No começo de nosso curso convidamos você a assistir o vídeo “Os perigos da história única”. Você se lembra? Nele, Chimananda conta que lia somente livros em que haviam crianças brancas, que brincavam na neve e comiam maças. Sendo que na Nigéria não haviam muitas crianças brancas, não...
No começo de nosso curso convidamos você a assistir o vídeo “Os perigos da história única”. Você se lembra? Nele, Chimananda conta que lia somente livros em que haviam crianças brancas, que brincavam na neve e comiam maças. Sendo que na Nigéria não haviam muitas crianças brancas, não havia neve e ninguém comia maça. Quando ela começou a escrever livros, ainda criança, escrevia histórias sobre as mesmas crianças brancas que ela via nos livros. Acreditava que não era possível existirem livros de crianças negras e que vivessem coisas diferentes da neve e das maças. Precisamos oferecer as nossas crianças a oportunidade de se relacionar com diferentes culturas e diferentes personagens em histórias também diferentes. A literatura afro-brasileira oferece uma riquíssima diversidade de livros e histórias que podem ser trabalhadas com as crianças durante todo o ano letivo.
Alguns dos contos, selecionamos para você, outros, temos certeza de que você descobrirá para desenvolver seu trabalho. Alguns contos africanos têm função semelhante aos contos de Esopo que possuem um ensinamento e uma reflexão, outros falam da origem do universo ou do porquê de algumas características de animais. Vejamos então, algumas histórias: