conto -A incapacidade de ser verdadeiro, Drummond.pptx

209 views 24 slides Jul 19, 2024
Slide 1
Slide 1 of 24
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24

About This Presentation

Contos


Slide Content

LÍNGUA PORTUGUESA CONTO3

OBJETIVOS Ler um conto; Identificar informações explícitas e implícitas; Compreender o sentido de palavras ou expressões. Identificar o uso de discurso direto ou indireto.

CONTEÚDOS Gênero textual conto;

VAMOS LER UM ÓTIMO CONTO? PRESTE BASTANTE ATENÇÃO NA LEITURA POIS TEREMOS UM EXERCÍCIO NA SEQUÊNCIA Disponível em:<https://gph.is/g/4gVpenJ>. Acesso em 08 dez. 2020.

A INCAPACIDADE DE SER VERDADEIRO Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões da independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas. A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. CONTO

Desta vez Paulo não só ficou sem sobremesa como foi proibido de jogar futebol durante quinze dias. Quando o menino voltou falando que todas as borboletas da Terra passaram pela chácara de Siá Elpídia e queriam formar um tapete voador para transportá-lo ao sétimo céu, a mãe decidiu levá-lo ao médico.

Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça: – Não há nada a fazer, Dona Coló. Esse menino é mesmo um caso de poesia. ANDRADE, Carlos Drummond de. Contos plausíveis. 7. ed. Rio de Janeiro: Record, 2006.

Você sabia que a história que acabamos de ler é de um dos maiores escritores do Brasil? Carlos Drummond de Andrade Foi poeta, contista e cronista brasileiro do período do modernismo.

ESSE TEXTO QUE ACABAMOS DE LER É UM CONTO. O conto é um gênero caracterizado por ser uma narrativa literária curta, tendo começo, meio e fim da história narrados de maneira breve, porém o suficiente para contar a história completa.

De acordo com o texto, Paulo era um menino que gostava muito de… A) brigar na escola. B) inventar histórias. C) incomodar os colegas. D) assistir futebol na TV.

De acordo com o texto, Paulo era um menino que gostava muito de… A) brigar na escola. B) inventar histórias. C) incomodar os colegas. D) assistir futebol na TV.

ATIVIDADE 1 Paulo tinha fama de mentiroso. Um dia chegou em casa dizendo que vira no campo dois dragões da independência cuspindo fogo e lendo fotonovelas. A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. Que motivos conduziram as pessoas a achar que Paulo era mentiroso?

CORREÇÃO Ele chegava em casa relatando que viu seres imaginários, falando coisas improváveis e mencionando acontecimentos fantásticos. Considerando-se a realidade concreta, ele falava coisas improcedentes.

ATIVIDADE 2 Leia o trecho do conto. A mãe botou-o de castigo, mas na semana seguinte ele veio contando que caíra no pátio da escola um pedaço de lua, todo cheio de buraquinhos, feito queijo, e ele provou e tinha gosto de queijo. Conforme relatado no trecho do conto “ A incapacidade de ser verdadeiro” de Carlos Drummond de Andrade, apesar de ser castigado, Paulo continuava relatando situações fantasiosas para a mãe. Levante hipóteses: por que isso ocorria?

CORREÇÃO Porque é próprio da criança criar estas situações, imaginar, sonhar. Paulo tem uma imaginação fértil e, possivelmente, como escritor, gosta de imaginar situações e inventar histórias.

O gênero conto é escrito em… A) versos, porque precisa de rimas. B) estrofes, porque agrupa vários versos. C) prosa, ou seja, em parágrafos. D) forma de balões de fala.

O gênero conto é escrito em… A) versos, porque precisa de rimas. B) estrofes, porque agrupa vários versos. C) prosa, ou seja, em parágrafos. D) forma de balões de fala.

ATIVIDADE 3 Releia o diagnóstico do médico. — Não há nada a fazer, Dona Coló. Esse menino é mesmo um caso de poesia. A afirmação do médico confirma a ideia de que Paulo é mentiroso? Explique sua resposta.

Não, o médico acha normal a imaginação criadora do menino e diz que ele tem dons poéticos. CORREÇÃO

Vamos pensar juntos? Com base no conto, como podemos explicar que Paulo é incapaz de ser verdadeiro? O menino é incapaz de ser verdadeiro conforme a mãe julgava correto. Ele criava outra realidade: a “realidade” da fantasia, do sonho e da imaginação.

ATIVIDADE 4 Observe a definição da palavra FAMA: fama s.f. 1 renome; notoriedade: o cantor alcançou a fama rapidamente. 2 reputação; conceito: meu avô tem fama de ranzinza. CEGALLA, Domingos Paschoal. Dicionário escolar da língua portuguesa. São Paulo: Companhia Editora Nacional, 2013. Em que sentido foi usada a palavra fama no conto? O que significa dizer que alguém tem “fama de mentiroso”

Fama, no contexto do conto, significa voz geral, voz pública, reputação, conceito. Quando alguém tem fama de mentiroso, isso significa que todos sabem disso. Portanto o sentido é o da acepção 2 citada na definição do dicionário. CORREÇÃO

Vamos pensar juntos? Após o exame, o Dr. Epaminondas abanou a cabeça: – Não há nada a fazer, Dona Coló. Esse menino é mesmo um caso de poesia. No trecho destacado, foi utilizado discurso direto ou indireto? Foi utilizado o discurso direto, ou seja, a fala integral do Dr. Epaminondas. O uso do travessão reforça a ideia de uso do discurso direto.

RESUMINDO NA AULA DE HOJE : Lemos um conto; Identificamos informações explícitas e implícitas; Compreendemos o sentido de palavras ou expressões. Identificamos o uso de discurso direto ou indireto.
Tags