Ditaduras e Autoritarismos - Ensino Médio

EdnaLacerdaLima 1 views 34 slides Oct 03, 2025
Slide 1
Slide 1 of 34
Slide 1
1
Slide 2
2
Slide 3
3
Slide 4
4
Slide 5
5
Slide 6
6
Slide 7
7
Slide 8
8
Slide 9
9
Slide 10
10
Slide 11
11
Slide 12
12
Slide 13
13
Slide 14
14
Slide 15
15
Slide 16
16
Slide 17
17
Slide 18
18
Slide 19
19
Slide 20
20
Slide 21
21
Slide 22
22
Slide 23
23
Slide 24
24
Slide 25
25
Slide 26
26
Slide 27
27
Slide 28
28
Slide 29
29
Slide 30
30
Slide 31
31
Slide 32
32
Slide 33
33
Slide 34
34

About This Presentation

História para o Ensino Médio


Slide Content

PROFESSORA EDNA LACERDA DITADURAS E AUTORITARISMOS 01 Idade Contemporânea Período entre Guerras 02 Totalitarismos Totalitarismos Ibéricos Portugal Espanha INSTITUTO AUXILIADORA - SILVÂNIA

Ditadura  é um dos  regimes  não  democráticos  ou antidemocráticos, ou seja,  governos  regidos por uma pessoa ou entidade  política  onde não há participação  popular , ou em que essa participação ocorre de maneira muito restrita. Na ditadura, o  poder  está em apenas uma instância, ao contrário do que acontece na democracia, onde o poder está em várias instâncias, como o  legislativo , o  executivo  e o  judiciário . Ditadura é uma forma de  autoritarismo . Autoritarismo é uma característica presente em ditaduras, onde o líder se apoia mais na sua personalidade do que numa ideia política clara. HISTÓRIA GERAL 37 PROFESSOR MAX DANTAS O QUE É DITADURA

O conceito de ditadura, como o conhecemos atualmente, refere-se à usurpação do poder de maneira brusca, à instauração de um regime de caráter antidemocrático e à concretização de um Estado ilegal que tenta se legitimar, subvertendo, por meio do autoritarismo e do uso da força, a ordem política preexistente. Nesse sentido, a ditadura pode ser entendida como oposição à democracia.

Francisco Franco Bahamonde (1892-1975) - na Espanha Benito Mussolini – na Itália Adolf Hitler – na Alemanha António de Oliveira Salazar – em Portugal Castello Branco – no Brasil

Relembre alguns conceitos referentes à ditadura e suas correlações com os regimes autoritários e totalitários estudados anteriormente. Fascismo : ideologia de extrema-direita praticada por Benito Mussolini na Itália. Ancora-se no nacionalismo exacerbado, no exercício político autoritário, no carisma do líder e na censura das mídias, entre outros mecanismos de controle. Franquismo : regime de inspiração fascista e totalitária liderado pelo militar Francisco Franco, na Espanha, após um período de guerra-civil entre 1939 e 1975.

Nazismo : vertente mais radical do fascismo, difundido por Adolf Hitler. Trata-se de uma ideologia de extrema-direita pautada no racismo científico, no antissemitismo, no repúdio à democracia e no ultranacionalismo. Salazarismo:  ideologia e prática política instaurada por António Salazar em Portugal. O salazarismo fundou um regime ditatorial corporativista de extrema-direita, conhecido como Estado Novo português, que durou 41 anos (1933-1974). Stalinismo : ditadura burocrática do partido único de massas da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), o Partido Comunista da União Soviética (PCUS), comandado por Josef Stalin. Absoluto no poder, Stalin comandou as Repúblicas com o controle total da máquina pública, da propaganda e dos meios de difusão da educação, cultura e informação. Ditadura civil-militar brasileira:  instituída em 1964, por meio de um golpe de Estado, e presidida por cinco militares em mandatos diferentes entre 1964 a 1985. Na prática, os militares governaram, autoritariamente, por meio de Atos Institucionais.

Ditaduras na história Antônio de Oliveira Salazar Portugal General Francisco Franco Espanha SIMPLES - Na qual o poder é exercido por um ditador; CESARISTA ( ou bonapartista) - caracterizada pelo apoio popular; TOTALITÁRIA – na qual o Estado é controlado por um parido ; Na Antiguidade clássica romana, no início, o ditador não detinha todo o poder, pois as leis passavam pela aprovação do Senado. Posteriormente, com o acúmulo de poderes dos generais romanos, a função de dictador , passou a ser de imperador. Na Idade Média , o uso do conceito de ditadura é menos preciso, pois a estrutura social era estamental. No período contemporâneo os jacobinos marcaram a época com um novo modelo de ditadura, que suspendeu a Constituição francesa e estabeleceu um governo provisório durante a Revolução Francesa. O líder da ditadura foi Maximilien Robespierre;

Selecione um dos ditadores estudados e pesquise o que a Wikipédia diz sobre ele. Elenque os elementos que a identificam como uma liderança ditadora. Qual o conceito de ditadura? 3) Construa um glossário para os seguintes conceitos relacionados as ditaduras: Antissemitismo Autoritarismo Golpe de Estado Totalitarismo Intervencionismo Censura 4) Identifique quais países da atualidade são regidos por regime considerados ditaduras. ATIVIDADES

DITADURAS NO SÉCULO XX

DITADURAS NA EUROPA NA ALEMANHA E NA ITÁLIA – IDEIAS FASCISTAS RADICAIS DA ULTRADIREITA ANTILIBERAL. NA RUSSIA – ISOLADA DO MUNDO DESDE 1917, ANEXOU DIVERSAS REPÚBLICAS AO SEU TERRITÓRIO. EM PORTUGAL – FOI ESTABELECIDO O REGIME CHAMADO ESTADO NOVO. NA ESPANHA – VOLTOU-SE CONTRA A POPULAÇÃO NA CHAMADA GUERRA CIVIL ESPANHOLA.

DITADURAS NA ÁFRICA E NA ÁSIA UMA DAS DITADURAS MAIS CRUÉIS E SANGRANTAS CONTRA A POPULAÇÃO LOCAL FOI IMPLANTADA NO SÉCULO XX, POR IDI AMIN EM UNGANDA. O DITADOR CHEGOU AO PODER POR MEIO DE UM GOLPE DE ESTADO . PRIMAVERA ÁRABE – COMEÇOU COM UM JOVEM TUNISIANO SE AUTOIMOLOU EM PROTESTO CONTRA O GOVERNO DESPERTANO UMA ONDA DE REVOLTAS E QUESTIONAMENTOS ÀS DITADURAS VIGENTES NOS PAÍSES DO MUNDO ÁRABE-ORIENTAL .

DITADURA NA AMÉRICA LATINA A ditadura está ligada a guerra fria. Durante o período mais intenso do conflito entre as duas potências os países do Leste Europeu, do Oriente médio, da Ásia, da África e da América Latina acabaram se tornando palcos do confronto indireto entre as duas potências. A disputa se acirrou quando o ditador militar cubano, Fulgêncio Batista, foi destituído do poder pelos revolucionários Fidel Castro e Ernesto Che Guevara, em 1959, com a Revolução Cubana

DITADURA NO BRASIL República da Espada – regida pelo ditador Marechal Deodoro da Fonseca durante a instalação da República. Revolução de 1930 – Getúlio Vargas chega ao poder por meio de golpe de estado. Ditadura militar – durou 21 anos e foi gerida por militares. Foi um dos capítulos mais sombrios da história do Brasil.

Correção O nazismo, o fascismo, era de extrema direita e o ditadura stalinista era de esquerda. 2) A Revolução Russa, que resultou na estagnação da economia, na crise de abastecimento e na fome generalizada. 3)

A obra expõe o sofrimento, a dor, a angústia, o pânico, a aflição e a tristeza do povo espanhol da cidade de Guernica , que sofreu um bombardeio em 1937, como desdobramento da Guerra Civil Espanhola.   tem um caráter político e uma mensagem implícita de resistência contra o autoritarismo e contra a ascensão de governos fascistas na Europa, além de tratar o poder destrutivo de uma guerra. 2) Angola, Camarões, Nigéria, África do Sul e Arábia Saudita.

Correção da atividade escrita O termo faz referência aos atos de “renascer” e “florescer” como ocorre na primavera, indicando uma forma de resistência aos regimes ditatoriais. 2) Foi uma onde de protestos e manifestações populares que teve início com a autoimolação de um jovem tunisiano em protesto ao governo e que resultaram na queda de algumas ditaduras ao longo do Oriente Médio e da África. 3) A Revolução Cubana  foi um movimento que derrotou o governo Fulgêncio Batista e encerrou a interferência norte-americana na ilha, aproximando-a da União Soviética. Os principais líderes da Revolução Cubana foram: Fidel e Raul Castro e Ernesto Che Guevara. 4) a) A República da Espada foi o período no qual o Brasil, recém convertido em uma república, foi governado pelos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto entre os anos de 1889 a 1894. Trata-se de uma época caracterizada como a primeira ditadura militar republicana brasileira. b) Revolução de 1930  foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado, menos comumente conhecido como Golpe de 1930, que depôs o presidente da República Washington Luís em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha.

c) A  ditadura militar brasileira foi o regime instaurado no Brasil em 1 de abril de 1964 e que durou até 15 de março de 1985, sob comando de sucessivos governos militares. De caráter autoritário e nacionalista, a ditadura teve início com o golpe militar que derrubou o governo de João Goulart, o então presidente democraticamente eleito. O regime acabou quando José Sarney assumiu a presidência, o que deu início ao período conhecido como Nova República (ou Sexta República). 5)  a) Estado de sítio é um regime jurídico excepcional, de caráter temporário, em razão da ocorrência de algum fato que represente perigo para a ordem pública constituída. Ele pode ter formas mais ou menos amplas, ou seja, desde medidas meramente policiais até a suspensão de garantias constitucionais. Em geral, para se colocar o Estado de Sítio em vigor, verifica-se a existência de duas circunstâncias: se há, de fato, perigo para a ordem pública e se não é possível resolver tal problema sem o uso de medidas excepcionais. b) Populismo  é um termo utilizado na Ciência Política para explicar práticas associadas a governantes da América Latina durante boa parte do século XX. No caso do Brasil, essa palavra é utilizada para se referir, principalmente, o período da nossa história que se estendeu de 1930 a 1964. c) O Estado Novo foi a fase ditatorial da Era Vargas. Teve início em novembro de 1937, quando o presidente outorgou uma nova Constituição e decretou o fechamento do Congresso, e foi finalizado quando Vargas recebeu um ultimato dos militares e foi obrigado a renunciar à presidência, em outubro de 1945.

DITADURAS SOCIALOSTAS São ditaduras de um estado socialista – A RÚSSIA, CHINA, COREIA DO NORTE, CUBA, LAOS E VIETINÃ. Ditaduras democráticas de países europeus que são atualmente de esquerda - FRANÇA, ESPANHA, PORTUGAL, ALEMANHA, ITÁLIA, FINLÂNDIA. DISPOSITIVOS LEGAIS A característica fundamental de uma ditadura é a suspensão dos direitos constitucionais, ficando o Estado sob o comando de um grupo político, partido ou mesmo de um único indivíduo.  É possível perceber que os casos recentes de tentativas de golpes na América Latina envolveram buscas de brechas constitucionais com a evocação de dispositivos legais e até mesmo inexistentes. O que significa dizer que uma ditadura só se instala no poder se for legitimada constitucionalmente e reconhecida pela comunidade internacional, assim como as independências. Desse modo, em síntese geral, a ditadura é um Estado de exceção institucionalizado, comandado por um único indivíduo, um grupo ou um partido político, bem como uma forma de regime em que a ilegalidade se transforma em legalidade.

Correção da página 18 Questão 1 Ditadura é um dos regimes não democráticos ou antidemocráticos, ou seja, governos regidos por uma pessoa ou entidade política onde não há participação popular, ou em que essa participação ocorre de maneira muito restrita. Sendo suas principais características o autoritarismo e violência, a censura, a centralização do poder, a cassação dos direitos políticos e a ilegitimidade.

Questão 2 Esses regimes possuem características opostas: na democracia o poder de decisão é do povo e na ditadura as decisões são impostas pelo governo autoritário. Na democracia o poder é do povo porque as decisões vêm dele, através de seus representantes democraticamente eleitos. A democracia foi definida pelo presidente americano Abraham Lincoln como o "governo do povo, pelo povo, para o povo". Já na ditadura, ao contrário do que acontece na democracia, as decisões do governo são impostas e a vontade do povo não é levada em conta pelo governo.

Democracia Ditadura Eleições Diretas Indiretas/golpe de estado Estado É democrático É autoritário, antidemocrático Poder Dividido entre Executivo, Legislativo e Judiciário Concentrado em uma pessoa ou um grupo Direitos São respeitados e protegidos Podem ser cancelados Manifestações populares São permitidas, é um direito constitucional São proibidas e reprimidas Censura Não existe Existe Participação dos cidadãos nas decisões Existe Não existe

Questão 3 Getúlio Dornelles Vargas foi um militar, advogado e político brasileiro, líder da Revolução de 1930, que pôs fim à República Velha, depondo seu 13.º e último presidente, Washington Luís, e impedindo a posse do presidente eleito em 1.º de março de 1930, Júlio Prestes. Vargas foi presidente do Brasil por quase vinte anos. O primeiro período foi de 15 anos ininterruptos, de 1930 até 1945, e dividiu-se em 3 fases: de 1930 a 1934, como chefe do "Governo Provisório"; de 1934 até 1937 como presidente da república do Governo Constitucional, tendo sido eleito presidente da república pela Assembleia Nacional Constituinte de 1934; e, de 1937 a 1945, como ditador, durante o Estado Novo implantado após um golpe de Estado. No segundo período, em que foi eleito por voto direto, Getúlio governou o Brasil como presidente da república, por 3 anos e meio: de 31 de janeiro de 1951 até 24 de agosto de 1954, quando se suicidou. Getúlio era chamado por seus simpatizantes de "pai dos pobres", pela legislação trabalhista e políticas sociais adotadas sob seus governos.

Questão 4 c) Os cinco mandatos militares dos generais do Exército que assumiram o Estado brasileiro, entre 1964 e 1985, foram pacíficos, internamente bem aceitos pelas Forças Armadas e pela sociedade.

Questão 5 http://www.dhnet.org.br/direitos/sip/milosevic/julgamento.html Questão 6 O relatório da Comissão Nacional da Verdade, finalizado em 2014, indica que, apenas na investigação de dez povos, foram estimadas mais de 8 mil mortes decorrentes do governo militar. No caso do povo yanomami, segundo a comissão, não há um número oficial de mortos, mas se estima que chegue aos milhares. A tomada das terras indígenas para ampliação da fronteira agrícola e para exploração mineral e de energia foi um dos eixos do Plano de Integração Nacional dos militares. No caso dos yanomami, a destruição veio primeiro com a construção da rodovia Perimetral, a BR-210, que liga os estados do Amapá, Amazonas, Pará e de Roraima.

Correção da revisão 1) Ditadura é um dos regimes não democráticos ou antidemocráticos, ou seja, governos regidos por uma pessoa ou entidade política onde não há participação popular, ou em que essa participação ocorre de maneira muito restrita. Sendo suas principais características o autoritarismo e violência, a censura, a centralização do poder, a cassação dos direitos políticos e a ilegitimidade. 2) ■  simples , na qual o poder é exercido por um ditador; ■  cesarista  (ou bonapartista), caracterizada pelo apoio popular; ■  totalitária , na qual o Estado é controlado por um partido.

Benito Mussolini – Líder do fascismo na Itália, i deologia de extrema-direita que a ncora-se no nacionalismo exacerbado, no exercício político autoritário, no carisma do líder e na censura das mídias, entre outros mecanismos de controle. Adolf Hitler – Líder do nazismo na Alemanha, vertente mais radical do fascismo, que trata-se de uma ideologia de extrema-direita pautada no racismo científico, no antissemitismo, no repúdio à democracia e no ultranacionalismo. António Salazar – Líder da i deologia e prática política conhecida como salazarismo instaurada em Portugal. O salazarismo fundou um regime ditatorial corporativista de extrema-direita, conhecido como Estado Novo português, que durou 41 anos (1933-1974).

d) Francisco Franco – Militar que liderou o franquismo, regime de inspiração fascista e totalitária na Espanha, após um período de guerra-civil entre 1939 e 1975. e) Humberto de Alencar Castelo Branco - foi um militar e político brasileiro. Foi o 26.º presidente do Brasil, o primeiro do período da Ditadura Militar, tendo sido um dos articuladores do Golpe Militar de 1964. Os principais objetivos da intervenção militar eram acabar com os nacionalistas reformistas, representados pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB) e o projeto das Reformas de Base do governo João Goulart, e institucionalizar a Ditadura Militar através dos atos institucionais. Uma das primeiras medidas de seu governo foi a promulgação do Ato Institucional 2, que aboliu o pluripartidarismo no país e concedeu poderes ao Presidente da República para cassar mandatos de deputados e convocar eleições indiretas.

f) Josef Stalin – Líder do stalinismo d itadura burocrática do partido único de massas da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS), o Partido Comunista da União Soviética (PCUS). Absoluto no poder, Stalin comandou as Repúblicas com o controle total da máquina pública, da propaganda e dos meios de difusão da educação, cultura e informação. 4) Maximilien Robespierre líder da ditadura Revolução Francesa, utilizou a guilhotina contra os opositores políticos. No entanto, ironicamente, o próprio Robespierre foi preso e guilhotinado pelo regime que ajudou a instaurar. 

5) O ditador africano que chegou ao poder por meio de um golpe de Estado em Uganda. Megalomaníaco, como costumam ser os ditadores, cometeu atrocidades, perseguições e assassinatos. Especialistas em direitos humanos estimam que entre 100 mil e 500 mil pessoas foram mortas durante seu governo. Considera-se uma das ditaduras mais cruéis e sangrentas contra a população local. 6 ) Foi uma onde de protestos e manifestações populares que teve início com a autoimolação de um jovem tunisiano em protesto ao governo e que resultaram na queda de algumas ditaduras ao longo do Oriente Médio e da África.

7) A Revolução Cubana  foi um movimento que derrotou o governo Fulgêncio Batista e encerrou a interferência norte-americana na ilha, aproximando-a da União Soviética. Os principais líderes da Revolução Cubana foram: Fidel e Raul Castro e Ernesto Che Guevara. 8) a) A República da Espada foi o período no qual o Brasil, recém convertido em uma república, foi governado pelos marechais Deodoro da Fonseca e Floriano Peixoto entre os anos de 1889 a 1894. Trata-se de uma época caracterizada como a primeira ditadura militar republicana brasileira. b) Revolução de 1930  foi o movimento armado, liderado pelos estados de Minas Gerais, Paraíba e Rio Grande do Sul, que culminou com o golpe de Estado, menos comumente conhecido como Golpe de 1930, que depôs o presidente da República Washington Luís em 24 de outubro de 1930, impediu a posse do presidente eleito Júlio Prestes e pôs fim à República Velha.

c ) A  ditadura militar - brasileira foi o regime instaurado no Brasil em 1 de abril de 1964 e que durou até 15 de março de 1985, sob comando de sucessivos governos militares. De caráter autoritário e nacionalista, a ditadura teve início com o golpe militar que derrubou o governo de João Goulart, o então presidente democraticamente eleito. O regime acabou quando José Sarney assumiu a presidência, o que deu início ao período conhecido como Nova República (ou Sexta República).

9 ) Porque além das forças armadas, houve também a participação de setores conservadores da sociedade civil no golpe de Estado. 
Tags