Elementos de uma bacia hidrográfica-principais conceitos
Size: 29.32 MB
Language: pt
Added: Aug 29, 2025
Slides: 17 pages
Slide Content
Como circula a água no planeta Terra? Cerca de 71% da superfície da Terra é água . Contudo, só uma pequena percentagem está disponível para o consumo humano. Repartição da água na Terra.
Na Terra, a água pode encontrar-se em três estados físicos: líquido , sólido e gasoso . Como circula a água no planeta Terra? Evaporação Evapotranspiração Condensação Condensação Precipitação Precipitação Infiltação Escorrência subterrânea Escorrência superficial Ciclo da água.
Rio Curso de água doce que corre por um leito escavado e alargado por si, em direção a um mar, lago ou outro rio. O que é um rio? No ciclo hidrológico, quando ocorre a precipitação são vários os seus destinos: Reforçar a cobertura de gelo; Garantir a sobrevivência de plantas e animais; Abastecer o solo; Alimentar os rios e lagos.
Aquífero Formação geológica capaz de reter e fornecer quantidades significativas de água subterrânea. Dependendo do tipo de rochas existentes, a água poderá ficar retida ou circular, no subsolo, com maior ou menor facilidade, dando origem às reservas de água subterrânea – aquíferos .
Quais são os fatores que influenciam o caudal de um rio? Variação da temperatura e da precipitação; Relevo; Características do solo; Cobertura vegetal; Forma da bacia hidrográfica. Caudal Quantidade de água que passa numa secção do rio durante uma unidade de tempo, exprimindo-se em m 3 /s. Depende
Num regime irregular, há um período em que o caudal atinge o seu nível mais baixo – caudal de estiagem , ocupando o leito de estiagem . Leito Área ou superfície coberta pela água de um rio. Caudal de estiagem Menor quantidade de água que o rio transporta durante o ano, correspondendo ao seu caudal na estação seca .
Como se organizam os rios? Rede hidrográfica Conjunto formado por um rio principal e seus afluentes e subafluentes. Afluente Curso de água que corre para outro de importância superior. Rede hidrográfica Rio principal Afluente Subafluente Rede hidrográfica do rio Mondego.
Como se organizam os rios? Bacia hidrográfica Área drenada pelas águas de uma rede hidrográfica. Rede hidrográfica Bacia hidrográfica Rede hidrográfica do rio Mondego.
De que forma os rios modelam a paisagem? Os rios são importantes agentes erosivos que através da erosão fluvial modelam a paisagem. Erosão fluvial Desgaste das massas rochosas, por ação dos rios, seguido do transporte e acumulação noutros lugares dos materiais provenientes do desgaste.
Curso superior Curso médio Curso inferior De que forma os rios modelam a paisagem? Os cursos de um rio.
Formas de relevo fluvial. Quais são as formas de relevo fluvial? Nascente Ponto a partir do qual um curso de água tem a sua origem. Delta Acumulação de sedimentos junto à foz de um rio que, através de ramificações, dão origem a canais e ilhas. Estuário Parte terminal de um rio, constituída por um único canal que se alarga e aprofunda até à foz. Foz Parte terminal de um rio. Meandro Planície aluvial Afluente Garganta Rápido Rio principal
Qual é o papel do ser humano na gestão da água? Tem-se verificado um consumo excessivo de água, e atividades como a desflorestação e a agricultura, por exemplo, interferem com a disponibilidade de água superficial e subterrânea. Atividades humanas que influenciam a gestão da água.
Os rios fornecem água para irrigação, produzem eletricidade e as suas planícies aluviais são frequentemente utilizadas para a prática da agricultura. Qual é o papel do ser humano na gestão da água? Planície aluvial Forma de relevo relativamente plana com suaves ondulações que se forma nas margens de um rio, especialmente no curso inferior.
Qual é o papel do ser humano na gestão da água? Recomendações… … às empresas reutilizar e tratar água residuais; reduzir os consumos e aumentar a eficiência dos recursos hídricos utilizados; os agricultores devem optar por tecnologias e equipamentos de rega mais eficazes e culturas adaptadas às características climáticas. … aos cidadãos reduzir os consumos domésticos; utilizar a torneira de forma breve; optar por consumos de reduzida pegada hídrica, em função da origem e da época do ano.
Barragens No sentido de regularizar os cursos de água, o ser humano construiu barragens. Estas permitem: Caudal ecológico Caudal mínimo necessário a manter num curso de água, a jusante de uma barragem, para assegurar a conservação e proteção dos ecossistemas fluviais. Qual é o papel do ser humano na gestão da água? Armazenar águas; Evitar cheias na altura de maior precipitação; Produção de energia hidroelétrica; Regularizar o caudal dos rios mantendo o caudal ecológico .
Conflitos na gestão da água México, entre a acumulação de água e a seca Se há um povo que conhece na própria pele o significado de injustiça hídrica, são os Yaqui, uma das 69 populações indígenas que habitam o México. […] Um aqueduto, três reservatórios e a falta de água potável são testemunhos de uma história que encurralou este povo indígena, formado por oito aldeias no estado de Sonora, no norte do México. Adaptado de https://www.oeco.org.br , 14 de junho de 2021. (Consult. 26 de jun 2021)