Descrição das normas da abnt 2024- metodologia cientifica

ferreiraericaluana 128 views 67 slides Aug 31, 2025
Slide 1
Slide 1 of 67
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40
Slide 41
41
Slide 42
42
Slide 43
43
Slide 44
44
Slide 45
45
Slide 46
46
Slide 47
47
Slide 48
48
Slide 49
49
Slide 50
50
Slide 51
51
Slide 52
52
Slide 53
53
Slide 54
54
Slide 55
55
Slide 56
56
Slide 57
57
Slide 58
58
Slide 59
59
Slide 60
60
Slide 61
61
Slide 62
62
Slide 63
63
Slide 64
64
Slide 65
65
Slide 66
66
Slide 67
67

About This Presentation

descrição atualizada em 2024 das principais normas da abnt


Slide Content

Universidade Estadual da Paraíba Centro de Ciências Biológicas e da Saúde Departamento de Biologia Curso de Ciências Biológicas Normas ABNT Componente curricular: Metodologia científica

ABNT Associação Brasileira de Normas Técnicas É um órgão que tem como finalidade de normalização e desenvolvimento técnico  S ua finalidade é para contribuir com o desenvolvimento do trabalho em caráter científico e tecnológico, ou seja, sua missão é padronizar as técnicas Disseminar padrões e regulamentos que orientam práticas, produtos e serviços em diversos segmentos da indústria, comércio e setor de serviços no Brasil

E as normas mais procuradas pelos estudantes, professores e professoras são: Norma 14724: elaboração de artigos científicos, trabalhos acadêmicos (dissertação, teses, trabalho de conclusão de curso); Norma 6023: elaboração de referencias; Norma 10520: elaboração de citações (atualizada em julho/23) NBR 6024: especifica as normas para a numeração progressiva das seções de um documento; NBR 6027: define as diretrizes para elaborar sumários em pesquisas; NBR 6028: indica as regras para a escrita de resumos; NBR 6034: determina as normas para a apresentação de índices nos trabalhos. Essas NBRs são fundamentais para garantir a credibilidade do seu estudo, facilitando a comunicação e a compreensão das informações pelos leitores.

Esta Norma especifica os princípios gerais para a elaboração de trabalhos acadêmicos (teses, dissertações e outros), visando sua apresentação à instituição (banca, comissão examinadora de professores, especialistas designados e/ou outros). Termos e definições Abreviatura: representação de uma palavra por meio de alguma (s) de suas sílabas ou letras. Ex.: -ABNT = associação de normas técnicas; -AESA: Agência executiva de gestão das águas do estado da Paraíba.

Agradecimentos : texto em que o autor faz agradecimentos dirigidos àqueles que contribuíram de maneira relevante à elaboração do trabalho . Anexo: texto ou documento não elaborado pelo autor, que serve de fundamentação, comprovação e ilustração. Apêndice: texto ou documento elaborado pelo autor, a fim de complementar sua argumentação, sem prejuízo da unidade nuclear do trabalho. Autor : pessoa física responsável pela criação do conteúdo intelectual ou artístico de um trabalho.

Capa: proteção externa do trabalho sobre a qual se imprimem as informações indispensáveis à sua identificação. Citação : menção, no texto, de uma informação extraída de outra fonte. Dedicatória : texto em que o autor presta homengem Ou dedica seu trabalho. Elemento pós-textual : parte que sucede o texto e Complementa o trabalho. Elemento pré -textual: parte que antecede o texto com Informações que ajudam na identificação e utilização do trabalho.

Elemento textual: parte em que é exposto o conteúdo do trabalho. Folha de aprovação: folha que contém os elementos essenciais à aprovação do trabalho. Folha de rosto: folha que contém os elementos essenciais à identificação do trabalho.

Estrutura A estrutura de trabalhos acadêmicos compreende: parte externa e parte interna Parte externa Capa Elemento obrigatório Nome da instituição ; Nome do autor; Título; Subtítulo ( se houver) Número do volume (se houver mais de um); Local ( cidade da instituição); Ano de entrega. Lombada

Parte interna Elementos pré -textuais Folha de rosto = Elemento obrigatório Os elementos devem ser apresentados na seguinte ordem: a) nome do autor; b) título; c) subtítulo, se houver; d) número do volume, se houver mais de um. e) natureza: tipo do trabalho (tese, dissertação, trabalho de conclusão de curso e outros) e objetivo (aprovação em disciplina, grau pretendido e outros); nome da instituição a que é submetido; área de concentração; f) nome do orientador e, se houver, do coorientador; g) local (cidade) da instituição onde deve ser apresentado; h) ano de depósito (da entrega).

Verso da folha de rosto: Deve conter os dados de catalogação-na-publicação, conforme o Código de Catalogação Anglo-Americano vigente.

Errata Errata são as observações de erros detectados após, o término, a impressão ou publicação de determinado texto. Este instrumento é utilizado em jornais, livros, manuais e outros tipos de publicação, como a monografia. Elemento opcional. Deve ser inserida logo após a folha de rosto, constituída pela referência do trabalho e pelo texto da errata.

Folha de aprovação Elemento obrigatório . Deve ser inserida após a folha de rosto, constituída pelo nome do autor do trabalho, título do trabalho e subtítulo (se houver), natureza (tipo do trabalho, objetivo, nome da instituição a que é submetido, área de concentração) data de aprovação, nome, titulação e assinatura dos componentes da banca examinadora e instituições a que pertencem.

Dedicatória  Elemento opcional. Deve ser inserida após a folha de aprovação. Agradecimentos  Elemento opcional. Devem ser inseridos após a dedicatória.

Epígrafe

Resumo da língua vernácula Elemento obrigatório. Elaborado conforme a ABNT NBR 6028.

Resumo de língua estrangeira Elemento obrigatório. Elaborado conforme a ABNT NBR 6028.

Lista de ilustrações Elemento opcional. Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específi c o, travessão, título e respectivo número da folha ou página

Lista de tabelas Elemento opcional. Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com cada item designado por seu nome específico, acompanhado do respectivo número da folha ou página.

Lista de abreviações e siglas Elemento opcional. Consiste na relação alfabética das abreviaturas e siglas utilizadas no texto, seguidas das palavras ou expressões correspondentes grafadas por extenso.

Lista de símbolos Elemento opcional. Elaborada de acordo com a ordem apresentada no texto, com o devido significado.

Sumário Elemento obrigatório. Elaborado conforme a ABNT NBR 6027.

Elementos textuais O texto é composto de uma parte introdutória, que apresenta os objetivos do trabalho e as razões de sua elaboração; o desenvolvimento, que detalha a pesquisa ou estudo realizado; e uma parte conclusiva

Elementos pós-textuais Referências Elemento obrigatório. Elaboradas conforme a ABNT NBR 6023.

Glossário Elemento opcional. Elaborado em ordem alfabética.

Apêndice Elemento opcional. Deve ser precedido da palavra APÊNDICE, identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelo respectivo título.

Anexo Elemento opcional. Deve ser precedido da palavra ANEXO, identificado por letras maiúsculas consecutivas, travessão e pelo respectivo título

Regras gerais Formato Os textos devem ser digitados ou datilografados em cor preta, podendo utilizar outras cores somente para as ilustrações. Se impresso utilizar papel branco ou reciclado, A4; Os elementos pré -textuais devem vir no lado anverso da folha, com exceção da ficha catalográfica. As margens devem ser : -para o anverso= esquerda e superior de 3 cm e direita e inferior de 2 cm; -para o verso= direita e superior de 3 com e esquerda e inferior de 2 cm.

Recomenda-se fonte tamanho 12 para todo o trabalho, inclusive capa;excetuando-se notas de rodapé, paginação, legendas e fontes de figuras e das tabelas, as quais devem ser tamanho menor e uniforme. Todo texto deve ser digitado ou datilografado com espaçamento 1,5 entre as linhas, excetuando-se as citações de mais de três linhas, notas de rodapé, referências, legendas das ilustrações e das tabelas, referencias. As quais devem ser separadas por espaço simples . Espaçamento

Notas de rodapé  As notas devem ser digitadas ou datilografadas dentro das margens, ficando separadas do texto por um espaço simples de entre as linhas e por filete de 5 cm, a partir da margem esquerda Com fonte menor!!!!

Indicação de seção  O indicativo numérico, em algarismo arábico, de uma seção precede seu título, alinhado à esquerda, separado por um espaço de caractere Os títulos das seções primárias devem começar em página ímpar (anverso), Separados do texto que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5. Os títulos das subseções devem ser separados do texto que os precede e que os sucede por um espaço entre as linhas de 1,5.

Títulos sem indicativo numérico Os títulos, sem indicativo numérico errata, agradecimentos, lista de ilustrações, lista de abreviaturas e siglas,  lista de símbolos,  resumos, sumário, referências, glossário, apêndice(s), anexo(s) e índice(s) Devem ser centralizados Elementos sem título e sem indicativo numérico: Fazem parte desses elementos a folha de aprovação, a dedicatória e a(s) epígrafe(s).

Paginação As folhas ou páginas pré -textuais devem ser contadas, mas não numeradas. Para trabalhos digitados ou datilografados somente no anverso, todas as folhas, a partir da folha de rosto, devem ser contadas sequencialmente, considerando somente o anverso

A partir da primeira folha da parte textual, em algarismos arábicos, no canto superior direito da folha. Quando o trabalho for digitado ou datilografado em anverso e verso, a numeração das páginas deve ser colocada no anverso da folha, no canto superior direito; e no verso, no canto superior esquerdo.

Siglas  A sigla, quando mencionada pela primeira vez no texto, deve ser indicada entre parênteses, precedida do nome completo. Equações e fórmulas  D evem ser destacadas no texto e, se necessário, numeradas com algarismos arábicos entre parênteses , alinhados à direita

Ilustrações Qualquer que seja o tipo de ilustração, sua identificação aparece na parte superior, precedida da palavra designativa (desenho, esquema, fluxograma, fotografia, gráfico, mapa, organograma, planta, quadro, retrato, figura, imagem, entre outros), seguida de seu número de ordem de ocorrência no texto, em algarismos arábicos, travessão e do respectivo título.

Após a ilustração, na parte inferior, indicar a fonte consultada (elemento obrigatório, mesmo que seja produção do próprio autor), legenda, notas e outras informações necessárias à sua compreensão (se houver). A ilustração deve ser citada no texto e inserida o mais próximo possível do trecho a que se refere.

Tabelas Independente do tipo de tabela, você deve sempre inserir a descrição da tabela ou quadro acima deste e a fonte ou referência abaixo.

No entanto, você deve retirar as linhas e colunas que separam os dados e formatar conforme e a figura abaixo.

NBR 10520 INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - CITAÇÕES EM DOCUMENTOS -

O que é essa tal de citação????? Citação é a menção no texto, de informação colhida de outra fonte, para esclarecimento do assunto em discussão ou para ilustrar ou sustentar o que se afirma.

 Tem como fonte a NBR 10520 (ABNT, 20 23 ), e indica que as citações podem ser: • diretas: transcrição textual de parte da obra do autor consultado; • indiretas: texto baseado na obra do autor consultado; • citação de citação: (citado por) texto citado por outro autor dentro do documento que está sendo consultado.

O recuo indicado é de 4 cm, porém, vai estar sujeito às regras da instituição Depois de julho/23 é composto por letras maiúsculas e minúsculas

Regras gerais As entradas são pelo sobrenome do autor, pela instituição responsável ou pelo título incluído na sentença. As citações podem ser feitas no documento de duas formas: sistema numérico ou autor-data

As supressões, interpolações, comentários, ênfase ou destaques devem ser indicadas: Exemplos: “[...] estava certamente mais presente nas camadas superiores da sociedade, enquanto que nas camadas populares a separação parecia ser a solução preferida” (Silva, 1993, p. 115, grifo nosso). No caso de grifo de parte de uma citação (onde o autor não grifou), a fonte deve constar “grifo nosso” dentro dos parênteses

FORMAS DE CITAÇÃO Citação direta com até três linhas  O trecho deve estar contido com aspas duplas.  O número de página ou localizador, se houver, deve ser indicado. Exemplos: “[...] não somos humanos fora da cultura, mas não seremos homens livres se não pudermos, sempre que necessário, assumir uma posição de exterioridade com relação ao mundo social” (Rouanet, 1993, p. 276). Citação direta com até quatro linhas Ou mais Indicar com recuo recomendado de 4 cm da margem esquerda com fonte menos que o texto e sem aspas . Harvey (1993, p. 112) acrescenta a tudo isso mais um fator, [...] enquanto abre uma perspectiva radical mediante o reconhecimento da autenticidade de outras vozes da especificidade de um ou outro jogo de linguagem.

Citação de citação A expressão apud ou citado por, pode ser utilizada no texto para destacar uma citação de citação, que pode ser direta ou indireta. No texto citar o autor não consultado, seguido da expressão apud o sobrenome do autor consultado e o ano. Destaca-se que todo esforço deve ser concentrado para consultar o documento original, evitando a citação de citação. Olson (1977 citado por Smith 1991), afirma que nossa capacidade para produzir e compreender tal linguagem falada é, na verdade, um subproduto do fato de sermos alfabetizados.

Citação indireta com autor incluído na sentença Tem-se na paródia, como o caracteriza Hutcheon (1985), a manifestação textualizada da auto referência, do nível metadiscursivo da criação literária. Citação de vários autores Devem ser separadas por ponto e vírgula; Recomenda-se que sejam dispostas em ordem alfabética .

Citação de várias obras do mesmo autor As datas devem estar em ordem cronológica e separadas por vírgula.

Citação de um documento de diversos autores dentro de uma frase Separá-los por vírgula, colocando um “e” entre o penúltimo e o último. Citação de um documento com quatro ou mais autores Pode ser citado o primeiro autor seguido da expressão et al. Na lista de referência consta todos os autores.

Coincidência de sobrenomes Citação de diversos documentos de um mesmo autor e mesma data

ABNT NBR 6023 INFORMAÇÃO E DOCUMENTAÇÃO - REFERÊNCIAS - ELABORAÇÃO

A referência é o “conjunto padronizado de elementos descritivos, retirados de um documento, que permite sua identificação individual” 1  LIVRO

 Publicação periódica Inclui-se nesta categoria: o todo, partes de coleção, fascículos ou número de revista, jornal, partes de publicações, como: artigos, editorial, entrevista, resenha entre outros Artigos de Periódico

Com DOI (objeto identificador digital) DARKI, B. Z.; SEYFABADI, J.; FAYAASI, S. Effect of nutrients on total lipid content and fatty acids profile of Scenedesmus obliquus. Brazilian Archives of Biology and Technology , Curitiba, v. 60, p. 1-12, Jan./Dec. 2017. DOI: http://dx.doi.org/10.1590/1678-4324-2017160304.
Tags