A Economia da Região de Sudeste Allan Lima Gabriel de Jesus Samara de Azevedo Sandriele de Araújo Escola Municipal Edwaldo Brandão Correia Cachoeira-BA d e Outubro de 2023
como tudo se iniciou 🪨⛰️;
A História Uma das razões para o início da ocupação do Sudeste brasileiro foi a descoberta de ouro na região, no século XVII, por volta de 1690, e de outras pedras preciosas, como o diamante. Tais minérios foram encontrados, a princípio, em Minas Gerais, o que deu início a vários povoados que, posteriormente, transformaram-se em grandes cidades. As necessidades populacionais de quem vivia na região das minas levaram ao surgimento de atividades agrícolas e comerciais. Ao longo do século XIX, outras atividades econômicas despontaram na região, como o cultivo do café. Inicialmente, esse cultivo foi introduzido no estado do Rio de Janeiro, no início do século XIX, na região do rio Paraíba do Sul. Com o passar dos anos, a produção expandiu-se para os demais estados do Sudeste, principalmente em São Paulo.
Atividades econômicas do sudeste Extrativismo. Agropecuária. Construção civil. Turismo e atividades culturais. Indústria de transformação. Serviços industriais e de utilidade Pública. Serviços de Educação, Estática, saúde, etc…
Extrativismo Como vemos, o extrativismo mineral é a principal forma de extração praticada no sudeste do Brasil. Além do ferro, a região explora o manganês, o ouro, a bauxita, a cassiterita, o urânio, o calcário, o mármore e as pedras preciosas. Minas Gerais é considerado o Estado mais rico em recursos minerais na região sudeste do Brasil. No caso do extrativismo mineral, a região sudeste possui algumas reservas de minério de ferro, localizadas principalmente no Quadrilátero Ferrífero de Minas Gerais. Podemos citar ainda a extração de alguns produtos minerais como o sal marinho, extraído do litoral norte do Rio de Janeiro; o manganês, extraído de Minas Gerais; e o petróleo, extraído na Bacia de Campos, no litoral norte do Rio de Janeiro.
≥ O turismo é de vital importância para o Sudeste sendo um dos setores mais rentáveis e de maior oferta de postos de trabalho na região. A cidade que mais atrai visitantes é o Rio de Janeiro que, além das belezas naturais, em especial as praias, oferece o Carnaval e o Réveillon mais frequentado do País. São Paulo é conhecida pela oferta de belezas naturais no litoral e pelos serviços hoteleiros especializados em viajantes a negócios. Eventos como o Grande Prêmio de Fórmula 1 enchem os hotéis da capital. Minas Gerais atrai pelas cidades históricas como Ouro Preto, Sabará, Diamantina, Mariana, Congonhas, São João del-Rei, Tiradentes e Sabará, além das paisagens montanhosas. TURISMO
Industrialização Com um grande número não de obra e dinheiro e caixa, lucro da cafecultura., A Região sudeste tornou– se logoa área mais industrializada de maior concentração de população no país.
Setor Primário A agricultura predominante na região é extremamente moderna e mecanizada . Cana de açúcar Café Soja Alem de frutas cítricas Seror Segundario A região apresenta concentração de indústriaas de grande e médio do Brasil. No sudeste, estão presentes industriais : Siderúrgicas Metalúrgica Metalmecanias Automobilísticas Petroquímicos Farmacêutica Alimentícia e, Calçadista. Setor Terciário Há grande concentração de centros empresariais e comerciais, além de gama de serviços para a população.
01- quais são algumas das atividades econômicas do sudeste ? 02- quais são os destinos turísticos mas populares na região de sudeste ?
Escola Edwaldo Brandão Correia Allan Lima Gabriel de Jesus Samara de Azevedo Sandriele de Araújo Professor : Roberval Referências: ewe.todamateria.com.br pt.m.wikipedia.org brasilescola.uol.com.br