CIVILIZAÇÃO CLÁSSICA GRECIA ANTIGA “Cultura grega”
CULTURA GREGA Os gregos dedicaram- se a várias áreas da produção cultural: LITERATURA Homero – Autor dos poemas “Ilíada” e “Odisséia” – Narram sobre a lenda da Guerra de Tróia
Sócrates Os gregos ressaltam a razão, o individualismo, o pensamento, através da filosofia. Platão Aristóteles
Os gregos criaram vários mitos, com o objetivo de passar mensagens para as pessoas e buscar um significado para os fatos políticos, econômicos e sociais. A imaginação fértil deste povo criou personagens e figuras mitológicas das mais diversas. Heróis, deuses, ninfas, titãs e centauros habitavam o mundo material, influenciando em suas vidas. Os gregos consultavam os oráculos para saber sobre as coisas que estavam acontecendo e também sobre o futuro. Quase sempre, a pitonisa, sacerdotisa, buscava explicações mitológicas para tais acontecimentos. Agradar uma divindade era condição fundamental para atingir bons resultados na vida material. Um trabalhador do comércio, por exemplo, deveria deixar o deus Hermes sempre satisfeito, para conseguir bons resultados em seu trabalho.
Ruínas do Oráculo de Delfos O Oráculo de Delfos foi um grande local sagrado da Grécia Antiga, dedicado ao deus Apolo (deus da luz, sol, profecia e verdade). Ele se localizava no pé do Monte Parnaso (região central da Grécia). O Oráculo de Delfos tornou- se, na antiguidade clássica, um dos mais importantes centros religiosos da Grécia Antiga. Hoje, suas ruínas atraem muitos turistas do mundo todo.
Os principais seres mitológicos da Grécia Antiga eram : Heróis : seres mortais, filhos de deuses com seres humanos. Exemplos : Herácles ou Hércules e Aquiles. - Ninfas : seres femininos que habitavam os campos e bosques, levando alegria e felicidade. - Sátiros : figura com corpo de homem, chifres e patas de bode. - Centauros : corpo formado por uma metade de homem e outra de cavalo. - Sereias : mulheres com metade do corpo de peixe, atraíam os marinheiros com seus cantos atraentes. - Górgonas : mulheres, espécies de monstros, com cabelos de serpentes. Exemplo: Medusa. Quimeras : mistura de leão e cabra, soltando fogo pelas ventas. . Medusa: mulher com serpentes na cabeça
Religião e Deuses gregos Os gregos eram politeístas e seus deuses possuíam forma humana ( antropomórfica ) . De acordo com os gregos, os deuses habitavam o topo do Monte Olimpo, principal montanha da Grécia Antiga. Deste local, comandavam o trabalho e as relações sociais e políticas dos seres humanos. Os deuses gregos eram imortais, porém possuíam características de seres humanos. Ciúmes, inveja, traição e violência também eram características encontradas no Monte Olimpo.
Zeus
Zeus - Deus de todos os deuses, senhor do Céu.. Era considerado, na Grécia Antiga, como o deus dos deuses. Zeus era filho mais jovem do casal de titãs Cronos e Rea . Casou- se com a deusa e irmã Hera (deusa do casamento). Porém, de acordo com a mitologia grega, teve várias amantes (deusas e mortais) e vários filhos destes relacionamentos. Os filhos mais conhecidos de Zeus são: Apolo (deus da medicina e da luz), Atena (deusa da sabedoria, protetora de Atenas e das artes), Hermes (deus do comércio e dos viajantes), Afrodite ( deusa da beleza e do amor, Dionísio (deus do vinho, da alegria) , Herácles (Hércules=herói grego) , Helena (princesa grega) , Minos (rei de Creta), Hefesto (deus do fogo),etc.
AFRODITE POSEIDOM
HADES deus do inferno HERA protetora do lar
APOLO = DEUS DA LUZ
ARTEMIS deusa da caça ARES deus da guerra
ATENA protetora de Atenas CHRONOS pai de Zeus
HERMES, O DEUS DO COMÉRCIO E DOS VIAJANTES
CULTURA GREGA Teatro : a princípio as encenações teatrais tinham significado religioso; com o passar do tempo tornaram- se veículo de crítica social e política. Autores´: Ésquilo, Eurípedes, Aristófanes. Ao lado temos as ruínas do teatro do Epidauro. O Teatro surgiu na Grécia como culto ao Deus do Vinho: Dioniso
As peças teatrais eram encenadas pelos homens que usavam máscaras. Esquema do teatro de Dionísio.
Templo de Atena Niké. Fins do século V a.C. Atenas. É de certa forma a antítese do Partenon. Em seu tamanho diminuto, impõem- se as formas do delicado jônico , a elegância de suas colunas, o primoroso acabamento dos elementos arquitetônicos e de sua ornamentação escultórica.
ESTILOS ARQUITETÔNICOS
A ordem dórica traduz a forma do homem – o masculino Paternon de Atenas - Os templos gregos eram sempre construídos sobre uma base de 4 degraus. - Totalmente em mármore – séc. V a.C.
TIPOS DE COLUNAS GREGAS Coluna Dórica Coluna Jônica Coluna Coríntia
ESCULTURAS GREGAS
As esculturas são marcadas pelo naturalismo, organicidade e simetria.
Maior legado cultural grego A experiência da Democracia ateniense. Filosofia de Sócrates,Platão e Aristóteles. Teatro grego.
SUGESTÕES DE FILMES FÚRIA DE TITÃS ODISSÉIA TRÓIA
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS História Global – Gilberto Cotrim História: Novo Olhar – Marco Pellegrini Imagens Google