marjoriestavismeyer
1,581 views
19 slides
Aug 30, 2018
Slide 1 of 19
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
About This Presentation
Biografia Dr. Bezerra de Menezes
Size: 4.55 MB
Language: pt
Added: Aug 30, 2018
Slides: 19 pages
Slide Content
Dr. Bezerra de Menezes 29 de agosto de 1831 Expositora: Marjorie O Médico dos Pobres
“(...) Ismael reúne no espaço os seus dedicados companheiros de luta e, organizada a venerável assembleia , o grande mensageiro do Senhor esclarece a todos sobre os seus elevados objetivos.(...)”
“(...) encaminhando-se para um dos dedicados e fiéis discípulos, falou-lhe assim: —Descerás às lutas terrestres com o objetivo de concentrar as nossas energias no país do Cruzeiro , dirigindo-as para o alvo sagrado dos nossos esforços. Arregimentarás todos os elementos dispersos, com as dedicações do teu espírito, afim de que possamos criar o nosso núcleo de atividades espirituais , dentro dos elevados propósitos de reforma e regeneração . Não precisamos encarecer aos teus olhos a delicadeza dessa missão; mas, com a plena observância do código de Jesus e com a nossa assistência espiritual , pulverizarás todos os obstáculos, à força de perseverança e de humildade , consolidando os primórdios de nossa obra, que é a de Jesus, no seio da pátria do seu Evangelho. Se a luta vai ser grande , considera que não será menor a compensação do Senhor, que é o caminho, a verdade e a vida .(...)”
“(...) Havia em toda a assembleia espiritual um divino silêncio. O discípulo escolhido nada pudera responder, com o coração palpitante de doces e esperançosas emoções , mas as lágrimas de reconhecimento lhe caíam copiosamente dos olhos. (...) Relâmpagos de luminosidade estranha e misericordiosa clareavam o pensamento de quantos assistiam ao maravilhoso espetáculo, enquanto uma chuva de aromas inundava a atmosfera de perfumes balsâmicos e suavíssimos . Sob aquela bênção maravilhosa, a grande assembleia dos operários do Bem se dissolveu. Daí a algum tempo, no dia 29 de agosto de 1831 , em Riacho do Sangue, no Estado do Ceará, nascia Adolfo Bezerra de Menezes , o grande discípulo de Ismael, que vinha cumprir no Brasil uma elevada missão .” Do livro Brasil, Coração do Mundo, Pátria do Evangelho , de Humberto de Campos, psicografia de Chico Xavier, capítulo Bezerra de Menezes.
• 1857 – Lançamento de “O Livro dos Espíritos”. • 1858 – Lançamento da “Revista Espírita”. • 1859 – Lançamento do livro “O que é o Espiritismo”. • 1861 – É publicado “O Livro dos Médiuns”. • 1862 – Lançamento do livro “Viagem Espírita em 1862”. • 1864 – Lançamento do livro “Evangelho segundo o Espiritismo”. • 1865 – É publicado o livro “O Céu e o Inferno". • 1868 – Lançamento do livro “A Gênese”. CRONOLOGIA DAS OBRAS DE ALLAN KARDEC (1857-1868)
Adolfo Bezerra de Menezes Cavalcanti (Riacho do Sangue, Ceará, 29 de agosto de 1831 — Rio de Janeiro, 11 de abril de 1900) foi médico , militar , escritor , jornalista , político e expoente da Doutrina Espírita no Brasil.
Em 1838 , no interior do Ceará, conheceu as primeiras letras, estando à altura do saber de seu mestre em 10 meses. Aprendeu latim em dois anos, a ponto de substituir o professor. ESTUDOS Bezerra queria tornar-se médico, mas o pai, que enfrentava dificuldades financeiras, não podia custear-lhe os estudos. Em 1851, aos 19 anos , tomou ele a iniciativa de ir para o Rio de Janeiro, a então capital do Império, a fim de cursar medicina, levando consigo pequena importância réis, que os parentes lhe deram para ajudar na viagem. Para poder estudar, dava aula de filosofia e matemática. Formou-se em 1856 pela Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro.
Em 6 de novembro de 1858 , casou-se com a Sra. Maria Cândida de Lacerda , que desencarnou no início de 1863, deixando-lhe um casal de filhos . FAMÍLIA Em 21 de janeiro de 1865 , casou-se, em segunda núpcias com Dona Cândida Augusta de Lacerda Machado, irmã materna de sua primeira esposa, com quem teve sete filhos. Em 1859 passou a atuar como redator dos "Anais Brasilienses de Medicina", da Academia Imperial de Medicina, atividade que exerceu até 1861.
Foi justamente o respeito e o reconhecimento de numerosos amigos que o levaram à política, que definiu como “a ciência de criar o bem de todos” . Elegeu-se vereador do Rio de Janeiro em 1860 , pelo Partido Liberal . Em 1867 , foi eleito deputado-geral (deputado federal ) pelo Rio de Janeiro . Em 1885 , atingiu o fim de suas atividades políticas. Bezerra de Menezes atuou 30 anos na vida parlamentar. POLÍTICA
Em sua carreira política, escreveu um artigo sobre a importância da abolição da escravatura no Brasil e medidas que o governo deveria tomar após a libertação dos negros.
... Outra missão o aguardava, esta mais nobre ainda , aquela de que o incumbira Ismael, não para o coroar de glórias, que perecem , mas para trazer sua mensagem à imortalidade.
A o receber de presente a primeira tradução brasileira de O Livro dos Espíritos , em 1875 , diz: “ Lia, mas não encontrava nada que fosse novo para meu espírito , entretanto tudo aquilo era novo para mim [...]. Eu já tinha lido ou ouvido tudo o que se achava no Livro dos Espíritos [...]. Preocupei-me seriamente com este fato maravilhoso e a mim mesmo dizia: parece que eu era espírita inconsciente, ou mesmo, como se diz vulgarmente, de nascença”.
Mais que um adepto, Bezerra de Menezes foi um defensor e um divulgador da Doutrina Espírita . Com o lançamento do periódico Reformador (que existe até hoje), em 1883 , passou a colaborar com a redação de artigos doutrinários. ESPIRITISMO Embora sua participação tivesse sido marcante até então, somente em 16 de agosto de 1886, aos 55 anos de idade, Bezerra de Menezes, perante grande público, em torno de 1.500 a 2.000 pessoas, no salão de Conferência da Guarda Velha, em longa alocução, justificou a sua opção definitiva de abraçar os princípios da consoladora doutrina.
Em 1889 , Bezerra foi percebido como o único capaz de superar as divisões, vindo a ser eleito presidente da Federação Espírita Brasileira . Movimentos separatistas Nesse período, iniciou o estudo sistemático de O Livro dos Espíritos nas reuniões públicas, passando a redigir o Reformador ; exerceu ainda a tarefa de doutrinador de espíritos obsessores . Organizou e presidiu um Congresso Espírita Nacional , com a presença de 34 delegações de instituições de diversos estados.
Assumiu a presidência do Centro da União Espírita do Brasil a 21 de Abril e, a 22 de Dezembro de 1890 , oficiou ao então presidente da República, Marechal Deodoro da Fonseca, em defesa dos direitos e da liberdade dos espíritas contra certos artigos do Código Penal Brasileiro de 1890. De 1890 a 1891 foi vice-presidente da FEB, época em que traduziu o livro "Obras Póstumas" de Allan Kardec, publicado em 1892. Em 1895 reassumiu a presidência da FEB, função que exerceu até à data de seu falecimento. Nesta gestão iniciou o estudo semanal de O Evangelho segundo o Espiritismo , fundou a primeira livraria espírita no país e ocorreu a vinculação da instituição ao Grupo Ismael e à Assistência aos Necessitados.
Foi membro da Sociedade de Geografia de Lisboa , da Sociedade Auxiliadora da Indústria Nacional , da Sociedade Físicoquímica , sócio e benfeitor da Sociedade Propagadora das Belas-Artes , membro do Conselho do Liceu de Artes e presidente da Sociedade Beneficente Cearense . Escreveu em jornais como “O Paiz ”, redigiu “Sentinela da Liberdade”, os “Anais Brasilienses de Medicina”, colaborou na “Reforma” , na “Revista da Sociedade Físico-química ” e no “Reformador”. Utilizava os pseudônimos de Max e Frei Gil. Mais de quarenta obras escritas e publicadas. São teses, romances, biografias, artigos, estudos, relatórios, etc.
Até hoje é conhecido como Médico dos Pobres , pois nunca cobrava consultas de quem não podia pagar. Chegava a pagar até mesmo o medicamento homeopático dos pacientes. Atualmente, o local onde Dr. Bezerra de Menezes atendia seus pacientes. O Médico
Desencarnou em 11 de abril de 1900 , tendo ao lado a dedicada companheira de tantos anos, Cândida Augusta . Por ocasião de sua morte, assim se pronunciou Léon Denis , um dos maiores discípulos de Kardec : DESENCARNE “Quando tais homens deixam de existir, enluta-se não somente o Brasil, mas os espíritas de todo o mundo”. Num diálogo com o médium Divaldo Pereira Franco, Dr. Bezerra relata como foi sua passagem para o plano espiritual:
(...) “ajoelha-se e, agradecendo, entre lagrimas, à Mãe das Mães a graça recebida, suplica-lhe, por intermédio de Sua Enviada Sublime, para ficar no seu humilde Posto, junto à Terra, a fim de continuar atendendo aos pedidos de seus irmãos terrestres, que tantas provas lhe dão, continuadamente, de estima e gratidão.”