Lição 9 Elias no monte da transfiguração 03 de Março de 2013
Texto Áureo “E [Jesus] transfigurou-se diante deles; e o seu rosto resplandeceu com o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz. E eis que lhes apareceram Moisés e Elias, falando com ele.” ( Mt 1 7.2,3)
VERDADE PRÁTICA O aparecimento de Moisés e Elias no Monte da Transfiguração é um testemunho de que a Lei e os Profetas cumprem-se em Cristo, o Messias prometido.
Palavra chave Sinônimo de transfiguração: alteração , metamorfose, mudança e transformação Transfiguração Mudança de aparência, ou forma, mas não de essência
O relato da transfiguração segundo o livro de Marcos Não e costume de Marcos indicar um preciso relacionamento entre os eventos. A frase “seis dias depois” faz intima ligação entre a transfiguração e a profecia de Cristo sobre a sua morte e ressurreição — e a promessa que fez aos discípulos de que alguns veriam ‘o Reino de Deus com poder .
I - ELIAS, O MESSIAS E A TRANSFIGURAÇÃO I. Transfiguração “o seu rosto resplandeceu como o sol, e as suas vestes se tornaram brancas como a luz"
I - ELIAS, O MESSIAS E A TRANSFIGURAÇÃO 2. Gloria divina “ Mateus, ao escrever o evangelho aos hebreus põe em evidencia o fato de que Jesus e o Messias anunciado no Antigo Testamento. "
A transfiguração provou para os discípulos e para nos aquilo que Jesus sempre fora: o verbo divino encarnado.
II - ELIAS, O MESSIAS E A RESTAURAÇÃO 1. Tipologia . O QUE É TIPOLOGIA ? É o estudo das figuras e símbolos da Bíblia, com os quais Deus procura mostrar, por meio de coisas terrestres as coisas espirituais. Vemos no Antigo Testamento Deus falando das glórias celestiais através de coisas terrestres, ou sejam, TIPOS, que revelam o ANTI-TIPO.
Tipo e Antítipo Libertação do Egito Libertação do mundo Adão homem carnal Cristo homem espiritual O Sacerdote Melquizedeque Cristo, o Sumo Sacerdote Maná no deserto Alimentação espiritual
II - ELIAS, O MESSIAS E A RESTAURAÇÃO No evento da transfiguração, o texto destaca os nomes de Moises e Elias . Para a Igreja Cristã, Moises prefigura a Lei enquanto Elias, os profetas.
II - ELIAS, O MESSIAS E A RESTAURAÇÃO 2. Escatologia Escatologia é o estudo do fim das coisas, tanto o fim de uma vida individual, ao final da época, ou o fim do mundo, nos aspectos do cristianismo. A palavra " escatologia " é derivada de duas palavras gregas que significam: "último" e "estudo" . Em termos gerais, é o estudo do destino do homem como é revelado na Bíblia, fonte primária de todos os estudos sobre escatologia cristã
II - ELIAS, O MESSIAS E A RESTAURAÇÃO Enquanto Moises ocupa um papel tipológico no evento da transfiguração, Elias aparece em um contexto escatológico
No evento da transfiguração, Moisés prefigurava a Lei e Elias os profetas.
III - ELIAS, O MESSIAS E A REJEIÇÃO O relato de Mateus sugere que os escribas não reconheceram a Jesus como o Messias, porque faltava um sinal que para eles era determinante — o aparecimento de Elias antes da manifestação do Messias 1. O Messias esperado.
III - ELIAS, O MESSIAS E A REJEIÇÃO 2. O Messias rejeitado O texto, portanto, põe o evento no contexto da confissão de Pedro e no discurso de Jesus sobre a necessidade de se tomar a cruz. O Messias revelado, portanto, em nada se assemelhava ao herói da crença popular.
João era o Elias que havia de vir e Jesus era o Messias
IV - ELIAS, O MESSIAS E A EXALTAÇÃO Humilhação ”...os discípulos não entendiam como o Messias tão esperado pudesse morrer em um contexto de restauração. Cristo corrige esse equivoco, mostrando que a cruz faz parte do plano divino para restaurar todas as coisas.”
IV - ELIAS, O MESSIAS E A EXALTAÇÃO 2. Exaltação Muito tempo depois, o apóstolo Pedro ainda lembra dos fatos ocorridos e os cita em relação à exaltação e glorificação de Jesus
Jesus deixou claro que a cruz faz parte do plano divino para restaurar todas as coisas.