ADVÉRBIO RELATIVO, DETERMINANTE RELATIVO E PRONOME RELATIVO
ADVÉRBIO RELATIVO ADVÉRBIO RELATIVO, DETERMINANTE RELATIVO E PRONOME RELATIVO onde , como Palavra que introduz uma oração subordinada relativa ; é substituível por um GPrep ou GAdv . O parque onde fomos passear é muito agradável. [Fomos passear ali / àquele parque ] Não gostei da forma como apresentaste o livro . [Apresentaste dessa forma / assim o livro]
DETERMINANTE RELATIVO cujo(s) , cuja(s) Palavra variável em género e número que introduz uma oração relativa ; antecede o nome e estabelece a ligação entre este e a oração. Estes determinantes estabelecem uma relação de posse entre o antecedente e o nome que especifica. Ulisses foi um herói cujas aventuras demoraram vários anos. (antecedente) Ulisses foi um herói . As aventuras do herói demoraram vários anos.
ADVÉRBIO RELATIVO, DETERMINANTE RELATIVO E PRONOME RELATIvo PRONOME RELATIVO o (a) qual / os (as) quais, que, quem Palavra que introduz uma oração relativa com antecedente . O João tem um amigo que é muito inteligente. (antecedente) É este o aluno de quem te falei. (antecedente) Os alunos aos quais atribuí o trabalho não falharam. (antecedente)
V amos aplicar ? ADVÉRBIO RELATIVO, DETERMINANTE RELATIVO E PRONOME RELATIvo 1. Indica a classe e subclasse das palavras sublinhadas nas frases. a. O livro, o qual me foi oferecido por amigos, era muito interessante. b. Comprei o vestido que estava em saldo. c. Encontrei a amiga a quem dediquei um poema em criança. d. A casa, cuja demolição causou feridos, era antiga. e. A casa onde vivo desde criança é dos meus avós. f. Na feira do Livro havia ofertas que me surpreenderam! g. Encontrei um amigo cujas primas são minhas amigas. h. O aluno queixou-se da maneira como o amigo o tratou. i. O professor com o qual trabalhei ajudou-me imenso. – Resolução → Pronome relativo → Pronome relativo → Pronome relativo → Determinante relativo → Advérbio relativo → Pronome relativo → Determinante relativo → Advérbio relativo → Pronome relativo
Vamos aplicar? Transforma as seguintes frases simples numa frase complexa com uma oração subordinada relativa: O João é bom aluno. Os pais do João são médicos. O João cujos pais são médicos é bom aluno. A Maria gosta de ler. O irmão da Maria anda minha escola. O gato está doente. O pelo do gato é branco. O gato cujo pelo é branco está doente. O Ricardo está no hospital. Os pais do Ricardo morreram ontem. A Alice casou-se ontem. A madrinha da Alice é a Antónia. O cão está a dormir. O dono do cão é o António. O João mora no Porto. As amigas do João saíram do país. Os elefantes estão em perigo. As trombas dos elefantes são grandes. A Mariana já foi dormir. O teste da Mariana é amanhã. A sopa está deliciosa. Os ingredientes da sopa são secretos. A Inês sabe aplicar os determinantes relativos. O teste da Inês é amanhã.