Electricity and Magnetism - Science - 11th Grade by Slidesgo.pptx
CarlosPetrucio1
0 views
17 slides
Oct 09, 2025
Slide 1 of 17
1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
About This Presentation
energiaa
Size: 841.38 KB
Language: pt
Added: Oct 09, 2025
Slides: 17 pages
Slide Content
ENERGIA " Tudo é energia e energia é tudo que há“ - Albert Einstein 8º B
O QUE IREMOS ESTUDAR I mãs e campo magnetico. O que é energia? Renováveis e não renováveis. Magnetismo e eletricidade, o que tem haver? Eletrostatica, cargas eletricas e eletrodinâmica Usinas elétricas 01 04 02 05 03 06 TIPOS DE ENERGIA FONTES DE ENERGIA ELETRICIDADE MAGNETISMO ELETROMAGNETISMO C onsumo de energia
TIPOS DE ENERGIA 01 O que é a energia?
O que é energia? A energia é uma grandeza física que está envolvida nos processos em que um corpo realiza trabalho e pode se manifestar de diferentes formas, como mecânica, térmica e elétrica. A energia pode ser transformada de uma forma para outra, transferida de um corpo para outro e conservada.
Fontes de energia 02 O que é a energia?
F ontes de Energia
F ontes de Energia
Eletricidade 03
Condutores e isolantes Materiais condutores elétricos permitem o fluxo de elétrons, sendo utilizados para conduzir eletricidade, como metais (cobre, alumínio) e água salgada. Materiais isolantes, por outro lado, resistem a esse fluxo por terem elétrons fortemente ligados aos seus átomos, sendo usados para segurança e proteção, como borracha, plástico e vidro
Eletricidade É o conjunto de fenômenos causados pelo movimento ou repouso das cargas elétricas , que são os prótons (positivos) e elétrons (negativos). Ela pode ser estática, como no acúmulo de cargas, ou dinâmica, como a corrente elétrica (o fluxo de elétrons negativos para prótons positivos) que faz funcionar nossos aparelhos.
E letricidade Matéria Características: A matéria é definida por ter massa e ocupar um determinado espaço. Constituição: É formada por átomos , que contêm partículas subatômicas como prótons (carga positiva), nêutrons (carga neutra) e elétrons (carga negativa). Átomo É a unidade básica da matéria, constituído por um núcleo central (contendo prótons e nêutrons) e elétrons que o orbitam. É a menor partícula de um elemento químico que ainda possui as propriedades desse elemento. A ciência moderna descobriu que o átomo, contrariando a ideia grega de que era indivisível, é composto por partículas ainda menores .
Eletrostática Eletrostática é a área da eletricidade que lida com as cargas elétricas sem movimento, ou seja, em estado de repouso . Ela investiga as propriedades das cargas elétricas , seus efeitos e interações estáticas, ou seja, paradas. A eletrostática abrange uma variedade de fenômenos, como a atração e repulsão entre cargas, os campos elétricos ao redor, as forças elétricas em objetos carregados e a influência de condutores e isolantes na distribuição de cargas .
Cargas elétricas As cargas elétricas são o resultado da atração ou repulsão das cargas. Cargas semelhantes se repulsam, enquanto as contrárias se atraem . Em seu estado natural, os átomos são eletricamente neutros, ou seja, têm a mes ma quantidade de prótons e de elétrons. Eletrização por atrito Eletrização por contato Eletrização por indução
Cargas elétricas Eletrização por contato Esse tipo de eletrização ocorre entre corpos condutores de eletricidade. Assim, quando um corpo eletrizado é colocado em contato com um corpo neutro ou eletrizado , ocorre a transferência de elétrons de um corpo para o outro por meio do contato entre eles.
Cargas elétricas Eletrização por indução o corpo eletrizado é chamado indutor, e o corpo a ser eletrizado, induzido. Quando um corpo indutor é aproximado de um corpo induzido, ocorre a atração ou a repulsão das cargas elétricas desse corpo. Assim, como você pode observar na representação desse tipo de eletrização, a aproximação da barra carregada negativamente (indutor) da esfera metálica neutra (induzido) resultou na repulsão dos elétrons da esfera para a parte oposta desse objeto
Cargas elétricas Eletrização por atrito Esse tipo de eletrização ocorre quando dois corpos de materiais diferentes são atritados e os elétrons são transferidos de um corpo para o outro, de maneira que os corpos envolvidos fiquem eletrizados com cargas opostas.