de 8 -10 mm no abdome , onde são acoplados os braços do robô. O útero pode ser retirado por via vaginal ou abdominal. Cada via possui suas particularidades, indicações, contra-indicações , tempo cirúrgico, riscos e complicações. Depende do grau de complexidade da cirurgia, de patologias associadas e da experiência da equipe médica.                                           A recuperação é melhor e mais rápida pela via minimamente invasiva.

Como limpar os curativos? Manter a ferida operatória limpa, lavando-a com água limpa e sabão de coco ou neutro. Após o banho, secá-la com toalha limpa, seca e passada (não cobrir a ferida)

Algumas recomendações importantes sobre  Sexo   Pedir orientações ao médico antes de reiniciar as relações sexuais Esforços Por pelo menos três meses, evitar pesos, grandes esforços e movimentos bruscos ao se abaixar ou se levantar. Dietas Caso seja recomendada alguma dieta especial, a paciente deve segui-la corretamente.

conclução A cirurgia ginecologica é um procedimento invasivo, utilizado como recurso diagnóstico ou terapêutico muitas vezes imposto à paciente apesar de implicar em transformações em seu cotidiano e envolver uma gama de transtornos físicos, emocionais e sociais. Percebe-se nesta inquietação, insegurança, temores e medos, originados na incerteza do tratamento, falta de conhecimento, adaptação à hospitalização, afastamento familiar e rotina diária.

Alunas: sara rejane Nº44, maria silvania nº31, e graziela Janaina nº16 Colégio Técnico Brasília Professora: Roseli Turma 70 manhã

http :// www.cpcg.com.br/home.asp www1.inca. gov.br Bibliografia:
Tags