Bernardo macedo – 53654 História das artes visuais contemporâneas Construtivismo Russo
Pesquisa factual e estética O Construtivismo Russo foi um movimento estético e político que esteve activo desde 1913 até aos anos 40 e teve inicio após a Revolução Soviética. E surgiu com a necessidade de que os artistas deveriam servir as massa e compreender as necessidades do proletariado. Esta posição era defendida pelos pioneiros do construtivismo, Tatlin , Rodchenko e El Lissitzky .
Nasceu num país muito industrializado que tinha passado por uma guerra, e por isso, vigoravam os ideais de paz e união. Este movimento estava muito ligado a ideais trabalhistas e ao estado operário. Atá à época do construtivismo nenhum movimento tinha sido tão influente numa realidade revolucionária ou tinha mostrado o papel social da arte como uma questão política. A arte tornou-se num instrumento de transformação social que revolucionou a consciência do povo.
Nenhum artista russo desta época ficou de fora dos acontecimentos sociais e políticos. Os construtivistas trabalharam em festivais públicos e cartazes de rua para o governo pós-Revolução de Outubro, o que mostra o seu papel político e social. Um dos mais conhecido desses trabalhos pertence a El Lissitzky , e chama-se Beat the Whites with the Red Wedge (1919 ).
O construtivismo pretendia negar a “arte pura” e a ideia de que esta não podia estar num objecto do quotidiano. A arte construtivista inspirava-se na máquina e na industrialização e era utilizada com objectivos sociais e políticos. Os artistas do construtivismo viam-se primeiro como engenheiros e só depois como artistas.
Tatlin , um dos mais importantes artistas russos, defendia que a arte devia servir a revolução e fabricar coisas que pudessem servir o povo e o seu quotidiano. E defendia ainda que a pintura e a escultura deixassem de ter apenas uma função visual e passassem a ser funcionais, ou seja, uma cadeira é igual a uma escultura e uma escultura deve ser funcional como uma cadeira.
O design construtivista tem como elementos principais os traços geométricos, as cores primárias e a utilização da fotomontagem e colagens, podendo até ser abstracto, e também a utilização de tipos de letra modernos e sem serifas. O construtivismo teve expressão em vários tipos de arte como o cinema, o design e a fotografia.
Cartaz Livros, De Rodchenko , 1924
Reflexão Tudo isto mostra-nos o papel do construtivismo na arte moderna e nas questões sociais e políticas na Rússia pós-guerra. Mostra-nos ainda que os construtivistas acreditavam na criação de um novo mundo onde o artista devia ocupar o seu lugar junto do cientista e do engenheiro, e onde a arte devia ser feita de forma a servir o povo e a ser funcional.
conclusão Concluindo, a arte construtivista representa o mundo industrializado, o proletariado e a máquina. É ilustrada, sobretudo, através das formas geométricas, das cores primárias e da fotomontagem ao nível do design. É uma corrente que defende a funcionalidade da arte e foi uma das correntes que teve um papel mais activo e influente a nível social e político num país pós-guerra e pós-revolução.