Odontologia do Trabalho e as Doenças Ocupacionais Auxiliar em Saúde Bucal
Odontologia do Trabalho tem como finalidade a melhoria da saúde bucal, seus efeitos e influência sobre a produtividade do trabalho e o diagnóstico precoce de manifestações de doenças ocupacionais, tendo como objetivo a busca permanente da compatibilidade entre a atividade laboral e a preservação da saúde bucal do trabalhador.
“ A Odontologia do Trabalho se preocupa com a etiologia e o desenvolvimento das patologias bucais no ambiente de trabalho. Desta forma existe uma necessidade de atuar dentro das empresas, fazendo campanhas de educação para a saúde, como na prevenção de doenças respiratórias por inalação de substâncias tóxicas ao organismo humano e do câncer de lábio em trabalhadores cujas atividades são desenvolvidas com exposição direta à luz solar, por exemplo..”
“ A cavidade bucal é parte integrante e inseparável da saúde do indivíduo, estando diretamente relacionada às condições de alimentação, moradia, trabalho, renda, meio ambiente, transporte, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso aos serviços de saúde e à informação e que, por isso, torna-se inviável pensar em saúde geral de modo dissociado da saúde bucal, sendo o contrário também verdadeiro.
“ Assim sendo, a Odontologia do Trabalho, cumpre papel fundamental na proteção da saúde do trabalhador, recordando que a saúde do trabalhador e a satisfação da alta direção da empresa por aumentar a produtividade a partir da diminuição de absenteísmo por causas odontológicas.
“A sociedade moderna tem sido cada vez mais vítima das chamadas doenças do trabalho.”
Excesso de horas de trabalho Pressão para atingir resultados Repetição constante de alguns movimentos ....... podem levar a problemas sérios de saúde!!!
“ A maioria das pessoas não se dá conta de todos esses fatos”
“E só vão perceber seu resultado quando encontram-se em um estado avançado, com por exemplo as chamadas Lesões por Esforço Repetitivo”
O que são Lesões por Esforço Repetitivo ? São lesões nos músculos e articulações causadas por uma má postura durante o trabalho ou por realizar movimentos repetitivos durante um longo período de tempo, sem intervalo.
“Entre as classes mais afetadas estão secretárias, bancários, operadores de linha de montagem, professores, pessoas que trabalham com computador e também os odontologistas.”
“Outro problema no dia-a-dia dos profissionais da odontologia é a má postura. Primeiramente, não são todos os profissionais que têm o cuidado em escolher equipamentos ergonomicamente apropriados.”
“Estudos mostram que praticamente 70% dos profissionais da odontologia queixam-se de algum tipo de dor. As áreas mais afetadas são o pescoço, as costas e o ombro”
“A maneira mais fácil e eficaz de se combater doenças ocupacionais é a prevenção.”
A prática profissional odontológica apresenta como uma de suas principais características o risco ocupacional
Devido ao trabalho odontológico que exige do profissional uma interação direta e frequente Com pessoas, Materiais e equipamentos ....... tendo como consequência o risco de contaminação por radiação ,agentes alergênicos entre outros.
O ambiente de trabalho odontológico expõem o profissional : Manipulação de metais pesados Agentes potencialmente alergênicos Contato com radiação Pacientes com doenças infectocontagiosas
Em pesquisa realizada com 1088 profissionais da odontologia com idade superior a 20 anos, foram encontradas 583 indevidos com doenças relacionadas com a atividade profissional (CERRI, 1991).
Principais doenças relacionadas ao exercício profissional Cifoescoliose Lesões por esforços repetitivos Perda auditiva induzida por ruído Contaminação por mercúrio Contaminação por radiação ionizante Dermatites, alergias e eczemas de contato