O que é o Clube Juvenil? Os Clubes Juvenis constituem um dos espaços privilegiados que se destinam à prática e à vivência em Protagonismo Juvenil, principalmente no que se refere à autonomia e à capacidade de organização e gestão dos estudantes.
Como são organizados os Clubes Juvenis? Esses clubes são organizados e consolidados a partir dos interesses dos estudantes, de maneira a contribuir para o sucesso da escola. O estudante, a partir da sua experiência, poderá desenvolver diversas competências e habilidades relacionadas à autonomia, à auto-organização, à capacidade de trabalhar em equipe e tomar decisões.
Portanto o Clube é um espaço para o estudante: 1. Identificar colegas que tenham afinidades com temas de seu interesse; 2. Desenvolver habilidades de gestão, organização, curadoria e colaboração; 3. Aprofundar seus conhecimentos sobre assuntos de seu interesse; 4. Fazer escolhas e mobilizar colegas; 5. Interagir com estudantes de outras turmas e séries/anos.
Objetivo do Clube Juvenil Atender as áreas de interesse dos estudantes e, a partir delas, seus integrantes devem desenvolver atividades que proporcionem trocas de informações e de experiências que contribuam para a vida pessoal, escolar e sócio comunitária. Portanto, os Clubes Juvenis têm como finalidade colaborar para o sucesso da escola oferecendo oportunidade aos estudantes de desenvolverem ações protagonistas, objetivo principal de sua formação, estimulando o jeito jovem de ser, de ver e de pensar.
Na unidade escolar quem são os responsáveis pelo Clube Juvenil? O Diretor da Escola é responsável pela orientação, coordenação e monitoramento de todos os clubes da escola. O Presidente de cada Clube Juvenil é responsável pelo funcionamento do seu clube, apoiado e coordenado pelo Diretor. Lembrando que todos os membros da escola são corresponsáveis pelo Clube Juvenil (professores e demais membros da equipe gestora) ATENÇÃO! O número de participantes do Clube deve ser equilibrado e os critérios para o número de participantes devem ser definidos entre os estudantes e o Diretor.
Momento para refletir de forma individual e em silêncio, antes de prosseguirmos! Organização da ação: Clubes Juvenis. Desenvolvimento da ação. Horário. Participação e envolvimento dos estudantes associados. Organização dos espaços escolares. Grupo de Apoio. Distribuição dos equipamentos e materiais. Desenvolvimento do trabalho pelos Presidentes e Vice-presidentes. Regras para participação. Organização e funcionamento interno. Cumprimento dos objetivos de cada Clube em si e da ação: Clubes Juvenis