Todos os seres vivos desse Planeta são feitos basicamente de átomos de carbono, nitrogênio, hidrogênio, oxigênio e alguns outros elementos em menor quantidade
Mas o que mesmo é um átomo? O átomo é a unidade fundamental da matéria, é a menor fração capaz de identificar um elemento químico. Ele é formado por um núcleo, que contém nêutrons e prótons, e por elétrons que circundam o núcleo. O termo átomo deriva do grego e significa indivisível.
A principal diferença entre átomos, está no número atômico , que é o número de prótons presentes no núcleo. Esse número atômico é representado por (Z) identifica cada tipo de átomo. Exemplos: átomos de hidrogênio têm um próton em seu núcleo, então seu número atômico (Z) é igual a um. Átomos de carbono têm seis prótons, então seu número atômico é igual a 6.
Molécula Molécula é um grupo de átomos , iguais ou diferentes, que se mantêm unidos e que não podem ser separados sem afetar ou destruir as propriedades das substâncias .
Substâncias orgânicas As substâncias orgânicas são aquelas que são formadas pelo elemento carbono . Atualmente, são conhecidos mais de 19 milhões de compostos orgânicos e por isso existe um ramo da Química destinado apenas para o estudo desses compostos, a Química Orgânica .
Substâncias inorgânicas As substâncias inorgânicas possuem pequenas moléculas e podem ser produzidas dentro e fora dos organismos vivos. As principais são: água, gás oxigênio e sais minerais.
Organização da vida Todos os seres vivos são formados por células. Célula é a unidade anatômica e fisiológica dos seres vivos. Possuem formatos e tamanhos diferentes. Todas possuem membrana e citoplasma. Algumas possuem núcleo e outras não.
Os seres vivos possuem um nível de organização muito maior do que aqueles encontrados na matéria bruta. Por exemplo, a bactéria (ser vivo), pode ser centenas de vezes menor que um grão de areia, sendo que um grão de areia mede entre 0,25mm e 0,5mm
Célula Procarionte
Trabalho em conjunto No nosso organismo, “partes” trabalham em conjunto e mantêm o organismo funcionando de maneira equilibrada. Tecido → grupo de células dos organismos multicelulares que apresentam estrutura e funções fundamentalmente semelhantes. Órgão → conjunto de tecidos que interagem para execução de determinadas funções vitais. Sistema → conjunto de órgãos interconectados harmonicamente em benefício ao equilíbrio do metabolismo. Organismo → conjunto de todos os sistemas, formando um ser vivo.
Tecidos
Órgãos
Sistemas
Organismo
M a t é ri a e ene r gi a M e t abo li s m o Metabolismo (do grego significa "mudança", troca) é o conjunto de transformações que as substâncias químicas sofrem no interior dos organismos vivos. O termo " metabolismo celular" é usado em referência ao conjunto de todas as reações químicas que ocorrem nas células. O p r o c e sso m etabó li co se d i v i d e e m do i s g r upo s : Anabo li s m o (rea ç ões de s í n t e s e ) Catabo li s m o (rea ç õ e s de degrada ç ã o ) . 1
M a t é ri a e ene r gi a N u tr içã o A u t o tr ó f ic a C a pa c i d a d e d o s e r v i vo d e p r o d u z i r s e u p r óp r i o a li m e nt o a pa r t i r d a f i x a ç ã o d e d i ó x i d o d e c a r b o no , po r m e i o d e foto ss ínte se o u qu i m i o ss ínte s e . 1 1
M a t é ri a e ene r gi a N u tr içã o H e t e r o tr ó f ica : Q uand o u m o r gan i s mo só c on s eg u e s u b s tan c i a s n u t r i ente s e ene r g i a a pa r t i r d e m até r i a o r g â n i ca p r od u z i d a p o r o ut r o s s e r e s v i v o s . O u s e j a , nã o p r odu z e m s u a p r óp r i a c o m i da . 1 2
Reação e equilíbrio Irritabilidade Irritabilidade, é capacidade dos seres vivos de responderem a estímulos, internos ou externos, ou mudanças no meio. Essa resposta pode ocorrer de várias formas, como o afastamento ou o crescimento em direção a esse estímulo .
Prof : Douglas Domingos Pereira – Biólogo/Professor