A Dança A dança é uma das três principais artes cênicas da Antiguidade. As danças eruditas eram dirigidas às camadas sociais instruídas e intelectualizadas. Possui uma coreografia baseada em música clássica de grandes compositores.
No Brasil “ Giselle ” em Lajedo - RS
Tipos De Danças Eruditas
Balé Sapateado Clássico; Contemporâneo.
Ballet (Balé) Princípios básicos: postura ereta ; uso do en dehors (rotação externa dos membros inferiores); movimentos circulares dos membros superiores; verticalidade corporal; disciplina; leveza; harmonia e simetria.
Esse estilo de dança desenvolve a coordenação motora, a capacidade cardiorrespiratória, a força muscular, o equilíbrio, a impulsão e a flexibilidade. Mas quem pensa que os benefícios do balé clássico se resumem ao aspecto físico, não imagina as maravilhas que ele faz à alma. Exercitado através da música clássica, o balé desperta emoções, libera tensões e mobiliza sentimentos. Principais apresentações de balé: O Quebra Nozes Coppélia Don Quixote Giselle A Bela Adormecida
A Bela Adormecida
Coppelia
Giselle
O Quebra Nozes
Balé Clássico Neste tipo de dança é muito exigida a técnica e a perícia do bailarino. Usando simplesmente o corpo, eles conseguem expressar as mais variadas emoções e formam belas e harmoniosas expressões artísticas. Como a técnica foi criada na França, até hoje são usadas palavras francesas para designar passos e posições do balé . Na sua origem, uma busca pelo divino. Para alcança-lo, uso constante de saltos e de sapatilhas de pontas, movimentos que tentam contrariar a gravidade e alcançar o “Alto ”. Utilização de coreografias com narrativas lineares e com temáticas utópicas e/ou românticas.
Balé Contemporâneo ou Balé Moderno É uma forma de dança influenciada pelo balé clássico e pela dança moderna . Este tipo de dança permite uma maior amplitude de movimentos que não são comuns nas escolas tradicionais de balé. Neste estilo de dança a coreografia começa a ter ideologias diferentes. As roupas usadas no Balé Contemporâneo são geralmente colas e malhas, como em uma aula normal, para maior liberdade de movimento aos dançarinos.
Posições básicas do balé
Sapateado
Sapateado Sapateado é um estilo de dança, originalmente irlandesa, na qual os dançarinos produzem sons sincopados, ritmados com os pés. Sem registros históricos que possam precisar datas e locais, sabe-se muito pouco a respeito das origens do sapateado: algumas das suas primeiras manifestações datam de meados do século V. Posteriormente, desenvolveu-se a partir do período da primeira Revolução Industrial. Por volta de 1800, os sapatos foram adaptados especialmente para esta dança. Mais tarde, finas placas de pedra( taps ) passaram a ser fixadas no lugar das moedas, o que aumentou ainda mais a qualidade do som
Alguns passos básicos do sapateado
Stamp – Ponha o seu pé inteiro (calcanhar e dedos ao mesmo tempo) no chão, colocando o peso do seu corpo sobre ele
Stomp – Igual ao passo anterior, mas sem colocar todo o peso do corpo sobre o pé.
Brush – Arraste a planta do pé pelo chão. Seu pé deve estar relaxado, o movimento vem da coxa. Pode ser feito para a frente e para trás.
Step – Ponha um pé no chão e deixe todo o peso do corpo recair sobre esse pé, levantando o outro pé se quiser.
Benefícios da Prática do Sapateado Desenvolve o ritmo e musicalidade; Melhora da coordenação motora; Trabalha a autoestima; Desenvolve o tônus muscular.