DOENÇAS DA CULTURA DO CAFEEIRO Alunos: José Francisco Nogueira Filho Tales Vinícius Brisola Professora: Jessica Danila Silva
CAFÉ Atualmente o Brasil é responsável por exportar um terço da produção mundial de café, nós brasileiros somos a segunda maior nação que consome mais café no mundo, ficando atrás apenas dos EUA. Café Arábica: Coffea arábica Café Robusta: Coffea canephora
FERRUGEM-DO- CAFEEIRO Agente causal: Hemileia vastatrix ; Esta presente no Brasil desde de 1970; Fungo biotrófico (extraem seus nutrientes de tecidos vivos); Provoca queda precoce das folhas e seca dos ramos, afetando a produção de frutos do ano seguinte. É um patógeno que provoca prejuízos durante os anos de alta produção da cultura.
AMBIENTE FAVORÁVEL A DOENÇA Alta umidade relativa do ar; Temperatura moderada, entre 22°C e 24 °C; Ausência de luz direta; Presença de um filme de água na superfície das folhas.
SINTOMAS CAUSADOS NA PLANTA Manchas cloróticas, possíveis de serem vistas com as folhas colocadas contra a luz; Manchas na face inferior da folha de coloração amarelo-alaranjada ; Aparecimento de massa pulverulenta de uredosporos sobre a mancha; Necrose de partes do tecido foliar.
FORMA DE PROPAGAÇÃO Vento; Água. Uma gota caindo numa lesão libera imediatamente os uredósporos que podem se elevar até 30 cm da lesão.
FORMA DE CONTROLE Cultivares resistentes; Evitar adensamento; Adubação racional; Fungicidas protetores (cúpricos), a partir de novembro; Fungicidas sistêmicos, foliares ou via solo.
CERCOSPORA OU MANCHA-DE-OLHO-PARDO Agente causal: Cercospora coffeicola ; Relatada no Brasil em 1887; Fungo necrotrófico (se alimentam e se reproduzem em células mortas); Doença de importância econômica, causando desfolha e reduzindo a produção, além dos prejuízos na depreciação da qualidade do café.
AMBIENTE FAVORÁVEL A DOENÇA Temperaturas entre 18°C e 25°C; Elevada umidade relativa; Após períodos de chuva seguidos de veranicos ou em períodos de intensa radiação solar e déficit hídrico, a doença pode ser intensificada. O desequilíbrio nutricional também pode influenciar na incidência dessa doença.
SINTOMAS CAUSADOS NA PLANTA FOLHAS: Os sintomas característicos são manchas circulares de coloração castanho clara a escura, com o centro branco-acinzentado, quase sempre envolvidas por um halo amarelado.
SINTOMAS CAUSADOS NA PLANTA FRUTOS: Os sintomas são pequenas manchas necróticas e deprimidas, de cor marrom a negra, estendendo-se no sentido dos polos do fruto.
FORMA DE PROPAGAÇÃO Vento; Água; Insetos. Após atingir o cafeeiro, na presença de umidade suficiente, os conídios germinam e o tubo germinativo penetra diretamente através da cutícula ou por aberturas naturais .
FORMA DE CONTROLE Não há referências sobre a existência de possíveis variedades ou cultivares com algum tipo de resistência ou tolerância à cercosporiose; Controle da doença com cuidados na formação das mudas; Sementes devem estar limpas, sadias e adequadamente tratadas;
FORMA DE CONTROLE Os viveiros devem ser estabelecidos em lugares de solos bem drenados, ambiente bem arejado e sombreamento adequado, e evitar a irrigação excessiva; Nas lavouras deve-se manter uma fertilização equilibrada, com adequado nível de nitrogênio e de umidade do solo; Deve-se realizar pulverizações com fungicidas protetores e sistêmicos tanto nos viveiros como nas lavouras.