Dificuldade de aprendizagem: deficiência intelectual ou atraso cognitivo.

Conceicao_Aquila 2,428 views 19 slides Sep 08, 2015
Slide 1
Slide 1 of 19
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19

About This Presentation

Seminário apresentado à disciplina de Psicologia da Educação.
O seminário trata as características de pessoas com deficiência intelectual e os profissionais que trabalham na área. Também aborda a atenção requerida por esse grupo em sua fase escolar e para sua interação com a sociedade.


Slide Content

Dificuldade de Aprendizagem: Deficiência Intelectual ou Atraso Cognitivo Acadêmicos: Caroline Cruz, Cibele Almeida, Claudiane Pedro, Conceição Áquila, Jéssica Chaves, Matheus Pio, Michael Domingues.

Deficiência Intelectual, o que é? Deficiência intelectual ou atraso mental é um termo usado quando uma pessoa apresenta certas limitações no seu funcionamento e no desempenho de tarefas. Crianças com atraso cognitivo podem precisar de mais tempo para aprender a falar, caminhar, se vestir ou comer com autonomia .

Causas da Deficiência Intelectual Condições genéticas: Genes anormais – Síndrome de Down ou Fenilcetonúria ; Problemas durante a gravidez : desenvolvimento inapropriado do embrião ou feto;

Problemas durante o parto; Problemas de saúde como sarampo ou meningite; Mal nutrição ou exposição a venenos como mercúrio ou chumbo.

Nenhuma destas causas produz, por si só, uma deficiência intelectual. A deficiência intelectual não é uma doença. Grande maioria das crianças aprendem a fazer muitas coisas úteis para si mesmas, para sua família, escola e sociedade mas para isso precisam de mais tempo e apoio.

Diagnóstico Para o diagnóstico, deve-se observar duas coisas: A capacidade do cérebro para aprender, pensar, resolver problemas, encontrar um sentido do mundo (funcionamento intelectual); A competência necessária para viver com autonomia e independência (funcionamento adaptativo).

O diagnóstico do funcionamento intelectual é feito por psicólogos, neurologistas, fonoaudiólogos; Já o diagnóstico do funcionamento adaptativo é feito pelos pais, família e educadores .

Na observação do funcionamento adaptativo, deve-se levar em conta o que a criança consegue fazer em comparação com outras crianças da mesma idade, tais como: As competências de vida diária; As competências de comunicação; As competências sociais.

Após uma avaliação inicial, devem ser estudadas as potencialidades e as dificuldades que a criança apresenta e também a quantidade de apoio que ela possa necessitar.

Orientação aos pais Procurar saber mais sobre deficiência intelectual; Incentivar o filho a ser independente; Atribuir ao filho tarefas próprias e de responsabilidade; Dividir a tarefa em passos pequenos;

Elogiá-lo sempre que conseguir resolver um problema; Procurar saber quais as competências que a criança está aprendendo na escola; Procurar oportunidades na própria comunidade que o filho possa participar; Falar com outros pais que tenham filhos com deficiência.

Orientação aos Professores Aprender tudo o que puder sobre deficiência intelectual; Participar ativamente na elaboração do Plano Individual de ensino e Plano Educativo do aluno; Demonstrar o que pretende dizer, não se limitar a dar instruções verbais;

Dividir as tarefas novas em pequenos passos e demonstrar como se realiza cada um desses passos; Incentivar o aluno a participar de atividades em grupo

Expectativas de futuro Sabemos que 87% das crianças com deficiência intelectual só serão um pouco mais lentas do que a maioria das outras crianças na aprendizagem e aquisição de novas competências.

O que difere umas das outras é o processo diferente de compreender o mundo. As limitações serão visíveis em função das tarefas que lhes sejam pedidas. Todas as crianças com deficiência intelectual são capazes de crescer, aprender e desenvolver-se com a ajuda adequada.

Expectativas na escola Antes de ir para a escola e até os três anos a criança deve se beneficiar de um sistema de intervenção precoce. Quando ingressar na escola, os educadores devem por em prática um programa educativo que responda as necessidades individuais e únicas da criança.

A maior parte dos alunos necessita de apoio para o desenvolvimento de competências adaptativas, tais como: Comunicação com outras pessoas; Satisfazer necessidades pessoais; Participar na vida familiar; Competências sociais; Saúde e segurança; Leitura, escrita, matemática básica.

Lettícia da Silva Santos Azevedo, de 7 anos, tem síndrome de Down e estuda na Escola Municipal Celso Leite Ribeiro Filho, em São Paulo (Foto: Raul Zito /G1)

R eferência ALMEIDA, Marina da Silveira Rodrigues. O que é deficiência intelectual ou atraso cognitivo?. Instituto inclusão Brasil . 2007. Disponível em: <http://inclusaobrasil.Blogspot.Com.Br/2007/10/o-que-deficincia-intelectual-ou-atraso.Html>. Acesso em: 17/05/2013.