História - 6ºano Prof . Paulo Gomes CAPÍTULO 2: Cultura e Tempo
CULTURA
Somos iguais em nossas necessidades e direitos...
Mas quanto à cultura somos diferentes...
O que é cultura?! A humanidade é constituída de vários grupos humanos, e cada grupo tem sua cultura, isto é, um jeito próprio de se vestir, se alimentar, construir moradias, fazer festas, agir e pensar.
Não há cultura superior a outra! Conforme a Antropologia, nenhum povo pode ser chamado de “selvagem” ou “primitivo” porque vive ou pensa diferente de outro.
Por que rimos dos outros então?!
Rir das pessoas é etnocentrismo , isto é, julgar o diferente, o outro, com base nos nossos valores e princípios.
TEMPO
Como compreender algo que não conseguimos ver nem pegar?
Tempo cronológico O tempo controlado por relógios e horários é chamado de tempo cronológico.
Diferentes culturas, diferentes calendários Com base em sua cultura, os grupos humanos criaram diferentes calendários , ou seja, diferentes modos de contar e dividir o tempo.
Judeus: contam o tempo a partir da criação do mundo-3760 anos antes do nascimento de Cristo.
Mulçumanos: contam o tempo a partir da ida de Maomé da cidade de Meca para Medina – 622 anos depois de Cristo.
Cristãos: escolheram o nascimento de Cristo para dar início a contagem do tempo.
Nosso calendário No Brasil, adotamos o calendário cristão. Contamos o tempo a partir do nascimento de Jesus Cristo. Ou seja, para nós a História está dividida em fatos que ocorreram antes ou depois de Cristo nascer. Exemplo: a cidade de Roma, na Itália, foi fundada em 753 a.C. (753 anos antes de Cristo). Já a penicilina foi descoberta em 1928. Isto quer dizer que quando se fez essa importante descoberta tinham-se passado 1928 anos do nascimento de Cristo.
Nosso calendário divide o tempo em dias, mês, ano, década (10 anos), século (100 anos) e milênio (1000 anos). Se estamos no ano de 2013, queremos dizer que já se passaram dois milênios, uma década e dois anos completos do nascimento de Jesus Cristo.
Século O século é uma unidade de tempo muito utilizada pelos historiadores e é, geralmente, escrito em algarismo romano: século I, século III, século XX, e assim por diante. Um século equivale a um período de 100 anos.
Há duas regras práticas para saber a que século pertence determinado ano. 1. Quando o ano terminar em 00, basta eliminá-los, e o número que sobrar indicará o século. Exemplo: 1500 – século XV (século 15 ) 2. Quando o ano não terminar em 00, basta eliminar os dois últimos algarismos e somar 1 ao número que sobrou, e você terá o século. Exemplo: 2013 - 20 + 1 = 21 – século XXI
Para representar e ordenar os fatos em uma sequências cronológicas, utiliza-se a linha de tempo , que pode ser construída usando-se qualquer unidade de tempo: anos, décadas, séculos...
Tempo Histórico É um tempo relacionado às experiências coletivas dos seres humanos, à história da humanidade. Ou seja, é o tempo resultante das ações dos seres humanos sobre a Terra.
Cada grupo humano tem um tempo e um ritmo que lhe são próprios, por isso as mudanças não ocorrem do mesmo jeito em todo lugar. Brasileiros que vivem em cidades grandes e movimentadas como São Paulo e Rio de Janeiro, estão no mesmo tempo histórico. Os Kayabi (indígenas do Mato Grosso) vivem em um tempo histórico diferente daquele dos habitantes das cidades.
Divisão tradicional da História Pré-História: começa com o surgimento dos primeiros seres humanos e vai até a invenção da escrita, em cerca de 3000 a.C.
Idade Antiga: vai de 3000 a.C. até a queda do Império Romano em 476.
Idade Média: vai de 476 até a invasão da cidade de Constantinopla pelos turcos, em 1453.
Idade Moderna: vai de 1453 até o início da Revolução Francesa, em 1789.
Idade Contemporânea: vai de 1789 até os dias atuais.