Introdução Com um território de grande extensão, um passado historicamente rico e uma população de 1,3 biliões de habitantes, a China possui uma importante diversidade cultural. Por ser um país que apresenta um grande crescimento da economia, a China atrai olhares de pessoas de todo o mundo, que procuram informações sobre seus aspetos culturais. Na atualidade, este país junta a cultura tradicional com a modernidade.
Culinária A China tem umas das mais ricas culinárias do planeta. A principal característica da culinária chinesa é o contraste das cores, aromas e sabores de cada prato, uma tradição baseada no yin e yang: os polos contrários que se complementam, além das exóticas iguarias, como carne de cachorro e escorpiões.
Tradições A comida chinesa sólida é comida com pauzinhos chineses ( k'uai-tzu na China, hashis no Japão) e os líquidos com uma colher larga e plana (normalmente de cerâmica). Os chineses consideram ter uma faca na mesa muito selvagem, sendo assim, a maioria dos pratos são preparados em pedaços pequenos, prontos para serem escolhidos e comidos .
Chá Chinês O chá era considerado uma das sete necessidades diárias, sendo as outras a lenha, o arroz, o óleo, o sal , o molho de soja, e o vinagre. Até aos dias atuais o chá é regularmente bebido tanto em ocasiões chinesas casuais quanto formais. Além de bebida, o chá chinês é também usado para referenciar qualquer infusão. O chá chinês também é usado em medicamentos herbários e na culinária chinesa.
Ó pera de Pequim Os argumentos de uma ópera chinesa unem elementos trágicos e cómicos misturados com canto, dança, narrações poéticas e acrobacias. Trata-se de uma dramatização de feitos históricos e lendas populares. Outra forma de representação é um diálogo com uma linguagem muito próxima da fala corrente. Em seu humor amável reflete e critica a sociedade, instruindo e entretendo.
Idioma O mandarim é o idioma oficial d a China, porém, existem outros como wu, cantonês, dialetos min, jin , xiang , kejia , gan , etc. O chinês é o idioma mais falado do mundo, mais de 900 milhões de falantes como língua materna, e serve de língua mãe aos falantes de diferentes dialetos de toda a China. É um dos seis idiomas oficiais da ONU.
Escrita O sistema de escrita chinês é logográfico, ou seja, os grafemas (símbolos) são logogramas que denotam conceitos. A escrita chinesa, em todas suas variantes, é caracterizada pela ausência de um alfabeto . Os logogramas não transcrevem os sons da fala (fonemas), mas significados, e cada grafema pode ser pronunciado de uma forma completamente diferente de acordo com o dialeto .
A Criação da Escrita A lenda conta no Shuowen Jiezi que foi Chang Ji (um enviado do deus Huang Di ) quem inventou a escrita, inspirado em rastos de pássaros e outros animais. Outra versão conta que o criador foi o imperador Fu Shi . Os textos mais antigos estão gravados nos Jiaguwen , carapaças de tartaruga e ossos de boi, na data entre 1500 e 950 a.C., durante a Dinastia Chang.
Mitologia A mitologia chinesa é o conjunto de histórias, lendas e ritos passados de geração para geração de forma oral ou escrita. Há diversos temas na mitologia chinesa, incluindo mitos envolvendo a fundação da cultura chinesa e do Estado chinês. Como em muitas mitologias, acredita-se que ela seja uma forma de relembrar factos passados.
Deuses Yin e Yang : Considerados os primeiros deuses. Yang é a energia masculina, que é ativa, clara, ímpar. Já Yin é a energia feminina, em repouso, escuro, par. Nu Wa : Muito tempo atrás houve um grande dilúvio e todos haviam morrido, exceto por Nu Wa e Fu Hsi , seu marido. Quando o dilúvio secou Nu Wa formou pessoas com bolas de lama e consertou o mundo após o dilúvio. Também era conhecida como deusa da fertilidade. Fu Hsi : Considerado o fundador da China, Fu Hsi foi o primeiro rei chinês, ele estabeleceu as primeiras leis. Era um grande inventor, fez o primeiro calendário, tal como os primeiros instrumentos musicais e o primeiro sistema de escrita chinesa.
Artes Marciais Alega-se que a maioria das artes marciais chinesas e algumas artes marciais japonesas são originárias de Bodhidharma, um monge indiano que viveu alguns anos no Templo Shaolin (um mosteiro budista ), durante sua visita à China no século VI A.C. Estudiosos consideram esta alegação com considerável ceticismo, já que notas históricas e a arqueologia moderna relatam origens mais antigas de algumas técnicas e escolas chinesas.
Algumas Artes Marciais Kung Fu Suai jiao Kak Kan Chun Jing quan do Sanshou
Calendário Chinês O calendário chinês é lunissolar. Cada ano possui doze lunações acarretando em um total de 354 dias. Para não se perder a sincronia com o ciclo solar (de 365,25 dias), são acrescentados a cada oito anos nove dias ao calendário, ou, aproximadamente três lunações. Desta forma não se perde a sincronia nem com o ciclo solar, nem com o lunar.
Horóscopo Chinês Segundo uma antiga lenda chinesa, Buda convidou todos os animais da criação para uma festa de Ano Novo, prometendo uma surpresa a cada um dos animais. Apenas doze animais compareceram e ganharam um ano de acordo com a ordem de chegada: o Rato ou Camundongo; O Boi ou Búfalo; o Tigre; O Coelho; o Dragão; a Cobra ou Serpente; o Cavalo; a Cabra, bode ou Carneiro; o Galo ou Galinha; o Macaco; o Cão; o Porco ou Javali.
A arte chinesa é marcada pela beleza dos vasos em cerâmica pintados, artesanalmente, com motivos culturais da china. A arte em seda também é outro aspeto importante. Arte
FIM Trabalho realizado por: Alexandre Rodrigues Nº1 10ºF Eunice Pereira Nº3 10ºF