Cultura catarinense

Cargnin 2,667 views 11 slides Nov 26, 2017
Slide 1
Slide 1 of 11
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11

About This Presentation

Slides elaborados para a disciplina de Artes no Ensino Médio.


Slide Content

CULTURA CATARINENSE FORMATAÇÃO DOS SLIDES: PROF.ª ANA BEATRIZ CARGNIN

A cultura de Santa Catarina reflete as variadas etnias presentes no Estado. Grupos fol clóricos mantêm viva a herança dos imigrantes, presente também no artesanato, na linguagem, na gastronomia e nas festas típicas tradicionais, que atraem mais de um  milhão de visitantes anualmente.

Renda de Bilro  - É a maior expressão do artesanato local. Na Lagoa da Conceição, na Avenida das Rendeiras, pode-se curtir estas artesãs trabalhando.

Festas Juninas   -Costumam ter como base o calendário religioso. No decorrer das festividades, há queima de fogueiras e fogos, apresentações folclóricas e outros shows. Garantem a preservação das danças portuguesas como a quadrilha, o pau de fita e de alegorias como o tradicional casamento caipira.

Festa do Divino  - De aspectos religiosos, mas antes de tudo um acontecimento popular, a festa culmina com uma procissão que desemboca na casa do Imperador. As pessoas desfilam com roupas requintas representando reis, rainhas e príncipes. Em Florianópolis, na Capela do Divino Espírito Santo encontra-se a mais antiga dessas irmandades, fundada em 1773. A bandeira do Divino e os músicos. Na frente do cortejo, alguém leva uma bandeira vermelha, que ao centro tem uma pomba branca para representar o Espírito Santo.

Terno dos Reis  - Os participantes andam de casa em casa com violinos, rebecas, violas entoando canções, cantando o chamado "Terno de Reis". Os visitantes recebem em troca dos donos da casas pelas cantorias, comida, bebida e ajuda para a festa. Realiza-se nas comemorações de final do ano. Adaptado aos folguedos lusitanos, o Terno de Reis canta a história durante o mês de dezembro até o dia 6 de janeiro. Os grupos formados por cantores e instrumentistas percorrem as casas do início da noite ao amanhecer. 

Boi de Mamão  - É o mais conhecido evento folclórico de Santa Catarina. É um misto de dança e demonstração de perícia dos praticantes, similar ao "Bumba-meu-Boi" encontrado no nordeste brasileiro. Os participantes se fantasiam de bonecos como a bernúnçia (que engole pessoas), a Maricota (boneca gigante), os vaqueiros (que montados em cavalos de pau, laçam o boi .

Lendas  - Uma forte componente da tradição açoriana é o culto ao fantástico. As histórias de bruxas, feiticeiras, lobisomem são de arrepiar. Era costume, após lavar os pés na banheira com água quente antes de dormir, ouvir da avó histórias fantásticas, as quais ela dizia serem reais. Coletânea de 13 escritores de Santa Catarina, abordando a magia da cultura açoriana, tema que sempre interessou o pesquisador Franklin Cascaes , que durante mais de 30 anos trabalhou para registrar manifestações culturais que estavam desaparecendo da Ilha de Santa Catarina.

FOLCLORE CATARINENSE: TEATRO DE FANTOCHES ADAPTAR UMA HISTÓRIA/LENDA CATARINENSE PARA EFETUAR UM TEATRO DE FANTOCHES: HISTÓRIAS PARA SORTEIO: A Bela Moça; A Cabeleira; A Lenda da Serpente do Tanque; Sonho da Fortuna; Boitatá; Bruxas de Florianópolis;

AULA PRÁTICA: FANTOCHES TRAZER PARA A PRÓXIMA AULA DE ARTES: 1 Pedaço de Feltro ou TNT; Tesoura; Pistola de Cola Quente e Refil de Cola Quente; Linha e Agulha para costura; Algodão para enchimento da cabeça do fantoche; 1 pedaço de E.V.A. para fazer a cabeça do fantoche; Lã para o cabelo do fantoche. Acessórios diversos (botões, miçangas, bolas de isopor, etc.) para enfeitar o fantoche.

AULA PRÁTICA: CENÁRIO PARA CENÁRIO DE PORTA, TRAZER: 2 metros de Chita ou T.N.T; Tesoura; Pistola de Cola Quente e Refil de Cola Quente; Linha e Agulha para costura (opcional); E.V.A . ou Feltro para enfeitar o cenário; 1 Cabo de Vassoura cortado ao meio, ou ½ metro de PVC. Barbante. PARA CENÁRIO DE CAIXA, TRAZER: 1 Caixa de Papelão grande; Tesoura; Pistola de Cola Quente e Refil de Cola Quente ; 1 Pedaço de tecido para as cortinas Linha e Agulha para costura (opcional); Tecido, E.V.A . ou Feltro para enfeitar o cenário; Barbante.