DESENhO INFANTIL imperatriz do maranhão.pptx

MariaAntonia861479 0 views 60 slides Sep 22, 2025
Slide 1
Slide 1 of 60
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34
Slide 35
35
Slide 36
36
Slide 37
37
Slide 38
38
Slide 39
39
Slide 40
40
Slide 41
41
Slide 42
42
Slide 43
43
Slide 44
44
Slide 45
45
Slide 46
46
Slide 47
47
Slide 48
48
Slide 49
49
Slide 50
50
Slide 51
51
Slide 52
52
Slide 53
53
Slide 54
54
Slide 55
55
Slide 56
56
Slide 57
57
Slide 58
58
Slide 59
59
Slide 60
60

About This Presentation

Desenhos infantil


Slide Content

Desenho Infantil e suas simbologias

O que é o desenho?

O desenho infantil é uma linguagem que a criança utiliza para se comunicar por meio de linhas, traços e cores. Portanto , cada traçado, cada figura , poderá nos contar um pouco sobre quem desenha .

Linha teórica – Jung

Jung (in FURTH, 2006) afirma que os conteúdos do inconsciente , podem ser representados e trazidos à tona pelas imagens e pelos símbolos, que estão nos desenhos . Jung considerava os desenhos como portadores dos símbolos do inconsciente .

O símbolo é diferente sempre carrega algo desconhecido, que nos mesmo não nos damos conta da sua existência até que ele venha a tona , por ex por meio de desenhos, ou sonhos . O símbolo segundo Furth é responsável por trazer o que está na área periférica para a consciência, a linha que separa a consciência do inconsciente é muito tênue. Dor Amor Rei Força Raiva Tristeza Velhice O símbolo Medo

Quando o símbolo é trazido para o desenho se torna consciente, se torna visível, e aí que nós, profissionais podemos atuar, para  compreendê-lo e trabalhar para transformar.

Arquétipo São formas universais e coletivas , básicas e típicas da vivência de uma experiência recorrente , que expressa a capacidade criativa de psique . (Grinberg) Podemos então dizer que os arquétipos são como matrizes, uma raiz que é comum a todos os indivíduos . Algumas predisposições arquetípicas são os de mãe, filho, irmão, amigo, professor, aluno .

O que a criança traz para seus desenhos ? Desejos Medos Sonhos Alegrias Aflições

Dolto diz : “Não há acaso nos desenhos, tudo que lá está, é necessário”. Isso acontece pois nosso inconsciente traz à tona o que é importante ser visto.

Françoise Dolto,fala que o desenho é uma expressão de vida e que por meio dele podemos expressar nossas dificuldades, alegrias dores, angústias . Traz portanto, o nosso inconsciente , que é de certa forma a fotografia instantânea do nosso estado afetivo

Etapas do desenhos Berson 1- estágio vegetativo motor : os desenhos surgem como descargas motoras .

. 2- Estágio representativo: Aproximadamente aos (2 anos) a criança começa tentar representar algo .

3- Estágio comunicativo: surge a imitação das produções adultas .

Luquet 1 - realismo fortuito : o reconhecimento das formas que desenha, não tem a intenção antes de realizar o desenho. Nomeia seus desenhos(2 anos)

2- realismo fracassado : produções diversas, sempre busca representar algo que conhece, mas as suas produções, por vezes, não são satisfatórias .

3 - realismo intelectual : representação dos desenhos fazendo o que sabe sobre um objeto e não necessariamente o que vê. (4 anos)

4 - realismo visual , final do grafismo infantil, e inicio da produção adulta .

movimenta o corpo todo traz para os desenhos o que imagina traz seus conhecimentos ocupa quase todo o espaço se encanta com o que faz traz registros do seu estado emocional não tem por parte da criança um objetivo usa várias direções Garatujas

N a garatuja existem 2 etapas importantes o gesto comanda o desenho o olho comanda o gesto e o desenho

Observem as garatujas nos desenhos de adultos Nas flores Na fumaça das chaminés No telhado Nos cabelos Nas folhagens das árvores Nos matinhos Nas nuvens Nos lagos

Boneco Girino

figura continente é a que contêm elementos dentro do círculo, figuras irradiantes são as compostas pelos inúmeros raios que saem do círculo.

Fayga Ostrower afirma que : “ a criatividade é inerente à condição humana ”. (2004) Todos indiscriminadamente criamos, independentemente de idade , cultura ou raça. .

Ferreira Gullar afirmava que : O desenho estabelece a ligação mundo objetivo e a imaginação realidad e e o sonho . universo individual e o universo social .

Figura Humana

A criança passa por etapas para fazer a figura humana. Diminui a cabeça surge os elementos do rosto Separa a cabeça do tronco Surge o pescoço Braços e pernas já tem espessura Mãos mais detalhadas

P or volta de 3 anos já inicia o desenho da casa, como a figura humana, as casas vão sofrendo transformações até chegar ao desenho que nós conhecemos como casa . Surgindo uma casa

Com aproximadamente 6 anos , a criança já inicia o desenho das figuras de perfil, cada parte da figura humana fica de perfil num determinado momento. A primeira parte do corpo que é representada de perfil Cabeça P és , B raços e pernas e, C orpo

O que vamos observar no desenho ? Localização : onde fica cada elemento do desenho Simbologias Elementos: tudo que compõe o desenho Cores: que cor usa e onde usa Temas: a criança cria ou é dado por alguém

O que observar : Partes da figura humana ,( tamanhos, localização ) Cores e formas / Inclusões e omissões / Traçados (contínuo ou não, regulares e nítidos) Intensidade (pressão nos traços ou invisíveis

“ simbolismo espacial” : cada área do papel tem um simbolismo Passado Presente Futuro desejo futuro medo insegurança Esquerda Direito recordação imaginação sonhos laços de origem egocentrismo superiores médias inferiores pensamento ou intelecto realidade e naturalidade inconsciente Meio

Mèredieu chama de Grandeza Afetiva quando a criança desenha maior aquele elemento que mais gosta ou o que tem medo .

O Espaço Emocional faz com que a criança traga próximo aquilo de que gosta, ou afaste o que não gosta. Aqui o que é leva do em conta é o afeto que as crianças têm pelos personagens que desenham . Existe, portanto, uma escala de valores afetivos . .

O que acontece com o desenho da criança especial ? menos detalhes nos seus desenhos, há pouca organização, não conseguem realizar desenhos com proporção adequada entre os elementos detalhes inadequados ou desnecessários . omitem elementos que as demais crianças já os colocam em seus desenhos ou incluem elementos os quais não aparecem nos desenhos das demais crianças . ampliam alguma parte do corpo

Casas

Alguns aspectos desta casa são importantes de se observar, como portas , janelas, caminhos , enfim, estes elementos que podem conter vários significados simbólicos a serem levados em consideração pelo arteterapeuta.

As portas abertas mostram que quem desenhou está aberta para o mundo que a cerca , para novos sentimentos, em busca de novos conhecimentos.

A janela representa a nossa receptividade para as diferentes situações que o mundo nos apresenta . As janelas redondas podem simbolizar a receptividade semelhante ao nosso olhar para o mundo , o olhar da consciência; quando quadradas podem trazer o significado da receptividade terrestre.

. Uma casa onde o telhado é plano pode significar algo de conflitante na família. As chaminés simbolizam, segundo Chevalier e Gheerbrant (1982),as nossas vias de comunicação com os seres do alto. Ela é a ligação de dois mundos da terra e do céu .

Caminhos que saem da porta da casa como um prolongamento podem simbolizar a possibilidade de sair da casa para atingir o mundo lá fora, podendo ser um caminho de mão dupla , que dá a possibilidade de voltar para a família, é o ir e vir, sem ressentimentos .

Árvores

As folhagens são muito importantes, as árvores frondosas podem significar muita imaginação e criatividade, que se expande no seu universo, que floresce para a vida. Já as pouco frondosas, podem significar pessoas mais reservadas .

Troncos S ão representativos de como a criança se vê no mundo. Sendo assim, os troncos grossos podem simbolizar que a árvore está bem fixada à terra. O tronco fino , nos faz pensar em fragilidade .

A raiz está relacionada a terra , que dá o alimento à árvore. São as raízes que nutrem as árvores . Como é o amor que nutre as relações. As crianças quase nunca desenham árvores com raízes, mas quando fazem raízes grandes ou muitas raízes, isso pode significar o forte relacionamento com sua mãe ou com seus familiares. Sinal de proteção

As á rvores e seus Nós e Ninhos Os nós das árvores podem significar algum Nó na nossa vida. Ninho busca de proteção

“ O que sua boca não diz, sua mão desenha” A representação dos desenhos trás os sentimentos, as emoções, de maneira inconsciente, pois a criança tem dificuldade de se comunicar verbalmente quando pequena .

Extensão seria algo que faz com que o personagem tenha maior controle sobre o ambiente.

Formas distorcidas As formas estranhas e distorcidas em um desenho também devem ser observadas com atenção .

. Obs. Desenho de um adulto A transparência vai mostrar o que deveria estar oculto no desenho, há uma época que são comuns nos desenhos infantis, mas esta etapa deverá passar

Árvore Desenho nos cantos A lguns desenhos que parecem que vão sair da folha ou por falta de organização ou, ainda, para que não seja percebido ou não comprometa quem o fez .

Obstáculos São os elementos que estão atrapalhando a comunicação em uma cena .

O que falta no desenho? A figura é de uma mulher que não aceita carinhos. Não fez as mãos porque diz que não gosta de ser tocada .

Palavras no desenho Estas podem estar lá para reafirmar o que o desenho conta , isto é, caso o que foi transmitido pelo desenho não seja entendido.

. Este olho que está no futuro (lado direito) olha para o passado (lado esquerdo) Leitura do desenho

Cores nos contam muito sobre o desenho Nós vivemos com as cores , elas fazem parte do nosso dia dia ... Trazem algumas informações. Os sentimentos podem ser expressos por meio de cores O vermelho e amarelo são consideradas cores “adutoras” que podem favorecer a extroversão , gerando movimentos e ações que nos levam para o mundo externo. O azul e o verde podem ser consideradas cores “abdutoras ” que nos trazem a introversão , o olhar para dentro de si.