Eduardo Kobra Cores e realismo Disciplina: Arte Turma: 7° ano A Professor: Alisson
Quem é Eduardo Kobra?
Nomeada de “Coexistência – memorial da fé por todas as vítimas da Covid“, a obra localizada na Igreja do Calvário, em Pinheiros, Zona Oste da capital paulista, retrata crianças das cinco maiores religiões do mundo: islamismo, budismo, cristianismo, judaísmo e hinduísmo.
Kobra foi contratado pela 'Cacau Show' para grafitar e dar vida à extensa parede da nova fábrica da empresa. A imagem escolhida foi um retrato tirado por Lailson Santos, e retrata a história da produção do cacau no Brasil.
Mural da ONU - Segundo Kobra, todos devem se perguntar como é que estamos cuidando do nosso planeta. Foi por isso que coloquei no mural, que está situado em um local que recebe tantos líderes importantes, um brasileiro comum, que realiza essa ação de entregar o planeta a sua filha.
O mural tem ao lado tem estampada a frase “Let Me Be Myself ” (Deixe eu ser eu mesma), retirada do livro O Diário de Anne Frank, publicado pelo pai da garota após sua morte, em fevereiro de 1945, em um campo de concentração nazista para os judeus.
No mural “Etnias – Todos Somos Um”, Eduardo Kobra representa índios de diversas tribos. Na imagem ao lado, vemos a tribo brasileira chamada Tapajós
Algumas obras de Kobra pelo mundo
O jogador Neymar Jr. mostrou em seu Instagram o novo painel feito em sua quadra de basquete particular na mansão em que mora em Paris, na França. O desenho, feito pelo artista paulistano Eduardo Kobra, tem o rosto de diversos astros do esporte, como Michael Jordan, Jimmy Butler, Wardell Curry, LeBron James, Scottie Pippen, Draymond Green, além de Kobe Bryant,
Na imagem ao lado, vemos que o muralista Eduardo Kobra fez uma homenagem para Michael Jackson em Nova York. Na imagem, é possível ver Michael criança, quando ainda fazia parte dos Jackson Five, e depois já na fase adulta, cabelos longos e nariz fino.
O mural I have a dream (Eu tenho um sonho) remete ao discurso feito pelo ativista Martin Luther King em 1963 na cidade de Washington. A frase foi dita no contexto de um futuro com igualdade de direitos entre negros e brancos e entrou para história da luta por igualdade no mundo inteiro.
Vídeos
Agora é com você!
Atividade de pesquisa
Pesquise e faça um resumo sobre o que é muralismo Escolha um acontecimento histórico( independência do Brasil, luta contra o racismo, Revolução francesa, vinda da família real ao Brasil etc ) e tente desenhar ou imprimir um desenho para pintar com cores variadas estilo Eduardo Kobra