Conceitos fundamentais de ética para administração

208 views 54 slides Apr 15, 2024
Slide 1
Slide 1 of 54
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40
Slide 41
41
Slide 42
42
Slide 43
43
Slide 44
44
Slide 45
45
Slide 46
46
Slide 47
47
Slide 48
48
Slide 49
49
Slide 50
50
Slide 51
51
Slide 52
52
Slide 53
53
Slide 54
54

About This Presentation

Conceitos fundamentais de ética para administração


Slide Content

ETICA E MORAL

CONCEITO O ser humano age no mundo em que vivemos de acordo com valores pré-estabelecidos Isso significa que as coisas e as ações realizadas podem ser hierarquizadas de acordo com as noções de bem e de justo, compartilhadas por um grupo de peso.

CONCEITO O homem é um ser que avalia sua conduta a partir de valores morais, ou seja, a partir da moralidade que possui, portanto, o homem é um ser moral. Embora os termos moral e ética, na maioria das vezes, sejam usados como sinônimos, existe diferença entre os conceitos, carecendo que se faça distinção entre eles

CONCEITO Mas o que é a moral? E o que é a ética? E qual a diferença entre moral e ética? Estes temas serão explorados a seguir.

Introdução à Ética O ser humano age no mundo em que vivemos de acordo com valores pré-estabelecidos . Isso significa que as coisas e as ações realizadas podem ser hierarquizadas de acordo com as noções de bem e de justo, compartilhadas por um grupo de peso . O homem é um ser que avalia sua conduta a partir de valores morais, ou seja, a partir da moralidade que possui, portanto, o homem é um ser moral. Embora os termos moral e ética, na maioria das vezes, sejam usados como sinônimos, existe diferença entre os conceitos, carecendo que se faça distinção entre eles. Mas o que é a moral? E o que é a ética? E qual a diferença entre moral e ética? Estes temas serão explorados a seguir.

Moral A palavra moral vem do latim moralis , morale e significa o que é relativo aos “costumes”. É o conjunto de regras de conduta admitidas em determinada época ou por um determinado grupo de pessoas, com o objetivo fundamental de obter melhor reação em sociedade. Como as comunidades humanas são distintas entre si, tanto no espaço quanto no tempo, os valores podem ser distintos de uma comunidade para outra, o que origina códigos morais diferentes. Pode-se dizer, de modo simplificado, que o sujeito moral é aquele que age bem ou mal, na medida em que acata ou transgride as regras morais.

Moral Comportamento que são aceitos, esperados e incentivados pela sociedade

Conjunto de normas que orientam o comportamento humano em uma comunidade ou cultura

Moral

Ética A palavra ética vem do grego ethikos , e significa o que é relativo ao “modo de ser” , “comportamento ”. A ética está presente em todas as raças. Ela é um conjunto de regras, princípios ou maneira de pensar e expressar. É a parte da filosofia que se ocupa com a reflexão a respeito das noções e princípios que fundamentam a vida moral. A ética é uma disciplina teórica sobre uma prática humana. As reflexões éticas não se restringem apenas à busca de conhecimento teórico sobre valores humanos, cuja origem e desenvolvimento levantam questões de caráter sociológico, antropológico, religioso e etc. A ética é uma filosofia prática, sobre a prática humana.

Ética Pode-se afirmar que a Ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética contribui para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado. Neste sentido, a ética, embora não possa ser confundida com as leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética é construída por uma sociedade, com base nos valores históricos e culturais. Do ponto de vista da Filosofia, a Ética é uma ciência que estuda os valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos.

Antiético é o oposto de ser ético, ou seja, um comportamento que não condiz à valores sociais. Quando alguém age de forma antiética , significa que a preocupação com os valores sociais, com pessoas , grupos ou com a sociedade em si, não existe.

ESTUDO DE CASO Durante as últimas semanas, inúmeras mulheres no mundo mostraram apoio aos protestos no Irã cortando o cabelo e publicando nas redes sociais. Anunciados como uma revolução feminina no país conservador do Oriente Médio, os gestos são formas de protesto e solidariedade às manifestações desencadeadas pela morte de Mahsa Amini , uma mulher curda de 22 anos que entrou em coma após ser detida pela “polícia da moralidade” em 13 de setembro em Teerã, por ter supostamente infringido a lei que exige que as mulheres cubram os cabelos com um véu ou lenço.

Ética Cada sociedade e cada grupo possuem seus próprios códigos de ética. Num país, por exemplo, sacrificar animais para pesquisa científica pode ser ético, dentro dos princípios da bioética, que rege as pesquisas biológicas. Entretanto, em outro país esta atitude pode desrespeitar os princípios éticos estabelecidos. Além dos princípios gerais que norteiam o bom funcionamento social, existe também a ética de determinados grupos ou locais específicos. Neste sentido, citam-se: ética médica, ética de trabalho, ética empresarial, ética educacional, ética nos esportes, ética jornalística, ética na política, etc. Uma pessoa que não segue a ética da sociedade à qual pertence é chamada de antiética, assim como o ato praticado.

Fundamentos da Ética Antes de tratar sobre qualquer elemento em que se fundamenta a ética, é necessário entender o significado do termo. Este pode ser definido como o resultado do julgamento da sociedade em busca da normatização dos aspectos corretos, em resposta a diversas questões humanas. Para que se inicie um julgamento, é necessário, antes de tudo, que existam as questões. Para tratar destas questões, é necessário um pensamento crítico e racional, a partir do qual se estabelecerão os julgamentos, podendo, dar origem a novos questionamentos.

Fundamentos da Ética Os fundamentos da ética têm como base os estudos da Filosofia, que se entende também como a investigação crítica e racional dos princípios fundamentais relacionados ao mundo e ao homem. Neste sentido, se entende que sem o pensamento filosófico, seria impossível extinguir os questionamentos e definir uma ética completa e coerente.

Ética e Cidadania - Atitude Ética Ser Ético é agir corretamente sem prejudicar os outros. É cumprir com os valores da sociedade em que se vive, mora, trabalha, estuda etc. Ética é tudo que envolve integridade, é ser honesto em qualquer situação, é ter coragem para assumir seus erros e decisões, ser tolerante e flexível, é ser humilde. Todo ser ético reflete sobre suas ações, pensa se fez o bem ou o mal para o seu próximo. É ter a consciência “limpa".

Ética e Cidadania - Atitude Ética Ser Ético é agir corretamente sem prejudicar os outros. É cumprir com os valores da sociedade em que se vive, mora, trabalha, estuda etc. Ética é tudo que envolve integridade, é ser honesto em qualquer situação, é ter coragem para assumir seus erros e decisões, ser tolerante e flexível, é ser humilde. Todo ser ético reflete sobre suas ações, pensa se fez o bem ou o mal para o seu próximo. É ter a consciência “limpa".

Atividade Faça um mapa Mental a respeito do tema ÉTICA

Apresentações dia 24/11 1 ) Eutanásia 2) os transgênicos, 3) a fertilização in vitro, 4) a clonagem e os testes com animais, 6) assédio moral.

A palavra  ética  vem do grego  ethos  e significa  costumes de um grupo  ou sociedade. A ética está relacionada aos costumes de um povo e pode ser definida como a  doutrina moral dos indivíduos.  A ética é uma divisão da ciência política responsável por ditar a maneira como os cidadão deveriam se comportar na pólis

Ética e Cidadania - Atitude Ética Se a política tem como finalidade a vida justa e feliz, isto é, a vida propriamente humana digna de seres livres, então é inseparável da ética. De fato, para os gregos, era inconcebível a ética fora da comunidade política – apóliscomokoinonia ou comunidade dos iguais, pois nela a natureza ou essência humana encontrava sua realização mais alta. Quando se estuda a ética, percebe-se que Aristóteles distinguira entre teoria e prática e, nesta, entre fabricação e ação, isto é, diferenciar a poiesis de práxis. Percebe-se também que reservara à práxis um lugar mais alto do que à fabricação, definindo-a como ação voluntária de uma gente racional em vista de um fim considerado bom. A práxis por excelência é a política.

O pensamento de Aristóteles é que a felicidade (eudemonia) só pode ser alcançada por meio de uma “excelência da alma”. A virtude/excelência pode ser intelectual, adquirida a partir da natureza e aperfeiçoada pelo ensino, e moral, adquirida por hábito.

Ética e Cidadania - Atitude Ética A política se serve das outras ciências práticas e legisla sobre o que é preciso fazer e do que é preciso abster-se; assim sendo, o fim buscado por ela deve englobar os fins de todas as outras, onde se conclui que o fim da política é o bem propriamente humano. Mesmo se houver identidade entre o bem do indivíduo e o da cidade, é manifestamente uma tarefa muito mais importante e mais perfeita conhecer e salvaguardar o bem da cidade, pois o bem não é seguramente amável mesmo para um indivíduo, mas é mais belo e mais divino aplicado a uma nação ou à cidade.

Ética e Cidadania - Atitude Ética Platão identificara a justiça no indivíduo e a justiça na polis. Aristóteles subordina o bem do indivíduo ao Bem Supremo da polis. Esse vínculo interno entre ética e política significava que as qualidades das leis e do poder dependiam das qualidades morais dos cidadãos e vice-versa, isto é, das qualidades da cidade dependiam as virtudes dos cidadãos. Somente na cidade boa e justa os homens podem ser bons e justos; e somente homens bons e justos são capazes de instituir uma cidade boa e justa.

Principais Teorias Éticas Os conceitos éticos são extraídos da experiência e do conhecimento da humanidade. Baseado nas lições de estudiosos da ética, há algumas teorias a respeito da formação dos conceitos éticos, os quais também se denominam como preceitos, apresentados a seguir.

TEORIAS ÉTICAS-ÉTICA DAS VIRTUDES A palavra virtude significa uma qualidade positiva de um indivíduo que o motiva a agir de forma a fazer o bem para si e para os outros.

Sócrates Sua origem está nos filósofos gregos. Sócrates(469-399 a.C )”Defendia a ideia de que as demandas éticas só poderiam ser plenamente resolvidas com o conhecimento de si mesmo por parte dos indivíduos”.

Platão Uma vez alcançado tal conhecimento, o homem teria uma percepção das virtudes o que permitiria uma atuação política e social correta. *Para Platão(427-348 a.C )”A virtude era inata uma qualidade que o indivíduo traz consigo ao nascer e portanto não poderia ser ensinada.

Aristóteles

TEORIAS ÉTICAS-ÉTICA DAS VIRTUDES 4 ETAPAS DA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA MORAL DOS INDIVÍDUOS Anomia=sem lei, sem regras.(instinto pelo prazer ou dor na infância, não conseguindo relacionar as atitudes as regras morais) Heteronomia=lei estabelecida por outros.(a criança obedece para receber recompensa ou evitar castigo)

TEORIAS ÉTICAS-ÉTICA DAS VIRTUDES 4 ETAPAS DA FORMAÇÃO DA CONSCIÊNCIA MORAL DOS INDIVÍDUOS Socionomia =lei e regras.(interiorizada pelo convívio social) Autonomia=lei própria.(passa a comportar-se de acordo com as normas morais)

TEORIAS ÉTICAS-ÉTICA RELIGIOSA É uma ética delimitada por parâmetros religiosos: Os mandamentos de Deus tem o caráter de imperativos supremos. Na concepção cristã o ato de matar e de roubar não se justificam pois seriam contrários aos ensinamentos bíblicos universais “Não matarás”.

O relativismo moral : O relativismo moral é a teoria que conceitua as afirmações morais (isso é bom, aquilo é mau) como relativas à cultura. Para o relativista moral, não existe algo objetivamente bom ou mau; o relativista moral afirma que algo considerado mau em determinada cultura pode ser considerado bom em outra cultura. O relativista moral tende a considerar que “bom” é aquilo que é socialmente aprovado e “mau” é aquilo que é socialmente desaprovado em determinada cultura .

O absolutismo moral: O absolutismo moral é a teoria que afirma que existem valores morais objetivos. Para o absolutista moral, uma ação é boa ou má, independentemente da cultura à qual o agente pertença. O absolutista moral parte de princípios éticos definidos e deles deduz suas proposições morais.

O absolutismo moral:

O utilitarismo: O utilitarismo é a teoria que afirma que se deve buscar maximizar os benefícios e minimizar os malefícios para a maior quantidade de pessoas. O utilitarista faz uma espécie de cálculo ético para chegar à conclusão de que uma ação é boa (a que maximiza os benefícios e minimiza os malefícios) e outra é má (a que não maximiza os benefícios e/ou não minimiza os malefícios).

Principais Teorias Éticas O fundamentalismo: Esta teoria propõe que os conceitos éticos sejam obtidos de uma fonte externa ao ser humano, a qual pode ser um livro (como a Bíblia), um conjunto de regras, ou até mesmo outro ser humano. A teoria kantiana: Defendida por Emanuel Kant, propõe que o conceito ético seja extraído do fato de que cada um deve se comportar de acordo com princípios universais.

Princípios Universais Quais são os 10 Princípios do Pacto Global da ONU? proteção aos direitos humanos; não participação em violações desses direitos; apoio à liberdade de associação e à negociação coletiva; eliminação do trabalho escravo; abolição efetiva do trabalho infantil; fim da discriminação no emprego;

A teoria contratualista Baseada nas ideias de John Locke e Jean Jacques Rousseau, parte do pressuposto de que o ser humano assumiu com seus semelhantes a obrigação de se comportar de acordo com as regras morais, para poder conviver em sociedade. Os conceitos éticos seriam extraídos, portanto, das regras morais que conduzissem à perpetuação da sociedade, da paz e da harmonia do grupo social.

Se divida em grupo e pesquise, dê exemplos e elabore uma pergunta ao outro grupo a) A ética da convicção, entendida como deontologia (estudo dos deveres); b) A ética da responsabilidade, conhecida como teleologia (estudo dos fins humanos).
Tags