Dionísio é o deus dos vinhos, das festas e dos teatros, era filho de Zeus com a princesa Semele , Dionísio foi o único filho de Zeus com uma mortal, que nasceu deus, seria porque, quando Hera ficou sabendo de mais uma traição de Zeus, ela (como sempre faz) foi se vingar da amante de Zeus, Hera pediu para que Semele ( já gravida de Dionísio) pedi-se para que seu amante lhe mostra-se a verdadeira forma (caso fosse Zeus), pois ele sempre toma uma forma diferente quando se envolve com as mortais.
Semele achou boa ideia , e pediu para o seu amante, que viesse na sua verdadeira forma, mas antes de Zeus saber disso ela o fez jurar por Estige que era uma ninfa no lago de Hades , e ninguém nem os deuses, poderiam quebrar o juramento, sendo assim quando Zeus ficou sabendo, ficou muito decepcionado e mostrou todo seu esplendor, sendo assim, Semele virou cinzas e Zeus pegou o feto de Dionísio e colocou em sua coxa, onde passou boa parte de sua gestação.
Quando Dionísio já estava adulto, ainda em busca de vingança, Hera fez Dionísio ficar louco, e assim ele foi vagando por todos os cantos da Terra sem parar, até passar pela Frígia, onde a deusa Cibele o encontrou e o curou instruindo ele em seus ritos religiosos. Dionísio aprendeu a arte do vinho com seu pai adotivo Sileno , Dionísio foi o primeiro a plantar parreiras de uva, assim consideraram-no deus do vinho.
Dionísio puni seus inimigos e sempre consegue escapar das maldades de Hera, ele recebeu o titulo de mais poderoso dos deuses, pelo seu pai Zeus. Dionísio é bem risonho e quase sempre está embriagado.
É possível encontrar a imagem de Dionísio assentado sobre uma vasilha, com um copo na mão, o qual verte vinho embriagante, o que justifica seu andar vacilante. Os gregos ofereciam a ele bodes, coelhos e pássaros corvídeos. Este deus era também considerado um guerreiro, sempre vencendo os adversários, principalmente se livrando das armadilhas de sua rival maior, Hera.
Sua fama como deus do vinho e do prazer rendeu-lhe vários festivais teatrais em sua honra. Ele é sempre conectado também com atividades prazerosas, como o erotismo e as orgias. Segundo as lendas, ele era muito simpático com quem lhe rendia culto, mas podia proporcionar loucura e ruína para os que menosprezavam os festins devassos a ele ofertados, conhecidos como bacanais. Consta igualmente que ele sempre se recolhia na morte durante o inverno e voltava a nascer na primavera.
Dioniso (nome grego ) Baco (nome romano)
Templo
Estátua
Nome: Murilo Duarte Andrade Série: 2ºC Professora: Dinda Escola Estadual de Ensino Médio Castelo Branco.