CULTURA MATERIAL: conjunto de bens físicos, tangíveis (que podem ser vistos e tocados) que possuem grande valor histórico, artístico, arquitetônico, arqueológico ou social, e cujo interesse é do país a sua preservação , como edifícios históricos, monumentos, centros urbanos, acervos de museus e sítios arqueológicos .
Tipos de Bens do Patrimônio Cultural Material: Os bens do patrimônio material podem ser classificados como móveis ou imóveis :
I móveis: Bens Imóveis: São aqueles que não podem ser retirados do lugar onde estão, como: Núcleos urbanos e cidades históricas: Centros urbanos que conservam as características de diferentes épocas. Edificações: Prédios históricos, igrejas, casarões e fortificações. Sítios arqueológicos e paisagísticos: Locais com importância arqueológica, paleontológica ou que conservam feições naturais importantes. Monumentos e conjuntos arquitetônicos: Obras individuais como o Cristo Redentor ou o Parque da Pampulha .
Funções da cultura material: Identidade e memória: Objetos materiais carregam a herança de um povo e ajudam a construir uma identidade comum e a preservar a memória de um grupo. Interação social: A cultura material está diretamente ligada à vida social, sendo o suporte físico para as interações, as práticas e a reprodução da vida em sociedade. Expressão de valores: Os objetos produzidos refletem o modo de pensar, os valores estéticos, religiosos e até étnicos de uma cultura e de uma sociedade específica .