Como surgiu o dia internacional da mulher e o que aconteceu?
No dia 08 de março, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova York entraram em greve ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias, que recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas.
Quando esse dia passou a ser o dia da mulher?
Em 1910, numa conferência internacional de mulheres realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como "Dia Internacional da Mulher ". Ao ser criada esta data, não se pretendia apenas comemorar. Na maioria dos países, realizam-se conferências, debates e reuniões cujo objetivo é discutir o papel da mulher na sociedade atual. Muito foi conquistado, mas muito ainda há para ser modificado nesta história.
Conquistas da Mulher nos dias atuais
Mulheres alcançaram direitos sociais, políticos e trabalhistas ao longo dos anos por meio de movimentos reivindicatórios. 1879 Mulheres ganham o direito de cursar faculdade no Brasil. 1917 Em 8 de março, 90 mil operárias participam do protesto "Pão e Paz" na Rússia. 1932 Constituição Federal brasileira permite, pela primeira vez, que mulheres votem.
1960 Criação e comercialização da pílula anticoncepcional e início da liberação feminina. 1945 Carta das Nações Unidas reconhece igualdade de direitos entre homens e mulheres. 2006 Criação da Lei Maria da Penha, primeira a reconhecer e criar mecanismos para combater a violência doméstica.
2010: Dilma Roussef eleita como a primeira presidente mulher do Brasil. 2015: S ancionada a Lei do Feminicídio, colocando o assassinato de mulheres entre crimes hediondos.
Que parte do romance “As memórias de Eugênia” destaca a figura da mulher?
Toda Mulher é como a terra: recebe a semente e vai deixando que ela brote lá dentro. As memórias de Eugênia, página 7, capítulo 1.
Escola Municipal Antônio Carlos Souto Alunas: Giselle Leal e Laise Andrade Professora: Débora Pereira Série: 9° “A”