Civilização Romana - super Aula Completa

LuizHenriqueAssisBar 14 views 22 slides Sep 15, 2025
Slide 1
Slide 1 of 22
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22

About This Presentation

Aula de Roma


Slide Content

Civilização Romana De 753 a.C . - 476

LOCALIZAÇÃO Região do Lácio, ao centro da Península Itálica;

POVOAMENTO DA PENÍNSULA ITÁLICA Centro: Italiotas (Latinos, Sabinos , Samnitas e Úmbrios ); Indo- Europeus que chegaram à região entre os séculos XX a.C . e VIII a.C . Centro-Norte: Etruscos Povo de origem e periodo de chegada à península desconhecida , desenvolveu uma cultura singular na região por volta VIII a.C . e alcançou seu auge entre os séculos VII a.C . e V a.C ., quando os Etruscos intensificaram seus contatos com gregos e cartagineses , fundaram Cidades -Estado e empreenderam o comércio naval, pirataria e exerceram domínio regional . Sul : Cartagineses e Gregos Fundaram colônias e feitorias . O comércio impulsionou o contato entre povos diferentes e assim enriqueceu culturalmente a península Itálica.

ORIGEM DE ROMA Hipótese Lendária E Hipótese Histórica

ORIGEM DE ROMA Lendária Segundo a origem lendária contada na “ Eneida ” escrita por Virgílio , Roma teria sido fundada aproximadamente 1000 a.C . por Rômulo e Reno.

Histórica A cidade de Roma foi fundada em 753 a.C . após a união entre tribos Latinas e Sabinas . Fonte: HILGEMANN, Werner; KINDER, Hermann. Atlas historique : de l’apparition de l’homme sur la terre à l’ère atomique. Paris: Perrin, 1992. p. 68. Península Itálica (século XI a VI a.C.) CARTOGRAFIA: ANDERSON DE ANDRADE PIMENTEL/FERNANDO JOSÉ FERREIRA 75 km

EVOLUÇÃO POLÍTICA MONARQUIA (753 a.C . - 509 a.C .) REPÚBLICA IMPÉRIO

Monarquia Romana (753 aC. – 509 aC. )

Grupos Sociais Patrícios Plebeus Clientes Escravos

Patrícios Aristocratas latifundiários que descendiam dos patriarcas ( Pater Familias ) das famílias fundadoras de Roma. Gozavam de vários privilégios sociais , politicos, militares e religiosos , dentre o quais a não obrigação do pagamento de tributos e durante boa parte da civilização romana a exclusividade dos direitos políticos e ocupação de cargos públicos , ou seja , a exclusividade da cidadania . Plebeus Indivíduos que não nasceram em tradicionais famílias romanas , isto é, por tradição não tinham não descendiam dos grupos fundadores da cidade de Roma . Eram homens livres, podiam possuir terras , pagavam impostos e prestavam serviços militares , sendo a diferença entre patrícios e plebeus marcada por barreiras de tabus extremamente exclusivas , de modo que até o episódio da “ Revolta do Monte Sagrado ” não possuíam direitos políticos nem civis . No campo da atividade econômica os plebeus desempenhavam papel como pequenos proprietários de terras , artesãos , comerciantes e assalariados , além de ao longo dos anos se constituirem como integrantes de uma massa crecente de desempregados . Durante o período Monarquico e princício da República romana os plebeus constituiam cerca de 70% da população da cidade .

Clientes Plebeus , escravos libertos , estrangeiros ou filhos bastardos que estavam vínculados ao Patrícios através de laços de lealdade e trocas de vantagens ( “ Obsequium ” ). Escravos Durante o período da Monarquia representavam uma pequena parcela da população romana , tendo sido escravizados por dívidas ( “ Nexum ” ).

a.1. Instituições Realeza (Rei) Executivo ; Legislativo ; Militar ; Religiosa; Senado ( Conselho de Anciãos ) Propor leis (Leis consuentudinárias ); Eleger o Rei ; Limitar o poder do Rei; Assembléia Curiata ( cidadãos com renda e idade para o serviço militar ) Poder de aprovação ou veto das leis vindas do Senado ; Aceitava ou não as escolhas feitas pelo Senado para o cargo de Rei; OBS : Instituições criadas pelo Rei Sevio Túlio

Roma teve 7 Reis, sendo 4 latinos lendários e 3 etruscos históricos . Latinos Lendários Rômulo ; Numa Pompílio ; Túlio Hostílio ; Arco Marcio ; Etruscos Históricos Tarquínio Prisco ; Servio Túlio ; ( Criou as instituições romanas ) Tarquínio Soberbo ; Tarquínio Soberbo entrou em choque e buscou enfraquecer o Senado , tendo terminado sofrendo um golpe aristocrático liderado pelos senadores que pôs fim ao regime Monarquico e deu início ao período Republicano em Roma.

REPÚBLICA (509 a.C . - 27 a.C .) SENADO Passa a ser o órgão mais importante de Roma, tendo a responsabilidade legislar e fiscalizar a atuação das outras insituições . MAGISTRADOS Cuidavam de diversos aspectos na administração da cidade de Roma. Consules (2); - Mandato de 1 ano Eram os principais magistrados romanos , tendo funções administrativas , legislativas e judiciais , e em tempo de guerra , exerciam o comando supremo das forças . Pretor (2); - Mandato de 1 ano O pretor ocupava função de juiz supremo da República Romana . Censor ; - Mandato de 5 anos Responsável pela elaboração de censos populacionais , vigiar a condulta moral da população e elaborar o “Album Senatorial”; Edil ; - Mandato de 1 ano Responsáveis pelos serviços públicos básicos da cidade de Roma. Questor; - Mandato de 1 ano Responsáveis pela cobrança de impostos e o controle das finanças da República Romana . OBS: Quando o Senado reconhecia um Estado de Guerra (em guerras, revoltas ou ameaças) todas as instituições tinham suas ativiades suspensas e os Consules escolhiam um Ditador que governaria a cidade com amplos poderes durante 6 meses ( renováveis até cessar o perigo ).

ASSEMBLÉIAS ROMANAS Assembléia Tribal ou Assembléia do Povo ; Assembléia democrática composta por todos os cidadãos romanos , organizados pelas diferentes regiões da urb romana , como atribuições : Apreciar leis; Eleger magistrados para os cargos de Edil e Questor; Julgar crimes graves ; Assembléia Centuriata ; Assembléia composta por cidadãos romanos aptos ao serviço militar , organizados como representates das unidades militares divididas por aspectos hierarquicos e renda . Tinha como atribuições : Apreciar de leis; Eleger os magistrados superiores ( Consules,Pretores e censores ); Julgar penas de morte e decidir sobre a aprovação ou veto de declarações de guerra; Assembléia Curiata ; Assembléia que cuidava de aspectos morais e religiosos em Roma. Obs : Ao longo do período Republicano os plebeus passaram a ter participação nas assembléias romanas , muito embora elas continuaram dominadas pelos patrícios e aos plebeus era negado o acesso aos cargos de magistrados .

Conselho da Plebe

Características da participação política nas assembléias Participação Direta As assembleias funcionavam com base em uma democracia direta, pois os cidadãos pessoalmente e não seus representantes eleitos Votos representando interesses de grupos A forma de aferição da votação não era individual, mas por grupo de eleitores (cúria, tribo e centúria), ou seja, um voto por grupo . Como cada um destes grupos estava organizado por região da Urb , divisão militar ou família os votos acabavam representado os anseios de grupos politico-sociais específicos.

Mesmo tendo participação política por meio das assembléias os plebeus não tinham acesso aos melhores postos politicos, como também sofriam com barreiras legais , sociais e preconceito por parte dos patrícios . Entre os séculos IV e III a.C . os plebeus compunham base da força de trabalho , parte do exercito e ascendiam economicamente por meio do comércio , e desta maneira ganharam força suficiente para canalizar suas insatisfações através de uma série de protestos e revoltas sociais conhecidas como as “ Lutas de Classes ” . Em 494 a.C . ocorre a chamada a “ Primeira Revolta da Plebeia ” ou “ Revolta do Monte Sagrado ” , quando um grande contingente de plebeus abandonou a cidade e se dirigiu ao monte Sagrado , com o objetivo de fundar ali uma nova cidade . Diante desta pressão os Patrícios se viram obrigados a fazer concessões aos plebeus .

494 a.C . Instituição do Tribunato da Plebe – 2 magistrados plebeu que atuavam em defesa dos direitos e interesses da plebe junto ao Senado . OBS: Para esta eleição foi criada uma nova assembléia , o “ Conselho da Plebe” . 471 a.C. O número de tribunos da Plebe passa de 2 para 10 ; Passam a poder vetar as leis que afetassem a plebe ; 450 a.C. Lei das Doze Tábuas , primeiro código de direito escrito em Roma. 450 a.C. Direito ao casamento misto entre patrícios e plebeus ( Lei Canuleia ), criando a classe dos “ Nobilitas ” . 397 a.C. Lei Licinia - Determinou que um dos cônsules fosse plebeu . 366 a.C . Os plebeus adquirem o direito a receber terras conquistadas ( Ager Publicus ) na expansão romana 326 a.C. Fim do Nexum : Abolição da escravidão por dívidas . 300 a.C. Lei Ogúlnia - Permitia que um plebeu fosse nomeado Pontificie Máximo . Com esta medida foi derrubada a última restrição de acesso dos plebeus à cargos públicos em Roma. 287 a.C . Lei Hortência - Os plebsicitos , decisões tomadas pelo Tribunato da Plebe, passam a ter força de lei. Cronologia das conquistas da plebe

Direito a eleição de Magistrados de origem plebeia ( Tribunos da Plebe); Publicação de leis escritas e estabelecimento de igualdade jurídica entre os romanos ; Permissão ao casamento entre plebeus e patrícios ; Permissão de acesso dos Plebeus a todos cargos públicos romanos ; Abolição da escravidão por dívidas ; Acesso dos plebeus às terras conquistadas na “ Expansão Romana ” (Ager Publicus ); Resumo das conquistas da Plebe De uma forma resumida podemos dizer que as conquistas da plebe deram aos plebeus o direito da cidadania plena .

Expansionismo Republicano As reformas legislativas e sociais ocorridas na República Romana estiveram relacionadas a uma série de campanhas militares que não apenas expandiram os domínios de Roma para além das cercanias da Urbe, mas que também trouxeram novos elementos econômicos , políticos e sociais que transformariam as relações e ampliarariam o poder do Estado. A política expansionista romana teve início por conta de dois fatores : Defesa diante de povos vizinhos rivais ; Obtenção de terras necessárias à expansão da produção de alimentos por meio da agricultura e ao pastoreio ; O processo de expansão romana também se revelou grande fonte de metais preciosos , mercadorias , artigos de luxo e escravos , assim enriquecendo Roma e tornando-a uma potência agrícola e comercial .
Tags