O que é um coletor solar? Um coletor solar é um dispositivo capaz de transformar a radiação solar em energia térmica, através do aquecimento de um fluido (normalmente água), permitindo satisfazer entre 60% a 80% das necessidades de água quente de uma habitação. No entanto, nem toda a radiação solar é aproveitada, como em qualquer corpo, também no coletor solar pode haver perdas de três formas: condução , convecção e radiação .
Como funciona o coletor solar ? A radiação solar ao incidir na placa do coletor (feita de um material bom absorsor ), vai aquecer os tubos onde circula a água. O calor existente nos tubos vai ser transferindo para a água, aquecendo-a. Após a água estar quente, vai sendo acumulada nos reservatórios, que devem estar no interior das habitações, mas num nível superior aos coletores . Normalmente, os tubos que constituem os coletores solares e o reservatório são feitos de cobre ou alumínio, pois estes são bons condutores de calor. A utilização da energia solar para aquecer a água é feita através de colectores solares que recebem a radiação do sol, concentrando-a.
Etapas do funcionamento do coletor (explicação da imagem anterior) O reservatório é abastecido com água fria; O reservatório abastece as placas com a água fria; As placas absorvem o calor do sol e aquecem a água; A água aquecida retorna ao reservatório e é armazenada; O reservatório, como é térmico conserva a temperatura da água; A água sai quente do boiler para o consumo.
Qual a função de um coletor solar? O colector solar mais comum é o plano e destina-se a produção de água quente a temperaturas inferiores a 60 °C.
Quais as aplicações dos coletores solares? O Coletor Solar pode aquecer água para piscinas, uso doméstico e até para uso industrial. Pode aquecer também o ar usado na secagem de produtos ou ambientes. A principal aplicação desta energia no mundo é o aquecimento de água para banhos.
Vantagens e Desvantagens dos Coletores Solares Vantagens: A energia Solar é uma energia não poluente; O preço deste equipamento tem vindo a descer, tornando-o uma opção cada vez mais viável; Poupa energia elétrica , na maior parte do tempo; Estes equipamentos necessitam de pouca manutenção. Desvantagens: Existe variação nas quantidades produzidas de acordo com a situação atmosférica Durante a noite não há aquecimento da água, levando assim ao seu arrefecimento; Em tempos de falta de Sol, a resistência elétrica poderá ter que ser utilizada, levando a um consumo muito elevado de eletricidade .