DIETAS HOSPITALARES PROF. ESP.FRANCIELLY MAIRA BORDON
FLUXOGRAMA
FINALIDADE DO SND O Serviço de Nutrição e Dietética é responsável pelo fornecimento de refeições a pacientes internados e seus acompanhantes e garantir qualidade e segurança na assistência nutricional prestada aos clientes.
serviço de Nutrição O serviço de Nutrição segue a prescrição médica, registrada no prontuário médico do paciente juntamente com outros dados que são relevantes para a avaliação nutricional, plano alimentar e orientação do paciente, tais como a identificação, o histórico, o diagnóstico provisório ou definitivo, os dados clínicos, antropométricos e laboratoriais. Em seguida, as dietas são encaminhadas para a produção, onde serão preparadas.
Bandeja de café da manhã e almoço
HORÁRIO DAS REFEIÇÕES SERVIDAS AOS PACIENTES A distribuição inicia nos seguintes horários: Desjejum __________________ 6:00h. Lanche ____________________ 9:00h. Almoço ___________________ 12:00h. Lanche ____________________ 15:00h. Jantar ____________________ 17:00h. Ceia ______________________ 20:00h.
Tipos de dieta Dietas oral Dietas enterais Dietas parenterais
Dieta orais - Modificações Possibilitar a recuperação do paciente no menor tempo possível; Evitar a desnutrição durante a internação; Manter as reservas de nutrientes no organismo; Adequar a ingestão de energia, macro e micro nutrientes as necessidades nutricionais.
MODIFICAÇÕES DA DIETA, POR QUÊ? Adaptada as condições do paciente: mastigação / deglutição. distúrbios gastrointestinais intervenções cirúrgicas. preparações de exames
Dieta orais - Modificações Adequando a prescrição: condições físicas e emocionais do paciente ; as necessidades nutricionais. Trabalhando a integração da equipe multidisciplinar.
Dieta orais - Modificações As dietas podem sofrer modificações quanto a consistência, possibilitando melhor adaptação em períodos de maior dificuldade na aceitação alimentar ou em fases de transição relativamente curtas, adaptando a dieta às condições do indivíduo, como, por exemplo, nos períodos pós-operatórios (ISOSAKI et al., 2009).
Dietas de rotina Modificadas quanto à Consistência dos Alimentos e Preparações
atividade Pesquisar em grupo os tipo de dietas de rotina: objetivo,; Indicação; Características; Exemplos de cardápio quantitativo.