De que são feitos os seres vivos

douglasdpmg 9,185 views 21 slides Feb 26, 2018
Slide 1
Slide 1 of 21
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21

About This Presentation

Uma visão geral da biologia - Introdução


Slide Content

De que são feitos os seres vivos?

Todos os  seres vivos  desse Planeta  são feitos   basicamente de átomos de carbono, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio e alguns outros elementos em menor quantidade

Mas o que mesmo é um átomo? O átomo é a unidade fundamental da matéria, é a menor fração capaz de identificar um elemento químico. Ele é formado por um núcleo, que contém nêutrons e prótons, e por elétrons que circundam o núcleo. O termo átomo deriva do grego e significa indivisível.

A principal diferença entre átomos, está no número atômico , que é o número de prótons presentes no núcleo. Esse número atômico é representado por (Z) identifica cada tipo de átomo. Exemplos: átomos de hidrogênio têm um próton em seu núcleo, então seu número atômico (Z) é igual a um. Átomos de carbono têm seis prótons, então seu número atômico é igual a 6.

Molécula Molécula é um  grupo de átomos , iguais ou diferentes, que se  mantêm unidos e que não podem ser separados sem afetar ou destruir as propriedades das substâncias .

Substâncias orgânicas As substâncias orgânicas são aquelas que são formadas pelo elemento carbono . Atualmente, são conhecidos mais de 19 milhões de compostos orgânicos e por isso existe um ramo da Química destinado apenas para o estudo desses compostos, a  Química Orgânica .

Substâncias inorgânicas As substâncias inorgânicas possuem pequenas moléculas e podem ser produzidas dentro e fora dos organismos vivos. As principais são: água, gás oxigênio e sais minerais.

Organização da vida Todos os seres vivos são formados por células. Célula  é a unidade anatômica e fisiológica dos seres vivos. Possuem formatos e tamanhos diferentes. Todas possuem membrana e citoplasma. Algumas possuem núcleo e outras não.

Os seres vivos possuem um nível de organização muito maior do que aqueles encontrados na matéria bruta. Por exemplo, a bactéria (ser vivo), pode ser centenas de vezes menor que um grão de areia, sendo que um grão de areia mede entre 0,25mm e 0,5mm

Célula Procarionte

Trabalho em conjunto No nosso organismo, “partes” trabalham em conjunto e mantêm o organismo funcionando de maneira equilibrada. Tecido → grupo de células dos organismos multicelulares que apresentam estrutura e funções fundamentalmente semelhantes.  Órgão → conjunto de tecidos que interagem para execução de determinadas funções vitais.  Sistema → conjunto de órgãos interconectados harmonicamente em benefício ao equilíbrio do metabolismo.  Organismo → conjunto de todos os sistemas, formando um ser vivo. 

Tecidos

Órgãos

Sistemas

Organismo

M a t é ri a e ene r gi a M e t abo li s m o Metabolismo  (do grego significa "mudança", troca) é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. O termo " metabolismo  celular" é usado em referência ao conjunto de todas as reações químicas que ocorrem nas células. O p r o c e sso m etabó li co se d i v i d e e m do i s g r upo s : Anabo li s m o (rea ç ões de s í n t e s e ) Catabo li s m o (rea ç õ e s de degrada ç ã o ) . 1

M a t é ri a e ene r gi a N u tr içã o A u t o tr ó f ic a C a pa c i d a d e d o s e r v i vo d e p r o d u z i r s e u p r óp r i o a li m e nt o a pa r t i r d a f i x a ç ã o d e d i ó x i d o d e c a r b o no , po r m e i o d e foto ss ínte se o u qu i m i o ss ínte s e . 1 1

M a t é ri a e ene r gi a N u tr içã o H e t e r o tr ó f ica : Q uand o u m o r gan i s mo só c on s eg u e s u b s tan c i a s n u t r i ente s e ene r g i a a pa r t i r d e m até r i a o r g â n i ca p r od u z i d a p o r o ut r o s s e r e s v i v o s . O u s e j a , nã o p r odu z e m s u a p r óp r i a c o m i da . 1 2

Reação e equilíbrio Irritabilidade Irritabilidade, é capacidade dos seres vivos de responderem a estímulos, internos ou externos, ou mudanças no meio. Essa resposta pode ocorrer de várias formas, como o afastamento ou o crescimento em direção a esse estímulo .

Prof : Douglas Domingos Pereira – Biólogo/Professor