Conflitos em Processos-UFABC-2021_v2.pptx

marciacsbevilaqua 27 views 16 slides Aug 27, 2025
Slide 1
Slide 1 of 16
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16

About This Presentation

Conflitos em Processos


Slide Content

Conflitos em Processos São Paulo, 21 de outubro de 2021

Marcia Cardozo dos Santos Bevilaqua, 44 anos, casada, uma filha de 12 anos (Carol) e uma de 3 anos (Molly) Pós-Graduada como Especialista em Gestão da Qualidade e Inovação de Produtos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Graduada como Tecnóloga Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como facilitadora de grupos e de processos de desenvolvimento organizacional e tem o propósito profundo de iluminar a jornada de desenvolvimento das pessoas, facilitando o encontro com sua essência e despertando a vontade de buscar o melhor de si, para atuar no mundo com consciência, equilíbrio e responsabilidade. Experiência de mais de 15 anos como consultora interna, facilitadora e/ou coordenadora de projetos de: implantação/manutenção de sistemas de gestão, transformação de processos (mapeamento, modelagem, análise e melhoria), implantação de indicadores de desempenho, manualização de procedimentos; e de desenvolvimento organizacional de times e organizações. Atuou como Professora das disciplinas “Gestão por Processos” e de “Sistema de Gestão da Qualidade” de um curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Gestão Pública.

Conflitos em Processos... O que falar sobre esse assunto?

Conflitos em Processos Executados e gerenciados por seres humanos

Agenda Diferenças X Conflitos Sociais Modificações nas formas de funcionamento do SH 7 Soluções clássicas 2 3 4 1 3 Formas de Funcionamento Ser Humano

MOGGI, Jaime. Liderando pela essência. Antroposófica : São Paulo. Ebook LUMO - Ser humano natural e integrado - Acervo Lumo - http://www.lumo.net.br Conceitos do filósofo, educador e artista Rudolf Steiner (1861-1925). É parte de um conceito maior denominado Antroposofia , que é uma forma de ler e interpretar a vida Pensar, Sentir e Querer: três formas de funcionamento do Ser Humano O Pensar : o mundo exterior se desmaterializa e se torna imagem interior. O Sentir : está em polaridades (simpatia X antipatia), fazendo a ponte entre o Pensar e o Querer. Está em constante troca com o mundo interior e exterior. O Querer : a imagem interior se materializa no mundo exterior. Cabeça Tronco Membros Cérebro frio Lógico / racional Consistente e claro Conteúdo Informação Análise crítica Comparação Reação Simpatia Antipatia Emoções Relações Coragem = agir com o coração Ação consciente Responsabilidade

Diferenças X Conflitos Sociais “Todos os conflitos sociais têm por base diferenças , mas nem todas as diferenças constituem-se já conflitos”. Ter diferenças é a coisa mais natural do mundo. Percebemos a maioria das coisas de forma diferente: P: Conceitos, imaginações e pensamentos S: Sentimentos e emoções Q: Direções das ações Friedrich Glasl, Autoajuda em conflitos (título original: Confronting Conflict: A first-aid kit for handling conflict. São Paulo: Antroposófica).

1) Diferenças no perceber, imaginar, p ensar 2) Diferenças no Sentir 3) Diferenças no Querer / Agir levam a... levam a... levam a... 4) Comportamentos do ator A ...que... 5) São vivenciados pelo ator B de forma inconveniente (estorvo) ou ou Diferenças X Conflitos Sociais Ator A Friedrich Glasl, Autoajuda em conflitos (título original: Confronting Conflict: A first-aid kit for handling conflict. São Paulo: Antroposófica).

“ Conflito social é uma interação entre atores (indivíduos, grupos, organizações e etc...) em que no mínimo um ator vivencia incompatibilidades no pensar/imaginar/perceber , e/ou sentir , e/ou querer com o outro ator (outros atores), de maneira que na realização surja um estorvo por intermédio de um outro ator (ou outros atores)” Friedrich Glasl, Autoajuda em conflitos (título original: Confronting Conflict: A first-aid kit for handling conflict. São Paulo: Antroposófica).

Em situações de conflito ocorre... além disso... Modificações nos funcionamentos do Pensar, Sentir e Querer Friedrich Glasl, Autoajuda em conflitos (título original: Confronting Conflict: A first-aid kit for handling conflict. São Paulo: Antroposófica).

Atenção seletiva: algumas coisas são vistas nitidamente e outras não. Ameaças são vistas com mais clareza, outras coisas são ignoradas. Qualidades “do inimigo”: as incômodas se sobressaem, as boas são ignoradas. Distorções: acontecimentos percebidos com vieses e simplificação de fatos complexos. Confirmação de preconceitos e premissas: só é visto o que coincide com a própria opinião e modelo mental. Surgem generalizações e globalizações, imagens em preto-e-branco, conceitos e imaginações polarizadas, desenfocando a pessoa da vida real. Modificações nos funcionamentos do Pensar, Sentir e Querer Friedrich Glasl, Autoajuda em conflitos (título original: Confronting Conflict: A first-aid kit for handling conflict. São Paulo: Antroposófica). Armadura da insensibilidade: aumento da sensibilidade, insegurança e desconfiança. Sentimentos seletivos: reserva para o outro somente sentimentos negativos. Antipatia: perda da simpatia pelo oponente. Refém dos próprios sentimentos e humores: perda do acesso ao outro pela intuição. Vontade unilateral e radical: redução das possibilidades e endurecimento nas ações. Risco de fanatismo e isolamento.

Com o passar do tempo do conflito, os efeitos negativos de todos esses problemas mencionados se intensificam, pois eles não acontecem de forma isolada e geram um “contágio” entre si. “Como você só vê coisas desagradáveis em seu oponente , acha-o cada vez mais antipático e endurece sua vontade contra ele; com isso concentra-se na percepção, ainda mais no comportamento dele que lhe é incômodo, insistindo em medidas duras, responde amargamente, etc...” Depois de algum tempo, vem a pergunta: “Eu tenho um conflito ou o conflito tem a mim?” A Grande Questão... Friedrich Glasl, Autoajuda em conflitos (título original: Confronting Conflict: A first-aid kit for handling conflict. São Paulo: Antroposófica).

As 7 soluções clássicas do conflito Conteúdo do Módulo III da Formação Liderança Realizadora da LUMO Liderança. http://lumo.net.br/

“O conflito é algo criativo, o que é negativo é o confronto. O conflito é a divergência de postura, o confronto é a tentativa de anular a outra pessoa.” Mario Sérgio Cortella Filósofo

Bibliografia sugerida Autoajuda em CONFLITOS – Friedrich Glasl Uma metodologia para reconhecimento e solução de conflitos em organizações.

Marcia Cardozo dos Santos Bevilaqua linkedin.com/in/ marcia - bevilaqua - brilli -desenvolvimento [email protected] https://www.brilliamarte.com.br +55 (11) 95109-1845