Desbravadores: Especialidade Sexualidade

2,570 views 33 slides Mar 12, 2017
Slide 1
Slide 1 of 33
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33

About This Presentation

x


Slide Content

Especialidade: Sexualidade Prof. Ronaldo Santana

Conceito de sexualidade

Dimensões da sexualidade

Dimensão biológica

Dimensão biológica Aparelho reprodutor masculino

Dimensão biológica Aparelho reprodutor masculino Externo.

Dimensão biológica Aparelho reprodutor feminino Interno

Dimensão biológica Aparelho reprodutor feminino Externo

Por que é tão importante chamar esses órgãos pelos nomes corretos?

A puberdade A maioria das meninas começará a puberdade entre 8 e 13 anos de idade, com idade média de 11. A maioria dos meninos começam a puberdade entre 9 e 14 anos de idade, com idade média de 12.

Polução noturna Para os homens, ocorre entre os 12 a 20 anos de idade.

Menstruação A primeira menstruação pode ocorrer entre os 8 e 15 anos.

Por que a higiene genital, tanto masculina quanto feminina, é importante?

Gravidez

Primeiro trimestre 1° Mês Há a origem do zigoto, que se instala no útero após uma série de divisões celulares. Nesse momento, a placenta também começa a se formar, envolvendo o embrião com o líquido amniótico.  Medindo 0,4 e 0,5 cm ao fim do mês. 2° Mês Nessa fase que se inicia a formação do sistema nervoso e dos aparelhos digestivo, circulatório e respiratório. Os olhos, a boca, o nariz, os braços e as pernas também começam a se desenvolver. O comprimento do embrião chega a 4 cm. 3° Mês Essa fase é marcada pelo desenvolvimento do esqueleto , das costelas e dos dedos de mãos e pés. Todos os órgãos internos se formam até o fim do mês, quando o feto mede 14 cm.

Segundo trimestre 4° Mês Nesse período o bebê mede cerca de 16 cm e começa a se movimentar, sugar e engolir . Ele também é capaz de perceber alterações de luz e diferenciar gostos amargos e doces. 5° Mês Nascem os primeiros fios de cabelo, os cílios e as sobrancelhas. Formam-se as trompas e o útero nas meninas e os órgãos genitais dos meninos podem ser vistos no exame de ultrassom . O bebê tem cerca de 25 cm de comprimento e consegue realizar movimentos como franzir a testa e chupar o dedo. 6° Mês O bebê mede cerca de 32 cm e consegue reconhecer sons externos, especialmente a voz e a respiração da mãe. Lábios e sobrancelhas começam a ficar mais visíveis e as pontas dos dedos apresentam sulcos que se tornarão as impressões digitais.

Terceiro trimestre 7° Mês Nesse período ele mede entre 35 cm e 40 cm. Dentro do útero, boceja, abre os olhos, dorme e se movimenta. Os órgãos internos continuam crescendo e ele ouve e reage a estímulos sonoros, como músicas e conversas. 8° Mês O bebê possui 40 cm a 45 cm e começa a se preparar para ficar em posição de parto . Para ajudar a manter a temperatura do bebê depois do nascimento, uma camada de gordura se forma sob a pele. Os pulmões estão quase prontos e os ossos ficam mais resistentes. 9° Mês O bebê mede entre 45 cm e 50 cm, todos os órgãos estão completamente formados e ele já consegue controlar a respiração. Em torno da 40ª semana, ele está preparado para nascer.

Doenças Sexualmente Transmissíveis

HIV & AIDS O que é HIV? O que é AIDS? Como se contrai o HIV? Quanto tempo leva do contágio até o início dos sintomas?

Que testes ou exames médicos podem ser feitos para saber se uma pessoa está infectada ? ELISA Teste western blot  Teste Rápido

Quais cuidados uma pessoa soro positiva necessita? Quais e quantos medicamentos toma por dia ? São 19 tipos de drogas indicadas para inibir o avanço do vírus HIV sobre as células CD4 do sistema imunológico . Um paciente em fase inicial da Aids toma três medicamentos por dia, mas a conta pode triplicar se ele estiver muito debilitado

Dimensão psicologico-afetivo

O que é a aborto? Quais são as consequências físicas e psicológicas envolvidas? Em quais casos o aborto é aconselhável e permitido em seu país?

Consequências do aborto As consequências físicas podem ser: Laceração do colo uterino Perfuração do útero Hemorragias uterinas Infecção uterina secundária. As consequências psicológicas são: Q ueda na autoestima pessoal pela destruição do próprio filho ; Frigidez (perda do desejo sexual); A versão ao marido; C ulpabilidade ou frustração de seu instinto materno; D esordens nervosas Insônia D epressão .

Como reconhecer e se proteger de possíveis abusos sexuais e seus perigos? A quem devemos recorrer em caso de alguém (desconhecido, amigo ou familiar) ter sido abusado ou molestado? Por que é importante não ficar calado?

Quando temos uma dúvida sobre sexualidade, a quem devemos procurar ajuda? Por que amigos da minha idade são “pouco confiáveis” para o assunto?

O que é paixão e o que é namoro? Quando são saudáveis? Quando estão distorcidos e são prejudiciais? Como saber o momento correto para se terminar um namoro? Como terminar uma relação adequadamente?

Dimensão Sócio-Cultural

Qual é o modelo divino para a sexualidade? O que a Bíblia e o Espírito de Profecia dizem a respeito? A sexualidade faz parte de nosso ser, não apenas como uma coisa física, mas como o resultado da combinação espiritual, física e emocional de nosso ser . Gênesis 1:27 assim nos diz: “Criou Deus, pois, o homem à Sua imagem, à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou”. Com esta passagem bíblica podemos tirar algumas conclusões: Somos seres sexuados por criação, a sexualidade faz parte do plano criativo de Deus e nossa masculinidade e nossa feminilidade são a imagem de Deus, são representações da imagem de Deus.

A sexualidade que Deus nos deu inclui a relação sexual: “tornando-se uma só carne” de Gênesis 2:24, se refere à relação sexual. O texto nos dá a entender que havia um relacionamento completamente franco, aberto e íntimo entre o casal.

O que é masturbação e qual é a posição da Igreja Adventista do Sétimo Dia sobre esse ato? Que outro nome Ellen White usa para se referir à masturbação? A masturbação é o ato da estimulação dos órgãos genitais, manualmente ou por meio de objetos, com o objetivo de obter prazer sexual . O plano divino não é “que o homem esteja só” ( Gn 2:18), mas que se realize sexualmente no casamento (ver Gn 2:24; Êx 20:14; Pv 5:18; 6:20-35; 7:1-27 ). A despeito de ser encarada positivamente por muitos médicos e sexólogos contemporâneos, a masturbação é uma negação direta do princípio bíblico de que “a mulher não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim o marido; e também, semelhantemente, o marido não tem poder sobre o seu próprio corpo, e sim a mulher” (I Co 7:4).

EGW também nos fala segundo escrituras inspiradas por Deus que os jovens não podem ser cristãos a menos que cessem inteiramente a praticar esse vicio , destruidor do corpo e alma. Ela fala que nessas pessoas viciadas nesse habito de abuso próprio é impossível desperta-lhes a sensibilidades morais para apreciarem as coisas eternas, ou deleitar-se nos exercícios espirituais. Declarando a masturbação de vício secreto (Testemunhos para a igreja, v.2, p.470)