Existem hoje aproximadamente 1,5 bilhão de muçulmanos espalhados pelo mundo. Embora a maior parte deles seja árabe, existem muitos islâmicos em vários países da Europa e da América. Em número de seguidores, o islamismo é a segunda maior religião, vindo logo depois do cristianismo.
O islamismo nasceu na Península Arábica. Com a expansão árabe, a cultura islâmica espalhou-se pela região do Sahel , ao sul do Deserto do Saara, onde se ergueram mesquitas , se divulgou a língua árabe e se adotou o Alcorão.
A paisagem da Península Arábica é dominada pelos desertos, pela vegetação semi-árida e pelos oásis.
Na parte central viviam os beduínos. Eles criavam camelos, carneiros e cabras, animais que se adaptam bem ao clima do deserto. Também se dedicavam ao comércio de caravanas.
O núcleo básico da sociedade dos beduínos era a família, geralmente formada por três gerações: avós, pais e filhos. Viviam em casas feitas de pedra ou adobe. O homem costumava cuidar do rebanho e do comércio. As mulheres eram responsáveis pela limpeza, pela cozinha e pelos cuidados com as crianças. Dependiam do pai ou do marido. Mas, ao tornarem-se mais idosas, elas ganhavam autoridade. O modo de vida dos beduínos
Animais, tapetes, móveis, armas e outros produtos eram trocados em pontos de encontro entre as diferentes aldeias. Esses locais eram chamados de feiras, que, mais tarde, deram origem a várias cidades.