Dinamica fabrica avioes 2.0

11,930 views 23 slides May 28, 2015
Slide 1
Slide 1 of 23
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23

About This Presentation

Dinâmica ágil Fábrica de Aviões 2.0, aplicada em aula prática para turma de MBA em Gestão de Projetos.


Slide Content

MBA EM GESTÃO DE PROJETOS

Prof. Thiago Moreira Torres MBA, ACP, CSM, PMP Com base na dinâmica de Flávio Steffens. http://agileway.com.br/2009/08/18/dinamica-fabrica-de-avioes-2-0/ e mail: [email protected] A FÁBRICA DE AVIÕES Belo Horizonte, março de 2015.

Objetivo Criar uma linha de produção de aviões de papéis.

Aprendizado Vivenciar os conceitos do Scrum de forma prática, visualizando os benefícios. Utilização prática do conceito PDCA e processos empíricos, base para os processos ágeis.

Material

Times Times de 5 a 9 pessoas, em acordo com orientações das práticas ágeis. Teremos três equipes: Gama Ômega Sigma      

Linha de Produção Avião deve começar em uma ponta e terminar na outra. O time define a engenharia a ser aplicada. Não pode haver estocagem de matéria prima.

Primeiro Contato A força aérea deseja um novo avião. Um representante da entidade entrou em contato com três empresas para analisar as propostas. O representante deseja saber quantos aviões vocês podem produzir em 3 (três) minutos . Vocês têm 1 (um minuto) para passar a estimativa.

Análise das Propostas A força aérea gostou das estimativas e abrirá concorrência. Vocês devem produzir um protótipo do avião em 3 (três) minutos , com o seguinte escopo: Deve possuir 12 janelas. Deve possuir uma cabine. Deve possuir o símbolo das empresas: Nas duas asas. Na traseira. E, é claro, deve voar .

Análise das Propostas O que o cliente realmente quer.

Escopo

Mãos à obra Com o escopo em mãos, agora é com vocês. A empresa que produzir mais avi ões em acordo com o escopo leva o contrato. Vocês terão 3 (três) sprints de 3 (três) minutos para produzir os aviões. Terão mais 3 minutos para avaliar e adaptar o processo ao final dos sprints , visando melhorar a produtividade. Deverão dar uma estimativa de produção a cada início de sprint .

Papéis Product Owner Detalhará o escopo e aceitará o produto. Scrum Master Não poderá produzir. Deverá servir o time, avaliar o processo, remover impedimentos e buscar matéria prima. Time: Produzirá e avaliará o processo. Leia seu cartão com cuidado para que ninguém veja.

Regras Sprints e planejamento/ review de 3 minutos. Respeito incondicional ao tempo. O avião começa em uma ponta e termina na outra. A engenharia aplicada é decisão do time. Não pode haver estocagem de matéria prima. O Scrum Master pode pegar 10 folhas quanto a última folha em estoque entrar na produção. O produto precisa cumprir o escopo. Caso acabe o tempo e o produto tiver inacabado, ele pode voltar para a linha de produção no pr óximo sprint .

Campeão

Os papéis.

Os papeis Você será o Scrum Master do time. Sua função será motivá-los a cumprir (e superar) as metas . Você avaliará o processo de fora, logo aproveite para sugerir melhorias. Remova os obstáculos que atrapalhem o andamento da produção. Você não pode desenvolver o produto. SCRUM MASTER

Os papeis Você será um membro do time. Sua função é de produzir parte do produto conforme a engenharia decidida pelo time. Você também deverá observar melhorias no processo. Se encontrar algum obstáculo na produção, notifique imediatamente o Scrum Master. O time depende da sua capacidade . MEMBRO DO TIME

Os papeis Você representará o elo fraco do time. Sua função será de tornar o processo lento e com gargalos. Se esforce nisso, mas não demonstre. Aja como se estivesse alinhado com o time. Sugira, aceite e acate as decisões, mas mantenha a postura descrita acima . ELO FRACO

Lições Aprendidas

Lições Aprendidas Estimativas e limites de produção. Prototipação e geração de valor ao cliente. Inspeção e adaptação. Gargalos e correções. Trabalho em equipe. Empowerment . Iterações: É melhor entregar todos os aviões em 10 minutos, ou uma parte a cada 3 minutos?

Concluindo Vivenciamos um processo ágil na prática. O planejamento inicial é incerto. Vivência e experiência possibilitaram uma visão mais real. As equipes se tornam mais motivadas e auto-gerenciáveis . O Scrum Master é mais líder do que gerente/chefe. Ambiente de trabalho mais leve, produtivo e organizado.

PGP: como estimar e o nível de exatidão. Atividades: Atributos: dados para serem usados. Requisitos Recursos: influenciam a duração, pela quantidade, competência, produtividade, etc. Disponibilidade, habilidade. Premissas, restrições Analise de riscos e planejamento de respostas (reserva). De acordo com o tipo de recurso, a duração pode variar. Bancos de estimativas, métricas de produtividade, Dados históricos, lições aprendidas, etc. OBRIGADO! Thiago Moreira Torres [email protected] /pub/ thiago -torres- acp - pmp-csm /28/70/435 /thiago.torres.5243 @thiagomt1 (031) - 9892 - 8166