MarcosMoreira673054
99 views
26 slides
Feb 18, 2024
Slide 1 of 26
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
About This Presentation
12 metodos de como estudar a biblia
Size: 162.14 KB
Language: pt
Added: Feb 18, 2024
Slides: 26 pages
Slide Content
Doze maneiras de estudar a Bíblia Rick warren 1. O método devocional 2. O método por resumo de capítulo 3. O método da qualidade de caráter 4. O método temático 5. O método biográfico 6. O método por tópicos 7. O método morfológico 8. O método histórico-cultural e contextual 9. O método investigativo 10. O método analítico de capítulo 11. O método sintético 12. O método analítico de versículo por versículo
O método devocional A meta final de todo estudo da Bíblia é a aplicação e não a interpretação. Considerando que Deus quer mudar nossa vida por sua Palavra, é importante aprender a aplicar a Escritura em nossa vida antes de aprender outro método de estudo da Bíblia.
Definição O método devocional envolve tomar uma passagem da Bíblia, grande ou pequena, e meditar nela com devoção até que o Espírito Santo lhe mostre um meio de aplicar a verdade na sua vida de modo que seja pessoal, prático, possível e mensurável . A meta é você levar a sério a Palavra de Deus e ser "praticante" do que ela diz (Tgl.22).
Por que a aplicação é importante e necessária para nossa vida? 2. Estudar a Palavra de Deus pode ser perigoso se você a estuda sem aplica-La. (Orgulho I Co r. 8.1; Tg.4.7) 1. Não há como conhecer mais a Palavra de Deus a menos que você a aplique na sua vida . ( fariseus e Saduceus Mt.22.29 )
Três razões que tornam tão difícil a aplicação da Escritura à nossa vida 2. o diabo combate violentamente essa prática. 1. porque requer pensar. 3. Nós por natureza resistimos a mudanças.
Quatro etapas para a aplicação prática M edite O re Aplique Memorize
Etapas 1 = Ore Ore em busca de compreensões intuitivas sobre como aplicar a passagem Peça a Deus que o ajude a aplicar a Escritura que você está estudando e lhe mostre especificamente o que ele quer que você faça. Você já sabe que Deus quer que faça duas coisas: obedecer à Palavra e dividi-la com os outros. Na oração, diga a Deus que você está pronto para obedecer ao que ele lhe mostrar e disposto a dividir a aplicação com os outros.
Etapas 2 = Medite Medite no versículo (ou versículos) que escolheu estudar A meditação é a chave para descobrir como aplicar a Escritura na sua vida. Você toma um pensamento que Deus lhe deu, coloca-o na mente e pensa inúmeras vezes nele. Meditação bíblica é ler uma passagem da Bíblia e concentrar-se nela de modos diferentes
diversos modos práticos de meditar numa passagem da Escritura: 1. Visualize na mente a cena da narrativa. Coloque-se na situação bíblica e imagine-se como participante ativo. Pergunte-se como você se sentiria se estivesse envolvido naquela situação. O que diria? O que faria?
diversos modos práticos de meditar numa passagem da Escritura: 2. Enfatize as palavras da passagem sob estudo. Leia um versículo em voz alta e por várias vezes, cada vez enfatizando uma palavra diferente, e repare no desenvolvimento de novos significados. Por exemplo Filipenses 4.13,
3. Parafraseie a passagem sob estudo. Reformule o versículo ou passagem com palavras suas 4. Personalize a passagem sob estudo. Faça pondo seu nome no lugar dos pronomes ou substantivos usados na Escritura. Ex. João 3:16
5 . Use o acróstico P-A-P-E-L-M-O-V-E . Cada letra representa uma pergunta que o ajuda a aplicar a passagem na sua vida. Se você memorizar as nove perguntas que este acróstico representa, você as terá à disposição toda vez que quiser meditar em determinada passagem.
Este acrostico pergunta: Há Pecado a confessar? P A Atitude a mudar? P Promessa a reivindicar? E Exemplo a seguir? L Louvor a dar a Deus ?
Este acrostico pergunta: Há Mandamento a obedecer ? M O Oração a fazer ? V Verdade a acreditar ? E Erro a evitar ?
6. Ore o versículo ou passagem a Deus. Coloque a passagem na primeira pessoa do singular, transforme-a numa oração e ore a Deus. O livro de Salmos é um bom exemplo desse método de meditação . Obrigado, Senhor, por seres o meu Pastor, e por não me faltar nada. Obrigado por me fazeres deitar em pastos verdes, por me conduzires à beira de águas quietas, por restabeleceres a minha alma. Obrigado por me guiares nos caminhos da justiça por causa do teu nome. Sl 23:1-3
Etapas 3 = Aplicar Escreva uma aplicação das compreensões intuitivas que você teve na meditação. Escrever a aplicação no papel o ajuda a ser específico. Se você não escrever o que pensou, logo esquecerá. Isso é particularmente necessário quando se está lidando com verdades espirituais.
A Aplicação deve ser: pessoal — escreva-a na primeira pessoa do singular. Quando escrever uma aplicação, use os pronomes pessoais da primeira pessoa do singular ("eu", "mim", "meu, minha, meus, minhas").
A Aplicação deve ser: prática — algo que você possa fazer. Planeje um curso definido de ação. Faça um projeto pessoal que o incentive a ser "praticante da Palavra". Torne as aplicações tão específicas quanto possíveis.
A Aplicação deve ser: possível— algo que você sabe que pode realizar; caso contrário, desanimará. . Provável — você tem de estabelecer um tipo de acompanhamento para inspecionar o sucesso. Tem de ser mensurável para que você saiba que conseguiu. Significa que você deve fixar um tipo de prazo para a aplicação.
Etapas 4 = Memorizar Para que você continue meditando na passagem que está aplicando e o ajude a lembrar-se do seu projeto, memorize um versículo que seja elemento importantíssimo para a aplicação que você escreveu.
FORMULÁRIO PARA ESTUDO DEVOCIONAL | • Data:_ • Passagem:_ 1. Oração I I (assinale depois de ter orado) 2. Meditação 3. Aplicação 4. Memorização
Exemplo de formulário preenchido • Data: 28/01/23 • Passagem: Lucas 12.22-26 1. Oração [X] (assinale depois de ter orado) . 2. Meditação minha paráfrase personalizada: .
minha paráfrase personalizada: Tenho de parar de me preocupar tanto. Deus cuidará de todas as minhas necessidades. Considerando que Deus me deu a vida, com certeza posso confiar que ele a sustentará. Aprendo com o exemplo dos pássaros, pois eles não se preocupam com o futuro. Mas Deus cuida deles diariamente. E se Deus cuida dos pássaros, claro que ele cuidará de mim! Além do mais, ficar me preocupan¬do nunca faz bem. Nunca muda a situação. Então, por que me preocupar? Qual o proveito em me preocupar? Nenhum. • Mandamento a obedecer: Não se preocupe! ( Lc 12.22). • Promessa a reivindicar: Deus vai cuidar de mim! ( Lc 12.24 ). .
Exemplo de formulário preenchido 3 . Aplicação Tenho de aplicar esta lição na área financeira de minha família. Durante este próximo mês, toda vez que o diabo me tentar a ficar preocupado com minhas contas, eu resistirei o pensamento citando em voz alta Lucas 12.24. .
Exemplo de formulário preenchido 3 . Aplicação Tenho de aplicar esta lição na área financeira de minha família. Durante este próximo mês, toda vez que o diabo me tentar a ficar preocupado com minhas contas, eu resistirei o pensamento citando em voz alta Lucas 12.24. .
Exemplo de formulário preenchido 4. Memorização " Observem os corvos: não semeiam nem colhem, não têm arma¬zéns nem celeiros; contudo, Deus os alimenta. E vocês têm muito mais valor do que as aves!" ( Lc 12.24). .