Construtivismo

martamariaresende 1,640 views 25 slides Dec 04, 2012
Slide 1
Slide 1 of 25
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

CONSTRUTIVISMO

APRESENTAÇÃO Marta Resende nº 54171 Universidade de Trás - os - Montes e Alto Douro Professor: Pedro Rosário

S ignificado O Construtivismo  foi um movimento estético instaurado na  Rússia,   em 1914 , que negava a arte pura e assimilava influências da indústria. É uma das correntes teóricas empenhadas em explicar como a inteligência humana se desenvolve partindo do princípio de que o desenvolvimento da inteligência é determinado pelas ações mútuas entre o indivíduo e o meio. A ideia é que o homem não nasce inteligente, mas também não é passivo sob a influência do meio, isto é, responde aos estímulos externos, agindo sobre eles para construir e organizar o seu próprio conhecimento, de forma cada vez mais elaborada.

 A palavra  C onstrutivismo refere-se a uma série de correntes de pensamento, em diferentes áreas do conhecimento: Na   E ducação , o  Construtivismo  é uma teoria a respeito do aluno. Na   F ilosofia , o  Construtivismo  é uma corrente surgida como uma crítica ao r ealismo  m edieval e ao racionalismo clássico .

Na   M atemática , o Construtivismo é entendido como um resultado da ação interativa / reflexiva com o meio ambiente e / ou com atividades. É visto como uma construção humana constituída por estruturas e relações abstratas entre formas e grandezas reais ou possíveis.  O   Construtivismo  também é uma corrente de pensamento nas  C iências P olíticas  e na teoria das  relações internacionais.

Quem contribuiu para o Construtivismo ? Jerome Bruner Jean Piaget Lev Vygotshy John Dewey

Jerome Bruner

Nasceu em Nova Iorque , a 1 de outubro de 1915. F oi um psicólogo muito influente . A sua preocupação com a Psicologia Cognitiva levou a um interesse particular sobre o desenvolvimento cognitivo das crianças.

Jean Piaget

● Nasceu a 9 de agosto de 1896, na Suiça. ● F oi epistemólogo e psicólogo. ● D esenvolveu a teoria da Aprendizagem Cognitiva . ● Considerava que as crianças são aprendizes ativos, que constroem um novo conhecimento através de diferentes etapas cognitivas, construindo sobre o que elas já sabem. Para Piaget, a inteligência do indivíduo pode ser exercitada, pois os indivíduos desenvolvem-se intelectualmente a partir de exercícios e estímulos oferecidos pelo meio que os rodeia. Quanto mais complexa for a interação do indivíduo com o meio, mais “inteligente” será o indivíduo.

Etapas cognitivas de Piaget Período Sensório -motor : :  A aprendizagem ocorre principalmente através dos sentidos das crianças. Período Simbólico :  É o período da fantasia, a criança pode criar imagens mentais ; é o mundo do “ faz de conta ”. Período Pré-operatório :  As crianças começam a utilizar símbolos e imagens. É a idade dos “Porquês”. Período Operatório C oncreto :  A s crianças começam a pensar logicamente. Já é capaz de discutir diferentes pontos de vista. Período Operatório Abstrato :  As crianças começam a pensar de uma forma abstrata. É a abertura “para todos os possíveis”

Lev Vygotshy

Nasceu a 17 de Novembro de 1896, na Bielo-Rússia. F oi psicólogo.  D esenvolveu a teoria da Cognição S ocial , que afirma que a cultura é o principal fator do desenvolvimento individual.

T eorizou que a educação cultural de uma criança afeta profundamente o desenvolvimento das aprendizagens.

John Dewey

Nasceu a 20 de Outubro de 1859, nos EUA. F oi filósofo e pedagogo. A creditava que a aprendizagem deve ser atraente para os alunos, ou seja, vão aprender melhor se estiverem interessados .

Teve uma grande influência sobre o sistema de educação. Acreditava que se deve educar a criança como um todo  física, mental e social  não tendo apenas a preocupação de lhe apresentar/ enunciar factos e informações.

CARTAZES CONSTRUTIVISTAS

REFLEXÃO O Construtivismo atravessou / atravessa diversas áreas do Conhecimento , desde a Educação , passando pela Filosifia , Matemática e Ciências Políticas . O Construtivismo tem como princípio fundamental o facto de considerar que a inteligência de cada um é influenciada pelo meio cultural em que se insere , ou seja , o indivíduo adquire novos conhecimentos à medida em que vai fazendo a síntese entre o “ eu ” e o meio que o rodeia , agindo e reagindo sobre o meio , construindo o seu próprio conhecimento . Há , portanto , uma influência recíproca entre o indivíduo e o meio .

CONCLUSÃO Com este trabalho apronfundei o meu conhecimento sobre o Construtivismo . A sua elaboração serviu como uma boa ferramenta de estudo . Sobretudo , no que respeita à técnica de cartazes , pude verificar como esta teoria esteve , e continua a estar , ao serviço de ideologias políticas e sociais . Por conseguinte , gostei de elaborar este trabalho , pois é um tema cativante , que me despertou uma grande curiosidade em querer saber mais.

BIBLIOGRAFIA http ://www.crmariocovas.sp.gov.br/dea_a.php?t= 011 http ://livrosdamara.pbworks.com/ foquee_construtivismo.pdf http ://www.esec-josefa-obidos.rcts.pt / http://www.chasqueweb.ufrgs.br/~slomp/vygotsky/construtivismo-em- vygotsky.htm http://officinadamente.wordpress.com/2008/08/26/construtivismo-piaget-inteligencia-e-aprendizagem / http ://meuartigo.brasilescola.com/educacao/teoria-socio-construtivista-um-olhar-sobperspectiva-. htm http ://educarparacrescer.abril.com.br/aprendizagem/john-dewey-307892. shtml
Tags