Conflitos em Processos São Paulo, 21 de outubro de 2021
Marcia Cardozo dos Santos Bevilaqua, 44 anos, casada, uma filha de 12 anos (Carol) e uma de 3 anos (Molly) Pós-Graduada como Especialista em Gestão da Qualidade e Inovação de Produtos pela Universidade Presbiteriana Mackenzie e Graduada como Tecnóloga Civil pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Atua como facilitadora de grupos e de processos de desenvolvimento organizacional e tem o propósito profundo de iluminar a jornada de desenvolvimento das pessoas, facilitando o encontro com sua essência e despertando a vontade de buscar o melhor de si, para atuar no mundo com consciência, equilíbrio e responsabilidade. Experiência de mais de 15 anos como consultora interna, facilitadora e/ou coordenadora de projetos de: implantação/manutenção de sistemas de gestão, transformação de processos (mapeamento, modelagem, análise e melhoria), implantação de indicadores de desempenho, manualização de procedimentos; e de desenvolvimento organizacional de times e organizações. Atuou como Professora das disciplinas “Gestão por Processos” e de “Sistema de Gestão da Qualidade” de um curso de Pós-Graduação Lato Sensu – Especialização em Gestão Pública.
Conflitos em Processos... O que falar sobre esse assunto?
Conflitos em Processos Executados e gerenciados por seres humanos
Agenda Diferenças X Conflitos Sociais Modificações nas formas de funcionamento do SH 7 Soluções clássicas 2 3 4 1 3 Formas de Funcionamento Ser Humano
MOGGI, Jaime. Liderando pela essência. Antroposófica : São Paulo. Ebook LUMO - Ser humano natural e integrado - Acervo Lumo - http://www.lumo.net.br Conceitos do filósofo, educador e artista Rudolf Steiner (1861-1925). É parte de um conceito maior denominado Antroposofia , que é uma forma de ler e interpretar a vida Pensar, Sentir e Querer: três formas de funcionamento do Ser Humano O Pensar : o mundo exterior se desmaterializa e se torna imagem interior. O Sentir : está em polaridades (simpatia X antipatia), fazendo a ponte entre o Pensar e o Querer. Está em constante troca com o mundo interior e exterior. O Querer : a imagem interior se materializa no mundo exterior. Cabeça Tronco Membros Cérebro frio Lógico / racional Consistente e claro Conteúdo Informação Análise crítica Comparação Reação Simpatia Antipatia Emoções Relações Coragem = agir com o coração Ação consciente Responsabilidade
Diferenças X Conflitos Sociais “Todos os conflitos sociais têm por base diferenças , mas nem todas as diferenças constituem-se já conflitos”. Ter diferenças é a coisa mais natural do mundo. Percebemos a maioria das coisas de forma diferente: P: Conceitos, imaginações e pensamentos S: Sentimentos e emoções Q: Direções das ações Friedrich Glasl, Autoajuda em conflitos (título original: Confronting Conflict: A first-aid kit for handling conflict. São Paulo: Antroposófica).
1) Diferenças no perceber, imaginar, p ensar 2) Diferenças no Sentir 3) Diferenças no Querer / Agir levam a... levam a... levam a... 4) Comportamentos do ator A ...que... 5) São vivenciados pelo ator B de forma inconveniente (estorvo) ou ou Diferenças X Conflitos Sociais Ator A Friedrich Glasl, Autoajuda em conflitos (título original: Confronting Conflict: A first-aid kit for handling conflict. São Paulo: Antroposófica).
“ Conflito social é uma interação entre atores (indivíduos, grupos, organizações e etc...) em que no mínimo um ator vivencia incompatibilidades no pensar/imaginar/perceber , e/ou sentir , e/ou querer com o outro ator (outros atores), de maneira que na realização surja um estorvo por intermédio de um outro ator (ou outros atores)” Friedrich Glasl, Autoajuda em conflitos (título original: Confronting Conflict: A first-aid kit for handling conflict. São Paulo: Antroposófica).
Em situações de conflito ocorre... além disso... Modificações nos funcionamentos do Pensar, Sentir e Querer Friedrich Glasl, Autoajuda em conflitos (título original: Confronting Conflict: A first-aid kit for handling conflict. São Paulo: Antroposófica).
Atenção seletiva: algumas coisas são vistas nitidamente e outras não. Ameaças são vistas com mais clareza, outras coisas são ignoradas. Qualidades “do inimigo”: as incômodas se sobressaem, as boas são ignoradas. Distorções: acontecimentos percebidos com vieses e simplificação de fatos complexos. Confirmação de preconceitos e premissas: só é visto o que coincide com a própria opinião e modelo mental. Surgem generalizações e globalizações, imagens em preto-e-branco, conceitos e imaginações polarizadas, desenfocando a pessoa da vida real. Modificações nos funcionamentos do Pensar, Sentir e Querer Friedrich Glasl, Autoajuda em conflitos (título original: Confronting Conflict: A first-aid kit for handling conflict. São Paulo: Antroposófica). Armadura da insensibilidade: aumento da sensibilidade, insegurança e desconfiança. Sentimentos seletivos: reserva para o outro somente sentimentos negativos. Antipatia: perda da simpatia pelo oponente. Refém dos próprios sentimentos e humores: perda do acesso ao outro pela intuição. Vontade unilateral e radical: redução das possibilidades e endurecimento nas ações. Risco de fanatismo e isolamento.
Com o passar do tempo do conflito, os efeitos negativos de todos esses problemas mencionados se intensificam, pois eles não acontecem de forma isolada e geram um “contágio” entre si. “Como você só vê coisas desagradáveis em seu oponente , acha-o cada vez mais antipático e endurece sua vontade contra ele; com isso concentra-se na percepção, ainda mais no comportamento dele que lhe é incômodo, insistindo em medidas duras, responde amargamente, etc...” Depois de algum tempo, vem a pergunta: “Eu tenho um conflito ou o conflito tem a mim?” A Grande Questão... Friedrich Glasl, Autoajuda em conflitos (título original: Confronting Conflict: A first-aid kit for handling conflict. São Paulo: Antroposófica).
As 7 soluções clássicas do conflito Conteúdo do Módulo III da Formação Liderança Realizadora da LUMO Liderança. http://lumo.net.br/
“O conflito é algo criativo, o que é negativo é o confronto. O conflito é a divergência de postura, o confronto é a tentativa de anular a outra pessoa.” Mario Sérgio Cortella Filósofo
Bibliografia sugerida Autoajuda em CONFLITOS – Friedrich Glasl Uma metodologia para reconhecimento e solução de conflitos em organizações.