Duplo sentido * Dia 05 de junho é o Dia Mundial do Meio Ambiente. É uma grande oportunidade para você mostrar que não é um filho desnaturado: acesse www.sosmatatlantica.org.br . A mãe natureza será eternamente grata. Seja mais um filho da mãe.
Duplo Sentido É a propriedade que têm certas palavras e expressões da língua de serem interpretadas de duas maneiras diferentes. Provocar o riso, despertar a curiosidade, criar implícitos. Devemos identificar a possibilidade de ocorrência, assim como o contexto.
Duplo sentido e conotação Ver anúncio na página 268. Durante 9 anos mantivemos milhões de espectadores presos em suas casas Em 28 de agosto , eles serão libertados Arquivo X 21h Final da série Textos publicitários Presos e libertados (conotativo e denotativo)
Ambiguidade: problemática É o termo usado para definir a ocorrência de duplo sentido num texto de modo não intencional. Ambiguidade estrutural: provoca a dificuldade de compreensão no texto. Evitá-la. P. 269. Ambiguidade lexical: desencadeada pelo uso de uma palavra que não permite identificação precisa de seu referente no texto. Ex.: pronome relativo que.
Ironia
Ironia É o efeito resultante do uso de uma palavra ou expressão que, em um contexto específico, ganha sentido oposto ou diverso daquele com que costuma ser utilizada . Promover a reflexão crítica sobre situações diversas. A ironia como recurso literário é frequente. Ex.: Machado de Assis.
Humor Riso e linguagem: duplo sentido, interpretação literal de algo que precisa ser entendido em sentido figurado, representação estereotipadas de variedades linguísticas estigmatizadas. Haja Coração A professora pergunta: Quantos corações nós temos? O aluno: Temos dois, professora! Dois? Sim: o meu e o seu!
Cuidado com o preconceito... Muitas piadas se baseiam em estereótipos e preconceitos....