População e amostra Termos e conceitos estatísticos População Vejamos o exemplo da recolha de dados sobre as pessoas com idade de eleger os órgãos de governação . Ao conjunto dos jovens com a idade de ir as urnas para as eleições, em Estatística, chama-se população ou universo estatístico . P or outro lado, a cada elemento dessa população chama-se unidade estatística ou indivíduo ou ainda elemento .
P opulação ou universo estatístico é uma colecção de seres com alguma característica comum. Por exemplo , todos os alunos de uma determinada escola; o conjunto de cidades de um determnado país.
Amostra Amostra é u m subconjunto da população ou parte da população . Para estudar as características de uma população , estuda-se uma parte dessa população , e que se denomina amostra . Ou ainda amostra é a recolha de dados para análise estatística de uma parte da população .
Carácter estatístico é uma propriedade que permite caracterizar os indivíduos de uma população . Por sua vez os caracteres estatísticos podem ser: Qualitativos (não mensuráveis ) e quantitativos ( mensuráveis ). Qualitativos ou nominais (não mensuráveis) : Que não se podem medir. Exemplo: A cor dos olhos, profissão, cor dos cabelos, etc. Atenção : No carácter qualitativo podem estabelecer-se diferenças que se chamam de modalidades . Por exemplo: No carácter qualitativo “profissão”, podem se considerar modalidades: professor, médico , electricista , mecânico , etc.
Por outro lado; as modalidades de um carácter devem ser incompatíveis e exaustivas , de forma que cada elemento estatístico pertença a uma e uma só das modalidades a considerar . Quantitativos ou num é ricas (mensuráveis) : Que se podem medir . Exemplo: Pluviosidade, temperatura, altura, idade, etc.
P or vezes usa-se o termo variável para designar carácter . E por sua vez, quando estas variáveis estatísticas são quantitativas, podem ainda se subdividir em: Variáveis discretas e variáveis contínuas . V ariável é discreta quando não pode tomar todos valores de um determinado intervalo real . Por exemplo: As classificações atribuidas numa turma; o número de livros numa estante, o número de irmãos, etc.
Neste caso pode-se dizer que o número de irmãos é uma variável discreta, porque é dado apenas por valores inteiros. Isto é, os valores possíveis para a variável discreta correspondem pontos isolados . Como se ilustra .
Diz-se que uma variável é contínua quando pode tomar, pelo menos teoricamente , todos os valores de um determinado intervalo real. Por exemplo: A velocidade de um avião, em km/h, altura, as temperaturas registadas num determinado lugar durante um dia. Isto é, os valores possíveis para uma variável contínua são a infinidade de valores contidos num dado intervalo real .