Dia e noite

paulatojeda 4,014 views 17 slides Oct 17, 2013
Slide 1
Slide 1 of 17
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

Dia e Noite Academicos: Paula Ojeda Thierry

Ritmo Biológico Todo ser vivo possui um ciclo de descanso e atividade relacionado aos períodos diurno e noturno. Os ritmos biológicos são de 24h (Ciclo Circadiano) e regulam os horários de dormir, acordar, comer, dentre outras atividades como esvaziar a bexiga e o intestino e a produção do hormônio do crescimento.

Ciclo Circadiano Os organismos evoluíram em um planeta cíclico, onde os dias, as noites e as estações do ano estão sempre se alternando.

Período Diurno/Noturno A Terra roda em torno de um eixo imaginário que liga o Pólo Norte ao Pólo Sul, e ao fim de 24 horas dá uma volta completa sobre si mesma. Assim, de 24 em 24 horas há um dia e uma noite.

Duração do Período Diurno e Noturno Rotação: A rotação da Terra é o movimento circular que a Terra realiza ao redor do seu eixo, no sentido anti-horário. Translação: A translação da Terra é o movimento elíptico que a Terra realiza ao redor do Sol. Esse movimento, juntamente com a inclinação do eixo de rotação da Terra, é responsável pelas estações do ano.

Órbita: Órbita é a trajetória que um corpo percorre ao redor de outro sob a influência de alguma força. Hemisfério: Hemisfério a uma metade da superfície da Terra, limitado por um círculo máximo - um meridiano ou o Equador. Latitude: Latitude é a coordenada geográfica definida na esfera, ou na superfície terrestre, que é o ângulo entre o plano do equador e a normal à superfície de referência. Incidência de Luz : Um raio de luz é a representação da trajetória da luz em determinado espaço, e sua representação indica de onde a luz sai (fonte) e para onde ela se dirige, ou incide.

Variação dos Períodos/ano Além de rodar sobre si própria, o planeta Terra descreve um movimento de translação em torno do Sol, no sentido contrário aos ponteiros do relógio. O tempo que a Terra demora a dar uma volta completa ao Sol, é de um ano, ou seja 365 dias e seis horas.

As Estações do Ano

Outono -de 21 de março a 21 de junho No mês de março, o hemisfério sul ainda está mais próximo do sol. Contudo, aos poucos, a situação vai sendo invertida. Então, os dias passam a ser mais curtos na porção sul. Este é o período em que chega o outono

Inverno -de 21 de junho a 23 de setembro No mês de junho acontecem com as regiões antárticas, a América do Sul, a Austrália e outras áreas da metade sul do mundo, o mesmo que se passou em dezembro com as regiões do hemisfério norte. Estas passam por um período mais frio e com dias mais curtos.

Primavera - de 23 de setembro a 21 de dezembro A parte sul finalmente começa a esquentar no mês de setembro, época em que seus dias vão se tornando mais longos. Nesta época já é primavera e as árvores florescem e as flores cobrem e embelezam muitas regiões.

Verão - de 21 de dezembro a 21 de março É verão nos países localizados na metade sul do mundo. Nesta época do ano o hemisfério sul, recebe os raios solares mais abundantemente e seus dias são mais longos.

No caso das regiões polares (Pólo Norte e Pólo Sul), estas possuem somente duas estações no ano: o inverno e o verão .

Atividade Material: 1 Bola de isopor; Alguns alfinetes. 1 agulha de tricô ou arame reto parecido com a agulha Lanterna ou Abajur.

Realizar marcações na bola de isopor que representem os hemisférios e a linha do equador . Fixar um palito nas extremidades da bola de isopor, representado a inclinação do eixo terrestre. Fixar os alfinetes sobre as linhas latitudinais desenhadas na bola de isopor, tendo como referência, uma mesma linha longitudinal ao longo da esfera . Com a bola de isopor, simular a rotação terrestre utilizando a lanterna como fonte de luz (Sol).

http://www.cienciamao.usp.br/tudo/exibir. php ? midia = aas&cod =_ duracaododiaedanoite Referências Bibliográficas
Tags