Cultura A cultura de Porto Rico é o resultado de grande numeros de influências de povos nativos e estrangeiros, tanto no passado como no presente As manifestações culturais contemporâneas dos portos – riquenhos demostram a riqueza da história da ilha e ajudam a criar identidade do país
Artesanato Um dos objetos do artesanato mais típico de Porto Rico são as redes. Colombo descobriu-as na sua primera visita à ilha e, posteriormente, extenderam-se pelo mundo todo. Ainda fabricam-se redes do jeito tradicional. Outra boa mostra artesanal é a talha de santos, umas figuras talhadas na madeira que representam cenas religiosas ou pequenas imagems de santos
Comidas Tipicas As frituras são as amotras favoritas como tira gosto. Vendem-se nos barracos e também, tem sido incorporadas aos cardápios diários de todos os hotéis. As frituras mais famosas são os chamados tostones (bananas verdes fritadas e amassadas), que costumam servir-se com arroz.
Muitos dos principais pratos da ilha incluem como ingredientes básicos a vitela e o porco. Um dos mais famosos é o leitão, um prato nacional que costuma ser preparado em festas. Pratos do diário feitos em base estão as carnes, que podem ser: cane com cebola, ou carne de porco assada ou preparada com arroz amarelo e gandules.
Musica A musica sempre desempenhou um papel primordial na vida da ilha. Os tainos tinham seus proprios estrumentos e, mais tarde, aristocracia crioula encontrou na musica e a dança melhor forma de entretenimento. Porém, o ritimo bandeira de porto rico é a salsa,produto do encontro das musicas afro-caribenhas como o jazz. A salsa tem situado Porto Rico no mana internacional da musica polpular.
Dança Considera-se que este estilo de dança teve inicio em Havanna (cuba), nem 1951, quando o compositor e violinista Enrique Jorrín ouviu o “ressoar” dos sapatos dos bailarinos e parecia-lhe algo parecido como “cha-cha-cha ”. É chamada de uma dança latino-americana, derivada da dança Danzonette (Porto Rico) e o Danzon (Cuba), tornando-se uma mistura de ritmos Africano com a guitarra espanhola chamado “mambo-rumba”. Foi criado a partir do barulho que os dançarinos faziam nas pistas de dança. Obteve Popularização a partir das grandes bandas, onde já existia em grande evidência os instrumentos de sopro, tendo o seu ascendente mais directo o Mambo.