Concordância verbal Principais regras de concordância verbal
Concordância do verbo com o sujeito simples O VERBO CONCORDA COM O NÚCLEO DO SUJEITO EM PESSOA (1ª, 2ª 3ª PESSOA) E NÚMERO (SINGULAR/PLURAL)
A primavera morrerá. As primaveras morrerão. A criança comeu muito chocolate. As crianças comeram muito chocolate .
OUTRAS OCORRÊNCIAS VERBO + SE Quando a partícula SE for pronome e indicar voz passiva, a concordância se faz pela regra geral: o sujeito concorda em número e pessoa com o verbo. Nunca se discutiu a questão. OU Nunca se discutiram as questões.
Orações passivas sintéticas Vende-se casa . Vendem-se casas . (Síntese de Casa é vendida ou Casas são vendidas) Não se faz mais filho como antigamente. Não se fazem mais filhos como antigamente. (Síntese de “Filhos não são mais feitos como antigamente”)
Verbo + se (Indeterminando o sujeito) Quando o verbo aparece na 3ª pessoa do singular acompanhado da partícula SE temos sujeito indeterminado, portanto, se não há sujeito, o verbo deve permanecer no singular. Naquela época, não se dispunha de informações atualizadas. OU Naquela época, não se dispunha de informação atualizada.
M ais exemplos com sujeito indeterminado. Vive-se melhor na fazenda. Vive-se melhor nas fazendas. Precisa-se de vendedores. Precisa-se de vendedor.
Expressões partitivas/quantitativas Quando o sujeito for constituído por expressões quantitativas ( a maior parte de, a maioria, grande número de, metade de, etc.) a concordância varia conforme a necessidade do falante/escritor.
A maioria dos torcedores apoiou o técnico. A maioria dos torcedores apoiaram o técnico.
Metade dos alunos fez o trabalho . Metade dos alunos fizeram o trabalho. A maioria das pessoas não sabe isso . A maioria das pessoas não sabem isso. Grande parte dos homens ficou preocupada . Grande parte dos homens ficaram preocupados .
Que/Quem no lugar de sujeito Quando os pronomes relativos que ou quem funcionarem como sujeito, a concordância se dará das seguintes maneiras:
SUJEITO VERBO PRONOME RELATIVO QUE CONCORDA COM O ANTECEDENTE DO PRONOME RELATIVO PRONOME RELATIVO QUEM FICA NA 3ª PESSOA DO SINGULAR
Fernando é um dos alunos que participará/participarão da reunião. Foram os pais de Fernando quem comprou o carro. Foram os pais de Fernando quem compraram o carro.