Digestão das proteínas e lipidios

taillanycaroline 47,962 views 26 slides Nov 17, 2014
Slide 1
Slide 1 of 26
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26

About This Presentation

No description available for this slideshow.


Slide Content

UNIVERSIDADE ESTAUDAL DA PARAÍBA (UEPB) CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E DA SAÚDE-CCBS DEPARTAMENTO DE ENFERMAGEM DISCIPLINA: BIOQUIMICA DOCENTE: ALESSANDRA DISCENTES: ANA PAULA LOPES GLIlCLEENE KLERYBIA THAYSE TAILLANY Digestão de Proteínas e Lipídios

Digestão dos Lipídeos Apenas uma pequena quantidade de lipídios é digerida na boca (lipase lingual); No estômago (lipase gástrica), também digere apenas uma pequena parte dos lipídeos ; A digestão dos lipídios, propriamente dita, ocorre no duodeno, através da ação da bile e da enzima lipase pancreática; Os ácidos graxos livres e monoglicerídios irão formar complexos com os sais biliares.

METABOLISMO DOS LIPÍDEOS DA DIETA

Visão geral da Digestão dos Lipídios.

DIGESTÃO Processamento dos lipídeos da dieta no estômago . Lipase lingual Lipase gástrica Emulsificação dos lipídeos da dieta no intestino delgado. - Sais biliares. - Ação peristáltica.

Degradação dos lipídeos por enzimas pancreáticas Degradação de TAG; Degradação de ésteres de colesterol; Degradação de fosfolipídios; Controle de digestão dos lipídeos.

FIBROSE CÍSTICA

Controle da digestão dos Lipídeos

Principais Hormônios relacionados a Digestão. Hormônio Fonte Estímulo Modo de ação Gastrina Estômago contato de alimentos protéicos com as paredes do estômago estimula a secreção de suco gástrico e a contração da musculatura estomacal Secretina Intestino delgado contato do  HCl  estomacal com o duodeno estimula o pâncreas a produzir suco rico em bicarbonato e o fígado a secretar bile ColecistoquininaouPancreozimina Intestino delgado contato de lipídios e aminoácidos na parede duodenal  estimula a liberação de enzimas digestivas e liberação de bile no duodeno Enterogastrona Intestino delgado presença de gordura no intestino delgado inibe a secreção de suco gástrico bem como a motilidade do estômago  

Absorção dos Lipídeos Lipases intestinais hidrolisam os triacilgliceróis . Os ácidos graxos são absorvidos pela mucosa intestinal e reconvertidos em triacilgliceróis . Os triacilglicerós juntamente com o colesterol e as apoliproteinas Formam o quilomícrom . Os quilomicrons migram para o sistema linfático, depois para a corrente sanguinea e seguem para os tecidos. Ativada pelo APO-II 9 lipoproteina lipase), libera ácido graxo e glicerol. Os ácidos graxos entram nos adipócitos ou miócitos . Os ácidos graxos são oxidados em combustíceis ou reesterificados para a armazenagem.

Má absorção de lipídeos Esteatorréia (Aumento de lipídeos nas fezes) Distúrbios na digestão e/ou na absorção de lipídeos.

Digestão das Proteínas da Dieta No  estômago: - O  pH ácido desnatura as moléculas de proteínas e a enzima pepsina começa a clivagem (quebra) das ligações que unem os aminoácidos. - Com a chegada do quimo (bolo alimentar formado no estômago) no duodeno(intestino delgado), ocorre a liberação da enzima enteroquinase  pelas células intestinais . - A enteroquinase ativa uma enzima do  pâncreas, a tripsina que desencadeia reações de ativação, em cascata, das demais enzimas pancreáticas proteolíticas, responsáveis pela quebra das proteínas. – tripsina ativa, quimotripsina , eslastase , carboxipeptidases e aminopeptidases .

Metabolismo das Proteínas da Dieta.

Digestão de proteínas pela secreção gástrica. Ácido clorídrico; Pepsina;

Digestão de proteínas da dieta por enzimas proteolíticas do trato gastrintestinal.

Digestão de proteínas por enzimas pancreáticas. Especificidade; Liberação de Zimogênios; Ativação de zimogênios; Anormalidades na digestão de proteínas.

Doença celíaca Normal Doença celíaca

Absorção de Aminoácidos e Dipeptídeos . Os aminoácidos são absorvidos por transporte ativo (que envolve uma molécula carregadora – por exemplo, sódio) e transportados até o fígado pela circulação porta. Aminoácidos livres Na+ Dipeptideos e os Tripeptídeos H+

Absorção de Aminoácidos e Dipeptídeos

Processos complementares de transporte a ) transferência passiva por difusão simples; b ) transferência passiva por difusão facilitada; c ) transferência ativa por co-transporte .

Cistinúria

Referências CHAMPE, Pamela C..  Bioquímica Ilustrada.  3. ed. Porto Alegre: Artmed, 2006. 534 p. il. ISBN 8536305908 .

Obrigado
Tags