Conceito de Biossegurança e Normas.pptx

rogerioxavier22 88 views 18 slides Jul 25, 2023
Slide 1
Slide 1 of 18
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18

About This Presentation

biossegurança e normas regulamentares da enfermagem do trabalho


Slide Content

Conceito de Biossegurança e Normas Enf. Rogério Xavier Especialista em CC/CME/Gestão em CME Especializando em Auditoria/Docência em Enfermagem

Conceito Biossegurança é o conjunto de ações voltadas para a prevenção, proteção do trabalhador, visando à saúde do homem, dos animais, a preservação do meio ambiente e a qualidade dos resultados

Normas Normas Regulamentadoras do Ministério do Trabalho tais como NR5, NR6, NR7, NR9 e NR 32, além das RDC Anvisa n o 50, de 21 de fevereiro de 2002 e o PGRSS RDC 222/2018

NR 5 Criada em 1944 por Getúlio Vargas, e a mais nova atualização pela Portaria 915 de 30/07/2019. A NR 5 prevê a instituição de uma Comissão Interna de Prevenção de Acidentes – CIPA, com um número de colaboradores a partir de 20 pessoas. A CIPA tem como objetivo a prevenção de acidentes e doenças decorrentes do trabalho e entre suas atribuições estão: A identificação dos riscos envolvidos nos processos de trabalho e a elaboração dos mapas de riscos, além de apoio ao desenvolvimento e à implementação dos programas relacionados à segurança e saúde no trabalho

Composição da CIPA Os representantes dos empregadores, titulares e suplentes, serão por eles designados. Os representantes dos empregados, titulares e suplentes, serão eleitos, através de eleição dentro do estabelecimento de saúde, O número de membros titulares e suplentes da CIPA, considerando a ordem decrescente de votos recebidos, O mandato dos membros eleitos da CIPA terá a duração de um ano, permitida uma reeleição

NR 6 Criada em 08/06/78 e a última atualização foi em Portaria 877 24/10/2018. Prevê a utilização dos EPIs (equipamentos de proteção individual), Entende-se como Equipamento de Proteção Individual, todo aquele composto por vários dispositivos, que o fabricante tenha associado contra um ou mais riscos que possam ocorrer simultaneamente e que sejam suscetíveis de ameaçar a segurança e a saúde no trabalho.

A empresa é obrigada a fornecer aos empregados, gratuitamente, EPI adequado ao risco, em perfeito estado de conservação e funcionamento, nas seguintes circunstâncias: a) sempre que as medidas de ordem geral não ofereçam completa proteção contra os riscos de acidentes do trabalho ou de doenças profissionais e do trabalho; b) enquanto as medidas de proteção coletivas estiverem sendo implantadas; c) para atender a situações de emergência .

Compete ao Serviço Especializado em Engenharia de Segurança e em Medicina do Trabalho - SESMT, ouvida a Comissão Interna de Prevenção de Acidentes - CIPA e trabalhadores usuários, recomendar ao empregador o EPI adequado ao risco existente em determinada atividade .

NR 7 A NR7 criada em 29/12/1994 estabelece a obrigatoriedade de elaboração e implementação do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional - PCMSO, com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. O PCMSO deverá ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.”

Algumas de suas exigências básicas são a realização e registros dos seguintes exames em todos os empregados de uma empresa: Exame admissional; Exame periódico; Exame de retorno ao trabalho (após afastamento por doença ou acidente); Exame de mudança de função; Exame demissional.

NR 9 A NR 9 criada em 08/06/1978, atualizada em 09/12/2019 por sua vez, estabelece a obrigatoriedade da elaboração e implementação do Programa de Prevenção de Riscos Ambientais - PPR visando à preservação da saúde e da integridade dos trabalhadores, através da antecipação, reconhecimento, avaliação e consequente controle da ocorrência de riscos ambientais existentes ou que venham a existir no ambiente de trabalho, tendo em consideração a proteção do meio ambiente e dos recursos naturais.

NR 32 A NR 32 criada em 16/11/2005 estabelece as diretrizes básicas para a implementação de medidas de proteção à segurança e à saúde dos trabalhadores dos serviços de saúde, Ela traz faz a relação com as demais NR relacionadas à segurança do trabalhador e traz os requisitos relacionados ao Programa de Vacinação, Estabelece sobre a proibição de uso de adornos em estabelecimentos de saúde, entre outros.

RDC 50/2002 A RDC n o 50/2002 dispõe sobre o regulamento técnico para planejamento, programação, elaboração e avaliação de projetos físicos de estabelecimentos assistenciais de saúde .

PGRSS Segundo a RDC 222/2018 e CONSEMA (conselho estadual do meio ambiente) 002/2019, o gerenciamento dos RSS consiste em um conjunto de procedimentos planejados e implementados, a partir de bases científicas e técnicas, normativas e legais.

Tem o objetivo de minimizar a geração de resíduos e proporcionar aos mesmos um manejo seguro, de forma eficiente, visando a proteção dos trabalhadores, a preservação da saúde, dos recursos naturais e do meio ambiente.

Classificação dos Riscos O grupo A - resíduos com a possível presença de agentes biológicos que, por suas características, podem apresentar risco de infecção; O grupo B - resíduos químicos; O grupo C - rejeitos radioativos; O grupo D - resíduos comuns; O grupo E - materiais perfurocortantes

Referência Bibliográfica Portal Anvisa; Ministério do Trabalho e Emprego.
Tags