COMO FAZER UMA EVACUAÇÃO DE EMERGÊNCIA?

tecseguranca3 52 views 8 slides Jul 12, 2024
Slide 1
Slide 1 of 8
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8

About This Presentation

É a prática de escoar pessoas de um ambiente de alto risco e periculosidade. O maior desafio dessa prática é o caráter de urgência. Durante uma situação de emergência, as pessoas ficam com os nervos à flor da pele, reagindo de maneira emocional e pouco lógica


Slide Content

BRIGADA incêndio

COMO FAZER UMA EVACUAÇÃO DE EMERGÊNCIA?

O QUE É UMA EVACUAÇÃO DE EMERGÊNCIA? É a prática de escoar pessoas de um ambiente de alto risco e periculosidade. O maior desafio dessa prática é o caráter de urgência. Durante uma situação de emergência, as pessoas ficam com os nervos à flor da pele, reagindo de maneira emocional e pouco lógica.

PONTOS ABORDADOS PARA SITUAÇÕES DE INCÊNDIO ALERTA Tudo começa pela identificação do problema. É a partir dessa notificação que as pessoas tomam ciência da situação e começam a se organizar em grupos. Para que o alerta seja rápido e automático, é preciso investir em sistemas de detecção de incêndio, por exemplo . ANÁLISE Após a notificação das pessoas sobre a situação, é momento de analisar o cenário e seus riscos. Um bom sistema de detecção e alerta também consegue apontar os setores afetados pelo incêndio, permitindo a adoção de uma rota segura e isenta do fogo.

PONTOS ABORDADOS PARA SITUAÇÕES DE INCÊNDIO PONTO DE ENCONTRO Como sugere o nome, o ponto de encontro é um ambiente seguro de reunião, para que se possam tomar as próximas decisões. Existem dois pontos de encontro , aquele para as pessoas evadirem da área e o da equipe de emergência . PLANO DE ABANDONO No ponto de encontro da equipe de emergência, a brigada de incêndio avalia a situação e determina a necessidade de fazer o abandono geral ou não. Essa é uma decisão tomada em tempo real, com as informações disponíveis à equipe.

PONTOS ABORDADOS PARA SITUAÇÕES DE INCÊNDIO PRIMEIROS SOCORROS Apenas fora da zona de risco que se deve prestar os primeiros socorros. Inicialmente, isso pode soar contra intuitivo — evadir antes de socorrer. Mas é importante notar que, em uma zona de perigo, as vidas da vítima e do socorrista estão em risco. Por isso, os socorros são prestados, preferencialmente, assim que se chega em um ambiente seguro e livre de riscos. DESLIGAMENTO GERAL Com as pessoas fora de risco, é hora de cortar a eletricidade e interromper todo tipo de abastecimento ao local, inclusive, as tubulações de gás. Fazer isso antes da evacuação pode elevar o perigo para quem ainda está em uma zona de risco.

PONTOS ABORDADOS PARA SITUAÇÕES DE INCÊNDIO ISOLAMENTO Por último, mas também importante, é preciso fazer o isolamento local da área, delimitando os perímetros e desobstruindo os caminhos para que as equipes de resgate e combate possam fazer o trabalho de maneira rápida, prática e segura.
Tags